Expresso

Siga-nos

Perfil

Perfil

Internacional

12 anos depois, as novas torres do World Trade Center

  • 333

As duas primeiras torres e o museu do 11 de setembro estão prestes a abrir portas, doze anos depois dos atentados que derrubaram as torres gémeas do World Trade Center. 

Não são gémeas, ao contrário das antecessoras torres do World Trade Center de Nova Iorque derrubadas a 11 de Setembro de 2001. Doze anos depois dos atentados e de um longo debate em torno do projecto de reconstrução e de problemas de financiamento, as primeiras duas torres, assim como o museu, estão prestes a ser inaugurados.

Chegou a ser pensada a construção de outras duas novas torres ou de apenas uma, mas o projeto que acabou por ser aprovado foi o de um novo complexo do World Trade Center com 4 torres.

A mais alta, a torre 1 com 104 andares e 540 metros de altura , que chegou a ser denominada como "Torre da Liberdade", deverá abrir portas em princípios do próximo ano.

Ainda antes disso, a torre 4, com 72 andares e 300 metros de altura, será inaugurada em novembro, sendo também destinada sobretudo a escritórios.

A torre 1 contará com um grande observatório no topo, mas que só deverá estar concluído em 2015.

Torre 2 à espera da melhoria do mercado

Na primavera do próximo ano deverá também abrir finalmente portas o museu subterrâneo do 11 de Setembro, cuja conclusão foi sucessivamente retardada devido aos diferendos entre a fundação do memorial e a Autoridade Portuária de Nova Iorque e Nova Jersey em torno do financiamento do projeto.

O memorial situado no local onde outrora estavam as torres gémeas começou a funcionar em 2011 e entretanto já foi visitado por perto de dez milhões de pessoas.

O novo interface de transportes que ligará 13 linhas de metro e comboios servindo diariamente 250 mil pessoas só deverá entrar em funcionamento em 2015, integrando um complexo de lojas distribuídas por dois pisos.

A torre 3, com 80 andares e 350 metros de altura, na melhor das hipóteses estará completa em 2016, se o financiamento se concretizar.

A construção da torre 2, com 88 andares, só irá avançar quando as condições de mercado melhorarem.

Veja o novo complexo do World Trade Center