Siga-nos

Perfil

Entrepreneur Of The Year

Entrepreneur Of The Year

A revolução nos aeroportos valeu-lhes o prémio do ano

A Vision Box cria soluções tecnológicas para aprimorar a identificação de passageiros

D.R.

A portuguesa Vision-Box controla cerca de 35% do mercado mundial de controlo de passageiros

Rute Barbedo

A experiência de viagem de mais de 250 milhões de pessoas em mais de 80 aeroportos de todo o mundo não seria a mesma sem Bento Correia e Miguel Leitmann, considerados os Empreendedores do Ano de 2016, pela forma como têm liderado a Vision-Box. Criaram soluções tecnológicas para aprimorar a identificação de passageiros num mundo que teme o mais ínfimo deslize em questões de segurança, sobretudo tendo em conta os crescentes episódios de terrorismo.

A Vision-Box foi fundada em 2001, com o olho aberto para o mercado internacional – apenas 5% do negócio funciona no território português –, e tem afinado, desde então, máquinas capazes de confirmar se a pessoa que as atravessa coincide com a fotografia do documento de identidade.

Bento Correia é doutorado em Física e dedicou-se durante vários anos à investigação e desenvolvimento nas áreas da defesa e segurança. Dirigiu, ainda, uma divisão do Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação. Miguel Leitmann, por sua vez, construiu uma carreira científica na área da tecnologia aeroespacial, tendo participado no desenvolvimento, construção e lançamento do primeiro satélite português, em 1993. Liderou a Logica3d, uma subsidiária da Logitech com sede no paraíso tecnológico de Silicon Valley, e trabalhou na Alemanha, Suécia, Itália, Reino Unido e Japão. É fluente em sete línguas.

A 7 de abril, os sócios foram premiados pela EY na Sala Tejo, em Lisboa. Houve também lugar para as distinções de Pedro Sinogas e de Ricardo Mendes, da Tekever, na categoria Inovação, e de João Ortigão Costa, do Grupo Sugal na categoria Internacional.