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Inteligência Coletiva

Sobre o projeto

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Portugal já tem um cérebro gigante para ativar a inteligência das empresas. Uma rede coletiva capaz de ligar os gestores, colocar desafios e acelerar o crescimento

Inteligência Coletiva é uma plataforma nacional em que os empresários vão poder ouvir, pensar e discutir as opções estratégicas para as empresas portuguesas no curto, médio e longo prazo. O Expresso, em conjunto com a SIC Notícias e a Caixa Geral de Depósitos, pretende chegar a a milhares de Pequenas e Médias Empresas (PME).

Qualquer gestor ou empresário poderá fazer parte desta comunidade e debater o país num fórum próprio. Este projeto pretende também pensar o país a cinco anos, articulando as empresas com o Horizonte 2020 — programa-quadro de Investigação e Inovação da Comissão Europeia — e as novas prioridades, sejam elas estratégicas ou de financiamento.

“Inteligência Coletiva” servirá igualmente para a discussão de temas como a nova internacionalização e a economia digital, bem como as ideias para sectores como a agricultura e o turismo, entre outros.

O projeto será acompanhado por empresários nacionais de referência, economistas e analistas, a par da análise no semanário Expresso sobre cada um dos temas. Depois do trabalho exploratório junto das empresas, começarão a ser publicadas as conclusões.

O que as empresas querem
“Inteligência Coletiva” é a continuação de um projeto que começou o ano passado, sob o título “O que as Empresas Querem”. Durante três meses, e recorrendo a inquéritos personalizados, foram avaliadas 6 mil empresas, representativas de um universo de 93 mil PME. Com questionários e avaliações específicas sobre temas-chave — impostos, investimento e internacionalização, por exemplo —, foram avaliados o sentimento das empresas e os caminhos para o futuro. Entre as principais conclusões estava a necessidade de apostar mais na formação técnica dos alunos, baixar a TSU e o IRC para gerar emprego, a falta de incentivos à criação de novas empresas e uma maior estabilidade nas decisões políticas.