Siga-nos

Perfil

Entrepreneur Of The Year

Entrepreneur Of The Year

Arco do triunfo para homem da nuvem

No mês passado, França conheceu o seu Empreendedor do Ano de 2017. Octave Klaba e a sua empresa de computação em nuvem, que tem crescido 30% ao ano, levaram os louros

Rute Barbedo

Octave Klaba, fundador e CEO da OVH, líder europeia de soluções de computação em nuvem, destacou-se da concorrência nos diferentes critérios medidos pelo júri – desde as competências aplicadas à performance financeira à capacidade de inovação.

A empresa de 18 anos, fundada em Roubaix, tem crescido cerca de 30% ao ano, mas este parece ser apenas o começo. Com o objetivo de se superar em volume de negócios, a organização de Klaba está a seguir um plano de expansão que a colocará em concorrência direta com os gigantes norte-americanos e chineses do mercado da computação em nuvem. Para isso, deverão ser abertos perto de 50 centros de dados em todo o mundo, contrastando com os 22 que existem hoje.

Mas não foi apenas sobre Octave Klaba que brilharam as luzes de Paris. Eric La Bonnardière e Yvan Wibaux, fundadores da Evaneos, uma plataforma online que permite reservar viagens desenhadas à medida, recebeu o prémio de melhor startup. Na categoria de Negócios Familiares, os líderes da Sodebo, Patricia Brochard, Marie-Laurence Gouraud e Bénédicte Mercier, foram os galardoados. E, em termos de envolvimento social, a iniciativa de Nolwenn Febvre, presidente do programa Les P'tits Doudous, mereceu o reconhecimento do júri.

Em França, o Prémio Empreendedor do Ano vai na 25.ª edição e divide-se, numa primeira fase, por categorias e regiões. Da Île-de-France à região de Auvergne-Rhône-Alpes, os “percursos excecionais de mulheres e homens, motores do crescimento e da competitividade francesa”, foram distinguidos pela EY tanto pela visão estratégica como pelo envolvimento social ou pela capacidade de disrupção.

Em Portugal, o Empreendedor do Ano será conhecido em março.