Siga-nos

Perfil

Expresso

Mês do Ambiente 2015

Ideias Verdes: consumo de água em freguesia de Viseu já é sustentável

  • 333

FUGAS: No futuro, os contadores de água na zona centro terão um alarme que dará sinal em caso de falhas de abastecimento ou consumos anómalos

Rita Chantre

No arranque do projeto do Expresso e da EDP que, este mês, apresenta exemplos de sustentablidade espalhados pelo mundo, conheça o trabalho que Viseu está a fazer no abastecimento de água

Viseu já era conhecida como a cidade jardim pelos seus canteiros floridos, áreas verdes e ruas limpas. Agora a relação com o ambiente evolui a passos mais largos. Os novos contadores de água que estão a ser instalados assentam nos valores da sustentabilidade, consciência ambiental e permitem aos munícipes consumos mais eficientes.

Para já, em projeto-piloto apenas na freguesia do Mundão, os velhos contadores de água estão a ser trocados por uns mais modernos que têm acoplado um transmissor de sinal que envia as informações de cada contador para um concentrador. No futuro incluir-se-á um alarme que dará sinal em toda a zona centro em caso de fugas de água e consumos anómalos. E ajudará no controlo de manipulação, detetando situações de fraude.

Este processo de telemetria permite um maior controlo da redes de abastecimento de água e a otimização do planeamento. As leituras passam a ser mais frequentes, com utilização de menos recursos, e os utilizadores já não vão ser confrontados com estimativas de consumo ou com consumos anormalmente altos — por exemplo, em caso de fuga na rede predial — e deixam de ter de comunicar leituras.

As leituras passam a ser feitas diariamente e em rede (por dia são enviadas pelo menos 24), acompanhadas com uma comunicação com informações relativas aos caudais máximos e mínimos diários. Até à data os viseenses têm-se mostrado “satisfeitos” com o serviço.