Siga-nos

Perfil

Expresso

projeto saude 2025

A janela direta para os cuidados de saúde

  • 333

INTERAÇÃO: O software permite uma ligação direta entre médicos e doentes

D.R.

O Linkedcare é uma plataforma portuguesa que liga médicos a doentes com o objetivo de transportar a totalidade da experiência de uma consulta médica para o ambiente digital a partir de uma série de funcionalidades.

Tiago Oliveira

"Somos o primeiro sistema que permite interação entre médicos e doentes onde estes podem ter um papel ativo na gestão da sua saúde." É assim que Hans-Erhard Reiter define a Linkedcare, uma plataforma portuguesa inovadora. "Por isso, destacamo-nos da concorrência não só aqui, como também a nível internacional", explica o CEO da empresa ao Expresso Diário.

Através da aplicação e do site, os médicos têm acesso ao processo clínico eletrónico do doente, consultas vídeo, prescrição eletrónica de medicamentos e agenda online com perfil médico. Para os doentes, as vantagens passam  por ter acesso a um registo de saúde eletrónico, a uma agenda online para marcação de consultas em tempo real, ligação ao médico, lembretes para toma de medicamentos, ou mesmo encomendar produtos a farmácias da região de Lisboa e Porto. O registo é totalmente gratuito.

Recentemente foi introduzido o Simposium Terapêutico, um sistema concebido na íntegra pela equipa da Linkedcare que permite aos médicos visualizarem as interferências específicas de um medicamento, sendo alertados ao prescrever, sempre que se verifique uma interação medicamentosa. Até aqui, os médicos tinham que consultar o documento em papel ou versão pdf.

"A inovação está na génese da Linkedcare. Todas as características e funcionalidades incorporam abordagens e soluções inovadoras. As tecnologias utilizadas só ficaram disponíveis muito recentemente. O sistema é completamente integrado e focado no workflow do utilizador e inclui funcionalidades como a vídeoconsulta totalmente integrada, alertas automáticos de incompatibilidades entre medicamentos e muitas outras", revela Hans-Erhard Reiter. 

O CEO acredita que a inovação da plataforma não se limita aos aspectos tecnológicos mas alarga-se igualmente ao modelo de negócio definido. "A evolução da plataforma é constante."

Projeto global

A segurança dos dados é uma questão da máxima importância para os responsáveis, pelo que se desenvolveu tecnologia para que ninguém que não seja autorizado, possa consultar as informações partilhadas.

Lançada em 2013, a Linkedcare foi idealizada como um projeto global e o objetivo da expansão internacional "deve acontecer ainda este ano" com a entrada nos EUA. "Um mercado enorme e altamente competetivo" que pode ser a rampa de lançamento para este projeto português.

€2,1 milhões

Investimento na empresa desde o lançamento

40%

Percentagem de médicos com consultório privado a que a plataforma chegou no primeiro ano

29%

Aumento no número de receitas passadas no último ano

Conheça os grandes exemplos de inovação para os próximos 10 anos na rubrica Estetoscópio. Tdos os dias, no Expresso Diário e online, até 22 de maio