Siga-nos

Perfil

Expresso

Mês do Ambiente 2015

Ideias Verdes: Aspern, o reino encantado sustentável

  • 333

INOVAÇÃO: a cidade é um laboratório real e a céu aberto onde se trabalha para perceber como os edifícios, por exemplo, podem melhorar trabalhando em sinergia FOTO FLICKR

Flickr

Numa localidade nas imediações de Viena, um investimento de quase 47 milhões de euros está a dar origem a Aspern, a cidade do futuro, sustentável e amiga do ambiente

Tudo começou há dois anos, num sítio às portas de Viena de Áustria. Um projeto da Siemens, das companhias de energia austríacas e da câmara de Viena levou ao planeamento da primeira cidade inteligente. Um investimento de quase 47 milhões de euros deu origem a Aspern, a cidade do futuro.

Os 240 hectares de cidade, são um laboratório real, e a céu aberto, onde se trabalha para perceber como os edifícios, as fontes de energia renováveis e a rede de distribuição de energia podem melhorar trabalhando em sinergia e de forma a otimizar a eficiência energética, ao mesmo tempo que há um desenvolvimento urbano sustentável.

A atualidade das tecnologias que alimentam a cidade permite avaliar erros e analisar informações de forma a reconhecer padrões energéticos que não sejam eficientes, porque neste conto de fadas a bruxa má é a pegada energética e só é possível ver-se livre dela depois de se determinar com exatidão o nível de eficiência energética.

A cidade vive graças a uma mistura entre tecnologia convencional e inteligente, com painéis fotovoltaicos, bombas de calor e uma série de novas soluções de armazenamento de energia.

E como armazenar energia? Em Aspern os cientistas estão focados na procura da resposta, ao contrário do que tem sido feito até agora. O objetivo não é produzir energia numa ótica de necessidade, mas sim equacionar variáveis que permitam melhorar a produção local, o armazenamento e uso de energia. Posteriormente o objetivo é perceber e otimizar a relação entre a produção e o consumo entre os edifícios e a rede.

Em novembro, de segunda a sexta, o Expresso Diário traz-lhe ideias para preservar o ambientes