Siga-nos

Perfil

Expresso

Pensar o País com Música de Fundo

1 ideia para compor o país: construir mudanças mudando de opções

  • 333

Rui Duarte Silva

O líder parlamentar do PCP, João Oliveira, é o 11º de 30 personalidade da Gestão, da Política e da Música que o Expresso convidou para responderem à questão: Que ideia tem para compor o país? Conheça a reflexão do político, nesta rubrica do projeto Pensar o País com Música de Fundo, do Expresso e do Deutsche Bank, que pode acompanhar no nosso site.

“Agora sim, damos a volta a isto!

Agora sim, há pernas para andar!

Agora sim, eu sinto o optimismo!

Vamos em frente, ninguém nos vai parar!


-Agora não, que é hora do almoço...

-Agora não, que é hora do jantar...

-Agora não, que eu acho que não posso...

-Amanhã vou trabalhar...”

"É assim que começa a música Movimento Perpétuo Associativo, dos Deolinda, que dá uma boa música de fundo para pensar o país.

Esta música vai directa a uma questão que toda a gente tem de colocar a si própria: o que estamos dispostos a fazer para que as coisas mudem mesmo?

Pensar o país é, inevitavelmente, pensar nas opções que temos de fazer para superar os inúmeros problemas que hoje vivemos, é pensar nas soluções que é preciso construir, é pensar nas mudanças que é preciso fazer.

Falando, há dias, com um amigo ouvi esta frase: “Se as pessoas querem mudanças têm de mudar as suas opções, não podem continuar a votar nos mesmos três de sempre”.

Sendo tão óbvia a ideia que contém, a verdade é que ela nem sempre está presente quando cada um pensa o país e as suas opções.

Não é possível querer mudanças e continuar a fazer as mesmas opções que trouxeram aquilo que queremos mudar.

Não é possível querer um futuro diferente e continuar a fazer as mesmas opções do passado que nos causaram os problemas que temos.

É certo que nem toda a gente quererá mudar as coisas. Há uma pequena parte que está bem e não quer que nada mude.

Mas há uma imensa maioria que se sente enganada, que está descontente e preocupada quanto ao futuro.

Cada um que pertence a essa imensa maioria tem de pensar em que estrofe da música dos Deolinda quer estar.

Se quer estar onde se fala de quem quer mudar as coisas ou onde estão os que acham que está tudo bem e não é preciso mudar nada.

Se quer estar onde se fala de quem luta para mudar as coisas ou onde estão os que arranjam sempre desculpas para que sejam outros a lutar por si.

Se quer ser dos que juntam a sua força à de outros para mudar as coisas ou dos que se fecham sozinhos nos seus medos e resignações.

Com a certeza de que quem quer mudanças tem de fazer as opções correspondentes... e mudar.

Na vida e no voto!"

  • 1 ideia para compor o país: Allegro e a Alegria de fazer avançar Portugal

    Mário Ferreira, CEO da Douro Azul, é o primeiro de trinta personalidades da Gestão, da Política e da Música que o Expresso convidou para responderem à questão: Que ideia tem para compor o país? Uma rubrica do projeto Pensar o País com Música de Fundo, do Expresso e do Deutsche Bank, que pode acompanhar no nosso site.

  • 1 ideia para compor o país: deixemo-nos embalar pela possibilidade de alternativas

    Gabriela Canavilhas é a terceira das 30 personalidades da Gestão, da Política e da Música que o Expresso convidou para responderem à questão: Que ideia tem para compor o país? Conheça a reflexão deputada e pianista, numa rubrica do projeto Pensar o País com Música de Fundo, do Expresso e do Deutsche Bank, que pode acompanhar no nosso site.

  • 1 ideia para compor o país: nem o silêncio se ouve

    Luís Represas é o quarto entre as 30 personalidades da Gestão, da Política e da Música que o Expresso convidou para responderem à questão: Que ideia tem para compor o país? Conheça a reflexão do músico, numa rubrica do projeto Pensar o País com Música de Fundo, do Expresso e do Deutsche Bank, que pode acompanhar no nosso site.

  • 1 ideia para compor o país: precisamos de “animar a malta”

    António Chainho é a quinta de 30 personalidades da Gestão, da Política e da Música que o Expresso convidou para responderem à questão: Que ideia tem para compor o país? Conheça a reflexão do virtuoso da guitarra portuguesa, numa rubrica do projeto Pensar o País com Música de Fundo, do Expresso e do Deutsche Bank, que pode acompanhar no nosso site.

  • 1 ideia para compor o país: não aceitar para Portugal nada menos do que merecemos

    Alexandre Soares dos Santos é a mais recente das 30 personalidades da Gestão, da Política e da Música que o Expresso convidou para responderem à questão: Que ideia tem para compor o país? Conheça a reflexão do gestor, numa rubrica do projeto Pensar o País com Música de Fundo, do Expresso e do Deutsche Bank, que pode acompanhar no nosso site.

  • 1 ideia para compor o país: a magia da música e das plataformas digitais

    DJ Ride é a sétima das 30 personalidades da Gestão, da Política e da Música que o Expresso convidou para responderem à questão: Que ideia tem para compor o país? Conheça a reflexão nesta rubrica do projeto Pensar o País com Música de Fundo, do Expresso e do Deutsche Bank, que pode acompanhar no nosso site.

  • 1 ideia para compor o país: o canto das sereias loucas

    Fernando Ribeiro é a mais recente das personalidades da Gestão, da Política e da Música que o Expresso convidou para responderem à questão: Que ideia tem para compor o país? Conheça a reflexão do vocalista dos Moonspell, nesta rubrica do projeto Pensar o País com Música de Fundo, do Expresso e do Deutsche Bank, que pode acompanhar no nosso site.

  • 1 ideia para compor o país: já chegámos ao refrão?

    Noiserv, vulgo David Santos, é a nona das 30 personalidades da Gestão, da Política e da Música que o Expresso convidou para responderem à questão: Que ideia tem para compor o país? Conheça a reflexão do músico, nesta rubrica do projeto Pensar o País com Música de Fundo, do Expresso e do Deutsche Bank, que pode acompanhar no nosso site.

  • 1 ideia para compor o país: combater o medo resgatando a identidade

    Miguel Velez é a décima personalidade da Gestão, da Política e da Música que o Expresso convidou para responderem à questão: Que ideia tem para compor o país? Conheça a reflexão do administrador das Pousadas de Portugal, nesta rubrica do projeto Pensar o País com Música de Fundo, do Expresso e do Deutsche Bank, que pode acompanhar no nosso site.