Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Precipitação? Grécia anuncia acordo com a Europa que ninguém confirma

  • 333

KOSTAS TSIRONIS / Reuters

O clima das negociações está mais cinzento para os lados de Bruxelas e menos para os de Atenas: na Grécia proclamou-se um acordo, na Comissão Europeia desacelera-se o entusiasmo grego.

A informação foi avançada à Reuters por fonte oficial de Atenas: há acordo. "Alexis Tsipras está a acompanhar o processo e em contacto permanente com o grupo de Bruxelas", acrescentava a mesma fonte. 

Os rodapés televisivos começaram a divulgar a notícia da Reuters, os sites idem. Mas Valdis Dombrovskis, vice-presidente da Comissão Europeia, desacelerou os entusiasmos da fonte de Atenas. "Ainda não estamos aí. Estamos a trabalhar para chegar a um entendimentos assim que possível", cita a Bloomberg

Esse princípio de acordo, segundo a mesma fonte de Atenas, inclui uma reforma do IVA e metas de saldo orçamental primário (sem juros) menos exigentes, ao mesmo tempo que evita novos cortes nos salários e pensões. 

O governo da Grécia e os credores europeus estão a tentar firmar um princípio de acordo que permita desbloquear a necessária ajuda a um país em rutura financeira. As negociações envolvem uma equipa de Atenas e o chamado "grupo de Bruxelas", nome novo para troika: Comissão Europeia, Banco Central Europeu, Fundo Monetário Internacional. Há ainda representantes do Mecanismo de Estabilidade Europeu na mesa que junta as diversas partes.

A indefinição, até sinal em contrário, permanece.