Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Morreu Beau Biden, o filho mais velho do vice-presidente dos Estados Unidos

  • 333

Mark Wilson / Getty Images

Tinha 46 anos. O antigo Procurador-Geral do estado de Delaware, filho de Joe Biden, morreu na noite de sábado, vítima de um tumor cerebral. 

"É com o coração partido que Hallie, Hunter, Ashley, Jill e eu anunciamos a morte do nosso marido, irmão e filho, Beau, após ter lutado contra um cancro no cérebro com a mesma integridade coragem e força que demonstrou em cada dia da sua vida". Foram estas as palavras do vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, este sábado, ao anunciar a morte de Joseph R. Biden III, mais conhecido como Beau Biden.  

Aos 46 anos, Beau Biden faleceu, vítima de um tumor cerebral, após mais de uma semana a receber tratamento no Centro Médico Militar de Walter Reed, em Washington. Já em 2010, Beau tinha sofrido um derrame cerebral, que lhe trouxe algumas complicações médicas. Um ano depois, seria admitido no M.D. Anderson Cancer Center da Universidade do Texas. 

Advogado, o filho Biden serviu como procurador-geral no estado de Delaware, tendo ainda ponderado uma candidatura ao Senado norte-americano, para ocupar o lugar que o pai deixara quando se tornara vice-presidente. No entanto, acabaria por continuar a sua carreira como advogado. 

Ao recordar o seu percurso como advogado, o pai relembrou o seu contributo para o estabelecimento "do Estado de direito num Kosovo destroçado pela guerra", mencionando ainda o seu trabalho na Guarda Nacional de Delaware e o serviço militar no Iraque, pelo qual foi recompensado com a Medalha de Bronze.  

Esta é mais uma perda trágica para o vice-presidente dos Estados Unidos, que em 1972 perdera a primeira mulher, Neilia, e a filha de 13 anos, Naomi, num acidente de automóvel. Beau e o irmão Hunter também estavam nesse veículo, mas conseguiram sobreviver.