Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Mulher de Varoufakis em Portugal para mostrar o seu trabalho

  • 333

Ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, acompanhado pela sua mulher, Danae Stratou, na reabertura da emissora pública ERT, em Atenas

SIMELA PANTZARTZI / EPA

Danae Stratou é uma artista com expressão internacional e há quem diga que foi musa dos Pulp em "Common People"

Donae Stratou, mulher de Yanis Varoufakis, ministro das Finanças grego, estará esta quarta-feira pelas 15h em Vila Nova de Cerveira para participar na conferência internacional "A produção e musealização da obra de arte em formato digital". Ao seu lado estará a crítica de arte Fátima Lambert e a artista portuguesa Margarida Leão. Não se sabe se Varoufakis estará presente, visto que anda ocupado a tentar arranjar uma solução para a crise grega. 

A conferência - no Fórum Cultural de Cerveira - será em inglês e tem como tema geral "Arte Contemporânea e Museologia". Pretende aprofundar a musealização de obras virtuais em suportes digitais.  

Segundo as informações que a organização do evento prestou à Lusa, Donae Stratou desloca-se a Portugal para apresentar o seu trabalho, desenvolvido predominantemente em vídeo e focado na área de arte contemporânea de instalação. Na sua página de Facebook, a artista escreve que nas suas obras usa "vários meios de comunicação […], desde elementos naturais a tecnologias digitais como vídeo, fotografia, som, texto, componentes de arquitetura ou construções de metal", de forma a criar "ambientes e instalações audiovisuais táteis". 

Varoufakis chegou a colaborar nas obras de Stratou com textos da sua autoria. Há cinco anos, o casal fundou a plataforma global e interdisciplinar de arte "Vital Space". Não é a primeira vez que a artista grega representa o seu país além-fronteiras. Também foi Stratou que em 1999 marcou a posição grega na 48ª Bienal de Veneza, exposição internacional de arte. 

Donae Stratou tirou o curso no Colégio de Arte e Design S. Martin, em Londres, na década de 1980. Foi nesta altura que a mulher de Varoufakis terá servido de inspiração para a canção "Common People", dos britânicos Pulp - mas não há certezas.

O trabalho mais conhecido da artista é o "Desert Breath", um dos maiores projetos de "land art" do mundo, que cobre 100 mil metros quadrados do deserto de Saara, que Danae Stratou desenvolveu com dois outros artistas: a designer Alexandra Stratou e a arquiteta Stella Constantinides.