Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Sim ao casamento gay na Irlanda vence nas áreas urbanas

  • 333

CATHAL MCNAUGHTON

Só há resultados oficiais ao fim do dia, mas as primeiras projeções mostram que a católica Irlanda deverá aprovar o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

As primeiras sondagens no referendo irlandês ao casamento homossexual apontam para uma vitória do Sim nas áreas urbanas, de acordo com o jornal "The Irish Times".

Os resultados oficiais só deverão ser conhecidos ao fim do dia, contudo, em Dublin Oeste, numa altura em que já foram contadas 13% das urnas, o Sim alcança 73%. Já e m Dublin Centro-Oeste os números apontam para 70% a favor e 30% contra. Em Dublin Centro-Norte as projeções apontam para 65% a 70% pelo casamento gay.

O ministro da Igualdade, Aodhán Ó Ríordáin, veio afirmar publicamente que o Sim deverá ganhar. "Penso que ganhou, vi em zonas rurais, normalmente mais conservadoras, que o Sim estava em vantagem." David Quinn, um dos maiores defensores do Não,  deu no Twitter os parabéns ao Sim. 

Os eleitores irlandeses não votam apenas pelo alargamento do casamento civil a casais do mesmo sexo. Hoje, também se manifestam sobre a redução da idade dos candidatos presidenciais, se concordam que passe dos 35 para os 21 anos. Porém, as urnas com os votos sobre o casamento gay são as primeiras a ser abertas.