Siga-nos

Perfil

Expresso

Notícias

Descidas na TSU e IRC podem criar mais postos de trabalho

  • 333

Além do alívio na carga fiscal, a facilidade nos despedimentos é outro dos caminhos apontados pelos empresários para a redução da taxa de desemprego.

João Oliveira

Uma 'maior facilidade no despedimento' e a 'descida nas taxas de IRC e TSU' são as escolhas dos empresários para a criação de mais postos de emprego. Quando questionados se 'uma descida na TSU o levariam a criar mais postos de emprego', as opiniões dividem-se, sendo que a maioria (37%) coloca essa hipótese, juntando-se a outros 30% que garantem que o alívio na taxa social única seria um caminho para a criação de mais postos de emprego.

Ao nível da gestão do negócio, a 'facilidade em dispensar trabalhadores individualmente' volta a ser a escolha prioritária dos empresários para a administração das suas firmas seja mais eficiente.

Além das reformas na lei laboral e na carga fiscal, os gestores salientam também as alterações necessárias nos campos da insolvência e do quadro normativo. De acordo com quase 40% dos empresários, o processo de declara a falência de uma organização ainda se apresenta 'demasiado confuso' e as regras de propriedade intelectual também 'precisam de ajustes', até para estimularem a investigação e o desenvolvimento no setor privado.

Artigo originalmente publicado no site do Expresso a 17 de novembro de 2014