Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Pelé internado após operação à próstata

  • 333

Paulo Whitaker/Reuters

A grande estrela brasileira do futebol encontra-se em estado estável num hospital de São Paulo, onde foi  submetido a uma cirurgia à próstata.

“O Hospital Israelita Albert Einstein informa que o paciente Edson Arantes do Nascimento (Pelé) está internado, após ter sido submetido a procedimento cirúrgico de ressecção transuretral da próstata. Encontra-se estável, em apartamento (quarto)”, refere o boletim médico divulgado na quinta-feira à tarde.

No final do ano passado, o antigo craque do futebol brasileiro e mundial havia estado internado no mesmo hospital de São Paulo por duas vezes. A 13 de novembro para a remoção de cálculos nos rins, uretra e bexiga, tendo regressado a 24 desse mês já com um quadro de infeção urinária, que acabou por se agravar dando lugar a uma infeção generalizada, segundo refere o “Globo Esporte”. 

Pelé esteve nessa altura internado 15 dias, tendo feito hemodiálise pois o seu único rim parara de funcionar.
A cirurgia agora realizada pretendeu resolver um problema de hiperplasia na próstata, que o fazia reter muita urina, aumentando as probabilidades de infeções urinárias, segundo refere ainda o “Globo Esporte”.

A “Folha de São Paulo” indica que a antiga grande estrela do futebol brasileiro terá começado por tentar evitar que esta operação tivesse sido tornado pública, não tendo sequer informado pessoas mais próximas do seu internamento. Mas a notícia acabou por se tornar conhecida, o que levou depois o hospital a divulgar o seu boletim médico.