Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Império Fox. De Murdoch para Murdoch

  • 333

Da esquerda para a direita: Lachlan Murdoch, Robert Murdoch e James Murdoch

Kevork Djansezian/ Getty Images

O filho mais novo de Robert Murdoch, James, vai assumir a posição de presidente executivo da 21st Century Fox. O pai passa a ocupar, ao lado do filho mais velho, Lachlan, o lugar de chairman da empresa

É o barão dos media, dono de um império. Mas, aos 84 anos, Robert Murdoch vai abrandar o ritmo e dar lugar ao filho mais novo na presidência da 21st Century Fox. James Murdoch será o novo presidente executivo, enquanto o pai será o chairman da empresa. Na prática, Robert continuará a ter a última palavra em todos os assunto. 

A  notícia é avançada esta quinta-feira por vários órgãos de comunicação norte-americanos. James não será o único filho de Murdoch a subir nos quadros da empresa. Também Lachlan, o filho mais velho, irá co-ocupar o lugar de chairman com o pai. 

Pela primeira vez, a 21st Century Fox terá os três cargos de topo exclusivamente ocupados por membros da familia Murdoch: Robert e Lachlan como chairman e James como CEO. 

Na prática, James será o chefe do dia-a-dia, aquele que põe as mão na massa, enquanto o pai e o irmão se assumem como uma espécie de supervisores do executivo, que estão presentes nas reuniões do conselho e têm a última palavra nas decisões a tomar. 

Para já, ainda não se sabe para quando as mudanças, mas tudo aponta que aconteçam, o mais tardar, no início de 2016, avança a agência Reuters. 

Segundo o jornal "The New York Times, com a nova organização, Chase Carey desce uns degraus na hierarquia e passa a ser um conselheiro da empresa. Carey é considerado um nome muito importante para a estrutura da empresa, uma vez que está muito "bem cotado" na consideração de Wall Street. 

 Murdoch pai e Murdoch filho: amantes do risco 

Curiosos e adoraram arriscar. Estes são os dois pontos em comum entre Robert e James, apontados pela imprensa internacional. 

James desistiu do curso na Universidade de Harvard e começou a trabalhar como cartoonista, tendo fundado uma editora de hip hop. Aos 23 anos entrou para a News Corp, outras das empresas de comunicação de Robert Murdoch, que atualmente é presidida pelo filho mais velho Lachlan. 

Desde então não mais parou. Começou por ser responsável pelo mercado asiático e presidiu algumas das empresas do grupo. Agora, aos 42 anos chega ao lugar (quase) primeiro da 21st Century Fox. 

O Fox Entertainment Group - que inclui a 20th Century Fox e os canais Fox, entre outros -, o operador asiático STAR TV e o serviço de TV por assinatura Sky Italia são algumas das holdings pelas quais James Murdoch passará a estar responsável.