Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

EUA planeiam nova base no Iraque e envio de mais tropas

  • 333

O New York Times e Wall Street Journal citam fontes não identificadas de altos funcionários da Administração norte-americana

Os EUA planeiam estabelecer uma nova base militar na província iraquiana de Al Anbar e enviar mais tropas para dar formação e apoio às forças iraquianas na luta contra os 'jihadistas' do grupo Estado Islâmico, informou a imprensa norte-americana.

O New York Times e Wall Street Journal publicaram a informação, citando fontes não identificadas de altos funcionários da Administração norte-americana, apesar de apresentarem diferentes números de soldados a enviar para o Iraque.

Enquanto o New York Times refere que são 400 os novos militares que Obama pretende enviar para o Iraque, o Wall Street Journal fala em 500.

A última vez que os Estados Unidos aumentaram o número de soldados no Iraque foi em novembro, quando Obama decretou o envio de 1.500 militares, elevando para 3.080 o pessoal militar norte-americano naquele país.

Segundo o New York Times, um dos objetivos principais deste novo envio de tropas e do estabelecimento de uma base em Al-Anbar é ajudar as forças iraquianas a retomar a cidade de Al-Ramadi, que o Estado Islâmico controla desde 17 de maio.

O mesmo diário acrescenta que a decisão implicaria uma alteração na estratégia norte-americana no Iraque, que há meses tinha como principal objetivo a captura da cidade de Mossul, no norte do país, este ano.