Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Comboio que descarrilou e matou sete circulava a 170km/h em zona de 80km/h

  • 333

Em consequência do acidente, a Amtrak suspendeu todas as ligações entre Filadélfia e Nova Iorque

LUCAS JACKSON

É acidente mais fatal do género dos últimos sete anos nos Estados Unidos.

O comboio da Amtrak que descarrilou na terça-feira nos subúrbios da Filadélfia circulava a mais do dobro da velocidade permitida. Os investigadores federais avançaram esta quinta-feira que a composição circulava a 170 km/h enquanto fazia uma curva onde não deveria ir além dos 80 km/h.

Estas são conclusões dos investigadores depois de terem analisado a caixa negra do comboio. Instantes antes do descarrilamento, o maquinista tentou acionar o travão de emergência, o que serviu para abrandar a velocidade até aos 160 km/h.

“Por nenhuma razão no mundo” o maquinista devia estar a conduzir tão depressa numa curva, declarou Michael Nutter, Mayor da Filadélfia, citado pela Associated Press.

O condutor, cuja identidade não foi revelada, recusou-se a prestar declarações às autoridades Segundo as autoridades locais, avança a Associated Press, os investigadores não desistem de falar com ele, mas optaram por lhe dar alguns dias para recuperar do choque.

“Claramente, as ações foram irresponsáveis e imaturas. Não sei o que se passava com ele [o maquinista], não sei o que se passava na cabina, mas não existe desculpa”, acrescentou o presidente da Câmara de Filadélfia.

Em consequência do acidente, a Amtrak, empresa de transportes responsável pelo comboio, suspendeu todas as ligações entre Filadélfia e Nova Iorque, por tempo indeterminado.

O descarrilamento aconteceu numa zona dos subúrbios de Filadélfia, às 21h30 desta terça-feira (1h30 de quarta em Lisboa). O comboio n.º 188 fazia a ligação entre Washington D.C. e Nova Iorque. Transportava 243 pessoas em seis carruagens.

Morreram pelo menos sete pessoas e perto de 200 ficaram feridas naquele que já é considerado o pior acidente do género nos Estados Unidos desde 2008.

  • Comboio vira-se em Filadélfia e causa cinco mortos

    Ainda não se conhecem as causas do acidente, que lançou o caos na noite de Filadélfia. Comboio com 256 passageirtos descarrilou próximo da curva onde há décadas ocorreu um dos mais letais acidentes dos caminhos de ferro norte-americanos.