Siga-nos

Perfil

Expresso

projeto saude 2025

A Saúde daqui a dez anos. Diagnóstico no Expresso

  • 333

A gestão hospitalar em 2025 dificilmente optará por camas ao ar livre como no passado. E a tecnologia fará parte parte do dia a dia das unidades de saúde

Flickr

O propósito do projeto do Expresso, IBM, José de Mello Saúde e Samsung é analisar o novo paradigma tecnológico e os desafios na Saúde em 2025.

Como serão os hospitais em 2025? Em que é que vão mudar os cuidados de saúde? Qual será o papel das aplicações móveis na prevenção de doenças? Que diagnósticos serão feitos cruzando grandes quantidades de dados? Que dados ajudarão os gestores hospitalares a otimizar os gastos? Como será feita a ponte entre médico e doente, centros de saúde e terminais móveis? Estas são algumas das grandes questões que norteiam o Saúde 2015, projeto que junta Expresso, IBM, José de Mello Saúde, Médis e Samsung e que propõe uma perspetiva diferente sobre o futuro da Saúde.

 Vamos debater os novos caminhos. Do mobile ao Big Data, sem esquecer os novos modelos de gestão, queremos mostrar como se está a trabalhar para uma gestão de saúde mais inteligente, interconectada e compartilhada, centrada no doente. Contaremos com a colaboração de especialistas de Saúde para ajudar a perceber as grandes tendências deste universo e quais as inovações tecnológicas que estão a chegar. Por fim realiza-se a conferência Saúde 2025 na Fundação Champalimaud. Saiba tudo sobre o projeto nesta edição do Expresso. 

1: Saberemos o nosso estado de saúde todos os dias?

A monitorização dos doentes - apesar de levantar várias questões, como a confidencialidade com o acesso aos dados clínicos ou o papel das seguradoras no futuro - está a mudar com os dispositivos móveis.

2: Como será a relação entre médicos e doentes?

O acesso cada vez maior às novas tecnologias está a mudar a forma como as pessoas se podem ligar aos profissionais de saúde e vice-versa. 

3: Que hospitais teremos daqui a 10 anos?

As instalações hospitalares do futuro serão diferentes. As novas tecnologias moldarão a vida das unidades e os espaços a que os doentes terão acesso.

4: Quais serão as doenças e os tratamentos do futuro?

Vamos apresentar o caminho de inovação da saúde no prazo de dez anos, um domínio onde a recolha e tratamento de dados em grande escala pode ter um grande impacto.

O projeto do Expresso culminará num grande evento na Fundação Champalimaud em que estarão presentes diversas figuras da Saúde que terão a oportunidade de dar a conhecer as principais inovações do setor, as novas abordagens à mobilidade, à prevenção e gestão hospitalar.

Estetoscópio 

Neste espaço apresentaremos as soluções tecnológicas que surgirão até 2025 e que, em alguns casos, já se encontram a mudar a forma como lidamos com os cuidados médicos.

A nova agenda da Saúde

Ao longo do projeto, várias personalidades e especialistas da Saúde dirão na primeira pessoa quais serão as grandes tendências da Saúde na próxima década 

Contaremos, no Expresso Diário e nas redes sociais, histórias, casos e exemplos de inovações tecnológicas que farão do Mobile Health uma realidade daqui a dez anos.