Siga-nos

Perfil

Expresso

Mês do Ambiente 2015

Ideias Verdes: andar de avião é plantar uma árvore no Chile

  • 333

FLORESTAÇÃO: as emissões provocadas por uma viagem de avião podem ser compensadas, por exemplo, pela plantação de árvores no Chile

Adrian Dennis

Criada por Eric Zimmerman, a TripZero é uma agência de viagens que compensa as emissões de carbono feitas por quem viaja

Proteger o meio ambiente é uma questão de responsabilidade, seja a fazer reciclagem seja a levar uma vida com zero desperdício. “Agora toda a gente pode viajar de forma responsável” este é o slogan da TripZero. Uma viagem de avião? Não há problema, ajuda-se a plantar as espécies protegidas das florestas chilenas. Uma noite num hotel envolve muito desperdício? Compensa-se o ambiente protegendo as florestas no Quénia. Não é de todo uma solução a longo prazo, mas enquanto não há mais empresas responsáveis a vários níveis, a TripZero vai compensando a pegada ecológica deixada pelos viajantes.

Eric Zimmerman é o homem por trás da ideia. Primeiro, tornou a sua casa o mais verde que conseguiu. Quando mais nada havia a fazer na sua morada passou para a sua empresa, até que a responsabilidade tomou conta dele, de tal forma, que a única solução foi criar uma nova empresa com zero desperdício.

Tudo funciona como um site de uma agência de viagens normal, mas com muita responsabilidade. A grande vantagem é sem duvida a possibilidade de acesso a quartos de hotel e viagens a preços baixos, e o facto de ser verde não tem qualquer custo adicional para o viajante. É uma sinergia onde todos parecem sair a ganhar, os hotéis pagam comissões de angariação de clientes à TripZero. Comissões essas que permitem entrar no mercado de venda e compra de emissões de carbono.

E a empresa parece ter asas para voar. Zimmerman explicou ao The Guardian que em viagens individuais as margens são pequenas, mas para grupos é o ambiente que sai mesmo a ganhar.

Em novembro, de segunda a sexta, o Expresso Diário traz-lhe ideias para preservar o ambiente