Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Histórica basílica francesa ferida pelas chamas

  • 333

GEORGES GOBET/ AFP/´Getty Images

Edifício, situado em Nantes, remonta ao século XIX. Foram necessários 40 bombeiros para controlar o fogo

O fogo terá tido origem no telhado, onde decorriam obras, por volta das 8h30. Não há mortos nem feridos - dois trabalhadores que se encontravam no telhado da Basílica de Saint-Donatien conseguiram escapar. 

Foram necessários 40 bombeiros para controlar as chamas, que destruíram a totalidade do telhado, alvo de reparações e da instalação de um sistema de impermeabilização.

A presidente da câmara de Nantes comentou o evento no Facebook, lamentando a destruição de um “símbolo importante” para a comunidade católica da cidade e agradeceu a “rápida e corajosa” intervenção do corpo dos bombeiros da cidade.

O telhado e várias das vigas de suporte foram comprometidos, havendo agora um esforço desesperado por parte da comunidade em retirar os bens mais preciosos da igreja, especialmente o órgão.

“Inicialmente, via-se apenas fumo a sair da torre da basílica , mas em poucos minutos as chamas começaram a sair do telhado.” comentou Brendon Jeffreys, professor da Universidade de Nantes, que assistiu ao incêndio. “Muitas das pessoas que passavam pela rua estavam em choque com o acontecimento.”

Imagens da Basílica em chamas correram rapidamente o Twitter, tendo sido partilhadas por muitos dos que passaram esta segunda-feira diante do edifício, dedicado aos santos Donatien e Rogatien, mártires franceses.

Não é a primeira vez que um edíficio religioso arde em Nantes. Em 1972, a Catedral da cidade sofreu danos semelhantes num incêndio, tendo sido já recuperada.

GEORGES GOBET/ AFP/´Getty Images