Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Os atores da favela que brilham na novela

  • 333

O que leva o ex-futebolista David Beckham a comprar  casa na Favela do Vidigal? Simples: uma das mais deslumbrantes vistas sobre o Rio de Janeiro. Erigido na encosta do Morro Dois Irmãos, entre o Leblon e S. Conrado, o lugar tem vindo a libertar-se da imagem de violência associada ao tráfico de droga e atrai cada vez mais turistas e jovens ligados à arte e à cultura. Para a "boa onda" da favela muito tem contribuído a associação "Nós do Morro", que já deu diversos atores ao cinema e à televisão do Brasil.

Carlos Rico (jornalista), José Vaio (imagem), Francisco Carvalho (edição de imagem), António Soares (edição de imagem conteúdos interativos), Carla Gonçalves (grafismo), José Dias (colorista), Octaviano Rodrigues (pós-produção áudio), Diana Matias (produtor)

A história começou em 1986 quando o jornalista e ator Guti Fraga decidiu criar o "Projeto Teatro-Comunidade", para dar resposta às carências culturais dos cerca de 10 mil habitantes do Vidigal.

A ideia criou raízes e acabou por dar origem ao "Nós do Morro", projeto de inclusão pela arte que atualmente acolhe cerca de 320 crianças e jovens nas áreas do teatro, dança e cinema.

O "Campinho Show", com apresentações regulares dentro e fora do Vidigal, é uma espécie de montra do trabalho realizado pelo "Nós do Morro". Trata-se de um animado espetáculo de variedades que visa a formação de públicos e a captação de novos talentos.

Ao longo destes 29 anos de existência, o "Nós do Morro" tem conseguido projetar o nome do Vidigal, com  participações de diversos atores da companhia nalgumas das mais importantes produções cinematográficas dos últimos anos no Brasil, casos de "Cidade de Deus", do realizador Fernando Meirelles, "Tropa de Elite", de José Padilha ou "Última Parada 174", de Bruno Barreto.

Mas é na Rede Globo que a qualidade e, sobretudo, a regularidade dos atores do "Nós do Morro" sobressaem. Kizi Vaz e Thiago Martins, a Gabi e o Diogo da telenovela "Babilónia", atualmente em exibição na SIC, são as mais recentes aquisições da estação televisiva no Vidigal.

Kizi Vaz continua a morar na favela e não falha as apresentações do grupo que lhe proporcionou toda a sua formação artística. A pretexto dos 50 anos da Rede Globo, a SIC falou com a atriz no Vidigal.


Relacionados

1. Grande reportagem interativa SIC: Brasil Global [SIC]
2. Tony Ramos, o senhor Globo [Visão]
3. TV Globo em festa para comemorar o seu 50º aniversário [Caras]