Siga-nos

Perfil

Expresso

projeto saude 2025

Os tempos de espera online em qualquer dispositivo para os cuidados de saúde

  • 333

ATENDIMENTO: Responsáveis do grupo esperam que a ferramenta melhore a experiência do utente

Tiago Miranda

Equipa da José de Mello Saúde desenvolveu um algoritmo inovador em Portugal que interpreta a informação existente no sistema de gestão hospitalar das diferentes unidades do grupo e partilha-os com os clientes.

Nunca saber quanto tempo falta para ser atentido num serviço de saúde enquanto se encontra numa sala de espera carregada é um dos esterótipos mais recorrentes da experiência da Medicina. Uma imagem que a José de Mello Saúde quer mudar com uma tecnologia que coloca os tempos de espera online, e acessíveis em qualquer dispositivo.

É uma ferramenta inovadora em Portugal, que parte de um algoritmo desenvolvido pela empresa e que interpreta a informação existente no sistema de gestão hospitalar das diferentes unidades do grupo e partilha-os com os clientes.

“Identificamos uma oportunidade de dar resposta direta a uma necessidade efetiva do cliente, proporcionando-lhe a melhor experiência em termos de comodidade, acessibilidade e conveniência”, garante Margarida Gonçalves, da Direcção de Comunicação e Sustentabilidade da José de Mello Saúde.

Por isso, o cálculo do tempo de espera é atualizado a cada cinco minutos, é aproximado, e representa a média da duração entre a admissão e o atendimento médico das senhas verdes dos últimos 30 minutos.

Tecnologia única

A informação é colocada permanentemente nos sites do grupo e pode ser acedida a partir de qualquer dispositivo digital. As vantagens para médicos e utentes têm sido sentidas, com os responsáveis pelo atendimento permanente dos hospitais a destacarem o facto de a medida amenizar o processo de espera, ao colocar diretamente informação na mão dos utentes. Estes, por outro lado, realçam a possibilidade de consultar previamente a informação do tempo, o que permite optar por uma determinada unidade hospitalar.

O feedback tem sido muito positivo e o carácter único da tecnologia em Portugal está a gerar atenção e a incitar a Jose de Mello Saúde a manter-se ativa na procura de soluções avançadas para chegar mais rapidamente aos clientes. O grande objetivo passa agora por extender esta ferramenta do atendimento permanente às consultas por marcação, entre outras novidades.

Conheça os grandes exemplos de inovação para os próximos 10 anos na rubrica Estetoscópio. Todos os dias, no Expresso Diário e online, até 22 de Maio