Siga-nos

Perfil

Expresso

Pensar o País com Música de Fundo

1 ideia para compor o país: a magia da música e das plataformas digitais

  • 333

Vera Marmelo

DJ Ride é a sétima das 30 personalidades da Gestão, da Política e da Música que o Expresso convidou para responderem à questão: Que ideia tem para compor o país? Conheça a reflexão nesta rubrica do projeto Pensar o País com Música de Fundo, do Expresso e do Deutsche Bank, que pode acompanhar no nosso site.

"Muitas vezes comparo o estado do país a um sintetizador, com ondas quadradas, sinusoidais, com filtros e várias ressonâncias. Temos alguns dos melhores músicos no mundo mas infelizmente não temos um circuito e uma estrutura que possa assegurar o futuro desses mesmos artistas. Vivemos provavelmente na melhor fase a nível de ideias, produção e criatividade, independentemente do background musical, mas muitas vezes ainda se dá mais valor ao que é de fora, mesmo que a qualidade da nossa música seja superior.

A democratização dos estúdios caseiros fez nascer uma nova geração de produtores, multi facetados, que não têm medo de arriscar, e cuja música desafia géneros, idades e limites geográficos. É comum receber música no meu email de miudos de 15 anos de aldeias remotas, ou rappers que nunca pisaram a capital, e é essa a magia da música e das plataformas digitais.

Eu gostava de compor o país com base na cultura em que cresci, no hip hop. O hip hop ensinou-me a ouvir música de outra maneira, a ler, a procurar informar-me melhor, a respeitar todo o tipo de culturas, raças e religiões. a encontrar matéria prima para novas criações em estilos de música que desconhecia. Para além de ser a banda sonora da minha vida, foi uma das minhas maiores influencias a nivel de valores e de princípios. Ensinou-me também a perseguir o sonho de fazer música a tempo inteiro, mesmo que toda a gente a minha volta dissesse que tal seria impossível no meu País.  

Gostaria de ver as pessoas em portugal a serem respeitadas mais pelo seu mérito, pelo seu trabalho, dedicação e liberdade criativa. Que houvessem mais apoios e união, e que se aproveitasse de uma maneira mais assertiva o talento que temos espalhado de norte a sul."

  • 1 ideia para compor o país: Allegro e a Alegria de fazer avançar Portugal

    Mário Ferreira, CEO da Douro Azul, é o primeiro de trinta personalidades da Gestão, da Política e da Música que o Expresso convidou para responderem à questão: Que ideia tem para compor o país? Uma rubrica do projeto Pensar o País com Música de Fundo, do Expresso e do Deutsche Bank, que pode acompanhar no nosso site.

  • 1 ideia para compor o país: deixemo-nos embalar pela possibilidade de alternativas

    Gabriela Canavilhas é a terceira das 30 personalidades da Gestão, da Política e da Música que o Expresso convidou para responderem à questão: Que ideia tem para compor o país? Conheça a reflexão deputada e pianista, numa rubrica do projeto Pensar o País com Música de Fundo, do Expresso e do Deutsche Bank, que pode acompanhar no nosso site.

  • 1 ideia para compor o país: nem o silêncio se ouve

    Luís Represas é o quarto entre as 30 personalidades da Gestão, da Política e da Música que o Expresso convidou para responderem à questão: Que ideia tem para compor o país? Conheça a reflexão do músico, numa rubrica do projeto Pensar o País com Música de Fundo, do Expresso e do Deutsche Bank, que pode acompanhar no nosso site.

  • 1 ideia para compor o país: precisamos de “animar a malta”

    António Chainho é a quinta de 30 personalidades da Gestão, da Política e da Música que o Expresso convidou para responderem à questão: Que ideia tem para compor o país? Conheça a reflexão do virtuoso da guitarra portuguesa, numa rubrica do projeto Pensar o País com Música de Fundo, do Expresso e do Deutsche Bank, que pode acompanhar no nosso site.

  • 1 ideia para compor o país: não aceitar para Portugal nada menos do que merecemos

    Alexandre Soares dos Santos é a mais recente das 30 personalidades da Gestão, da Política e da Música que o Expresso convidou para responderem à questão: Que ideia tem para compor o país? Conheça a reflexão do gestor, numa rubrica do projeto Pensar o País com Música de Fundo, do Expresso e do Deutsche Bank, que pode acompanhar no nosso site.