Siga-nos

Perfil

Expresso

Mês do Ambiente 2015

Ideias Verdes: o empreendedor do ambiente

  • 333

CARRO: o Tesla roadster é completamente elétrico com recurso a baterias de iões de lítio que armazenam mais 31% de energia e com autonomia para 644 km

Jerry Lampen/AFP Photo/ANP

O empresário norte-americano quer encontrar uma alternativa energética à produção de combustíveis fósseis

Tem 44 anos e já é considerado um dos mais ricos pela revista Forbes. A viagem do economista pelo empreendedorismo começou nos anos 80 com a venda de um jogo de vídeo. A partir daí nunca mais parou. A criação e venda do PayPal também fazem parte do seu currículo mas é a Tesla que o tem colocado na capa da imprensa internacional.

Elon Musk tornou possível, e de forma rápida, levar os carros totalmente elétricos às massas. O Tesla roadster, que conta com uma versão desportiva e um upgrade original — inclusão de baterias de iões de lítio que armazenam mais 31% de energia —, tem autonomia para 644 km e consegue ir dos 0 aos 100 em 4,3 segundos. Em Portugal tem um valor que ronda os 123 mil euros e pode ser comprado através da ZEEV (Zero Emission Eletric Vehicles).

Com ideias verdes e aproveitando o facto de estar na vanguarda da tecnologia, a empresa de Musk criou mais recentemente o objeto que veio revolucionar o armazenamento de energia: a PowerWall. A bateria da Tesla armazena a energia gerada através de painéis solares ou da rede elétrica e pode ser usada no dia a dia em qualquer atividade que necessite de eletricidade. Assemelham-se a frigoríficos e funcionam tanto em exteriores como interiores. E da mesma forma que as baterias de um smartphone, com a particularidade que armazenam energia que pode ser utilizada entre 3h30 a cinco horas.

Elon Musk tem dedicado muito tempo e tem feito da sua batalha diária encontrar uma alternativa energética aos combustíveis fósseis, fazendo disso bandeira. “O maior problema que precisa de ser resolvido na Terra, neste século, é a produção e consumo de energia sustentável”, disse Musk a uma rádio americana.

Em novembro, de segunda a sexta, o Expresso Diário traz-lhe ideias para preservar o ambiente