Siga-nos

Perfil

Expresso

Mês do Ambiente 2015

Ideias Verdes: Évora experimenta o futuro da eletricidade

  • 333

AUTOMÁTICO: a ligação em tempo real aos contadores e a gestão remota dos equipamentos permite que se controlem os fluxos de energia na rede, minimizando as perdas

António Pedro Ferreira

Projeto piloto instala contadores inteligentes na cidade alentejana para 50 mil consumidores

E se conseguíssemos armazenar energia enquanto a tarifa da eletricidade é baixa, para depois a utilizar em períodos de eletricidade mais cara? Um projeto piloto de rede inteligentes da EDP em Évora — a InovGrid — está próximo desta ideia, que há uns anos seria apenas uma utopia. Além da óbvia vantagem económica esta solução é também um meio de reduzir as emissões de CO2.

Foram instalados na cidade alentejana contadores inteligentes que facilitam as comunicações entre os consumidores e a empresa prestadora de serviços, através de telemetria. A criação de redes inteligentes, isto é, bidirecionais, permitem que haja uma gestão da rede capaz de responder aos picos de utilização energética.

A ligação em tempo real aos contadores e a gestão remota dos equipamentos permite que se controlem os fluxos de energia na rede, minimizando as perdas, e se ganhe capacidade de aproveitar ao máximo as energias renováveis. O consumidor passa a ter um papel preponderante na gestão que faz da utilização.

Nesta fase piloto já há 50 mil consumidores que usam energia de forma eficiente e que têm um papel ativo na gestão do consumo energético. Esta aproximação aos consumos inteligentes tem uma série de potencialidades ainda por explorar, prevendo-se que dentro de pouco tempo os utilizadores possam armazenar energia em baterias nas suas casas.

Em novembro, de segunda a sexta, o Expresso Diário traz-lhe ideias para preservar o ambiente