Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Bomba da Segunda Guerra Mundial leva a evacuação em Colónia

  • 333

O aeroporto de Colónia, na Alemanha, foi encerrado depois de ter sido encontrado um engenho explosivo da Segunda Guerra Mundial no centro da cidade

PATRIK STOLLARZ/AFP

Cerca de 20 mil pessoas foram retiradas das suas casas e o espaço aéreo de Colónia fechado devido à descoberta de um engenho explosivo de 200 quilos.

Cerca de 70 anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, ainda continuam a ser encontrados na Alemanha engenhos explosivos do tempo do conflito. Desta feita, trata-se de uma bomba de 200 quilos descoberta próximo da ponte Meulheim sobre o rio Reno.

A operação de desmantelamento, prevista para esta quarta-feira à tarde, obrigou a que 20 mil pessoas tenham sido forçadas a abandonar as suas casas.

Escolas e jardins de infância da zona permaneceram fechados ao longo do dia. Dezenas de ambulâncias foram enviadas para o local para retirarem os residentes de um lar de idosos.

A autarquia emitiu uma declaração informando que a navegação no rio continuará vedada e o espaço aéreo na cidade também permanecerá fechado.

Durante a guerra, Colónia foi um alvo de frequentes bombardeamentos das forças aliadas.