Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Semáforos gay friendly: olá, Eurovisão

  • 333

Semáforos gays em Viena, capital austríaca onde este ano será realizado o Festival da Canção Eurovisão 2015

HEINZ-PETER BADER/REUTERS

Depois da vitória de um travesti em 2014, Viena prepara-se para receber o festival da canção de uma forma original.

Atravessar algumas das ruas semaforizadas em Viena tornou-se mais divertido. As figuras solitárias que estamos habituados a ver nos sinais luminosos para peões estão a ser substituídas por casais homo e heterossexuais. 

Estes são alguns dos preparativos da capital austríaca para acolher o Festival da Eurovisão 2015. Já são 50 os semáforos trocados e tanto as luzes vermelha e verde têm um par de apaixonados: dois homens, duas mulheres, ou um homem e uma mulher, de mãos dadas e com pequenos corações. 

Uma transformação que pretende mostrar o carácter 'gay friendly' da cidade, a sua tolerância para com a comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, transgéneros), a par de uma tentativa de melhorar a segurança na estrada. Nos próximos dias, as autoridades de Viena prometem transformar várias outras dezenas de semáforos, para perfazer o número total de 120. 

Viena prepara-se assim para receber uma avalanche de artistas, turistas e profissionais dos media de vários países, para o festival da canção a decorrer entre os dias 19 e 23 de maio. 

A maior competição musical da Europa conta com grandes espetáculos e no ano passado foi vencida por Conchita Wurst - o barbudo travesti que interpretou a canção "Rise Like a Phoenix" -, dando à Áustria o privilégio de realizar o concurso deste ano. 

Pela primeira vez na história do festival, a par dos artistas europeus estará um cantor australiano, Guy Sebastian, a interpretar o "Tonight Again". O país foi convidado pelos organizadores em comemoração da 60ª edição do festival da Eurovisão e também como reconhecimento pela popularidade do evento entre os australianos. 

A representante portuguesa, Leonor Andrade, já está em Viena em preparativos para a segunda semifinal, agendada para o próximo dia 21, quinta-feira. A artista interpretará o tema "Há um mar que nos separa", de Miguel Gameiro, lutando com outros 16 países por um único lugar na final.