Siga-nos

Perfil

Expresso

Notícias

Quem vai ganhar os €70 mil?

  • 333

A organização do Energia 
vai ter de escolher os vencedores da 4ª edição de um lote diversificado de propostas, que saíram de mais de uma centena de candidaturas

Luís Faustino

Empreendedorismo: Estão escolhidos os finalistas do Energia de Portugal 2015. Dez startups portuguesas e cinco brasileiras. Em novembro, os 15 projetos realizam os bootcamps e sobem ao palco no investment pitch. Conheça aqui os portugueses que querem arrecadar os prémios

Há ideias para todos os gostos entre as 15 equipas finalistas do Energia de Portugal 2015: marmitas com sistema de aquecimento integrado, uma startup de nanotecnologia, aplicações para encontrar o colega de quarto ideal, um agente de viagens digital. Enfim, há de tudo um pouco nos selecionados para a 4ª edição do projeto conjunto do Expresso e da EDP, que fomenta o empreendedorismo no país e que este ano volta a apostar no mercado brasileiro (conheça aqui as cinco ideias do outro lado do atlântico).

A ideia mais inovadora ganha 20 mil euros. Além do prémio monetário, a EDP recompensa este ano a startup com melhor projeto na área da Energia com um investimento que pode chegar aos 50 mil euros. Em novembro, os eleitos participarão nos bootcamps organizados pela Fábrica de Startups. Depois de cumprido o programa de aceleração realiza-se o investment pitch, encontro em que os finalistas terão a oportunidade de apresentar os seus modelos de negócio perante potenciais investidores. Saiba as ideias portuguesas que vão acelerar.

CLASSCOLLECTOR

ESTUDANTES
PARTILHAR EXPERIÊNCIAS
“O Classcollector é uma plataforma online onde estudantes podem partilhar tanto experiências educativas (leia-se aulas) como experiências profissionais, sendo todos os seus conteúdos feitos por estudantes e para estudantes.
É nossa convicção que o Energia de Portugal seja uma oportunidade única para desenvolvermos o nosso projeto, ao mesmo tempo que partilhamos conhecimento e experiências com alguns dos melhores especialistas em incubação e desenvolvimento de negócios do país”

ENERGIA FÁCIL

LUZ RENOVÁVEL
GERADOR NUM BALÂO
"O nosso projeto está relacionado com a produção de energia de uma forma muito fácil e barata. A ideia foi colocar um gerador eólico dependurado num balão de hélio. Desta forma evita-se a construção de uma torre e pode-se produzir energia de uma forma contínua já que a uma altura maior o vento é mais forte e mais contínuo. A ideia é que as famílias possam ter em sua casa um gerador suspenso que produz 1000 a 1500W de energia 24h por dia"

EVEREST

COMÉRCIO ONLINE
ATRAIR, VENDER E ENTREGAR
“A Everest tem como principal objetivo ajudar empresas a trazerem todo o seu negócio para o mundo do comércio online.
As nossas empresas parceiras têm a oportunidade de se focar no que elas são realmente boas, em criar grandes produtos, enquanto a Everest se concentra em atrair, vender e entregá-los aos seus clientes.
Acreditamos que o Energia de Portugal vai ser a rampa de lançamento da nossa empresa”

LUNAR HOUSES

HABITAÇÃO
CASAS ACESSÍVEIS A TODOS
“A Lunar Houses tem a missão de proporcionar o acesso a habitação com qualidade a todas as pessoas. A Lunar Houses tem um sistema de montagem tão fácil que podia ser montado na lua. A casa cresce com a família apenas mudando os painéis. As pessoas vão poder configurar a sua casa Lunar de Sonho no nosso site e vão poder na nossa aplicação comprar ou arrendar.
Esperamos mostrar ao mundo uma forma nova de habitação, simples e acessível a toda gente; esperamos aprender no Energia a transformar um projeto português numa marca com impacto mundial e na vida de muitas pessoas”

MATER DYNAMICS

NANOTECNOLOGIA
MONITORIZAR A QUALIDADE
“A Mater Dynamics é uma startup de nanotecnologia que desenvolve sensores para monitorizar a qualidade de produtos, tendo desenvolvido o QStamp, um nanosensor que permite medir variáveis que atuem sobre produtos ou processos. Após ultrapassarmos a fase de conceito e desenvolvimento de um protótipo, acreditamos que o programa Energia de Portugal poderá ajudar-nos a dar o próximo passo de otimização da estratégia de negócio e alargar a nossa rede de contactos”

MOVEBONUS

ATIVIDADE FÍSICA
BEM-ESTAR E DESCONTOS
“Movebonus é a forma mais simples e imediata de veres toda a tua atividade física e energia serem convertidas em pontos que te dão descontos imperdíveis em produtos e serviços. Poderá ainda doar os seus pontos a instituições associadas para ajudar quem mais precisa. A Movebonus é uma ferramenta para combate ao sedentarismo e na adoção de hábitos de vida saudáveis. O Energia será uma valiosa oportunidade para aportar ao conceito as dimensões essenciais que transformarão esta ideia, já com tração no mercado, num modelo de negócio sustentado e escalável”

PAMELA

SURF
O MELHOR SPOT
“Pamela, ou PAM, é a aplicação que permite aos praticantes de surf, identificar o melhor spot num determinado momento, através de uma plataforma que vai muito além da previsão meteorológica, tal como a conhecemos.
Até adiantaríamos mais, mas com sabem a alma é o segredo do negócio.
Além de uma experiência que contamos enriquecedora a vários níveis, esperamos do Energia de Portugal mentoring e aceleração para criar o conceito mais competitivo possível que leve a Pamela a uma escala global rapidamente”

SIMPLENGINE

MARMITAS
SEMPRE QUENTE
“Criamos a HotBox, um produto inovador no sector das marmitas. Equipada com um sistema de aquecimento alimentado por uma bateria, permite aquecer e usufruir de uma refeição pré-preparada em qualquer lugar e a qualquer hora. Tem incorporado um controlo remoto, via aplicação para smartphones, que permite acionar o seu aquecimento à distância. Enquanto equipa ambicionamos que esta experiência nos faça crescer individualmente e que nos permita levar o nosso negócio a um nível de sucesso”.

SENCIENT

MEDICAMENTOS
O ALARME DOS REMÉDIOS
Quem é que nunca se esqueceu de tomar um comprimido? Agora imagine que precisa de tomar vários regularmente, cada um com o seu horário. O esquecimento da medicação é frequente, especialmente com o aumento da idade. Com uma simples pulseira no braço, isso deixará de ser problema. A pulseira sabe as horas e os dias a que toma os comprimidos e de forma muito subtil ativa uma luz de aviso, que começa a vibrar até que seja detetada a ingestão. Do Energia de Portugal esperamos encontrar ajuda para formular um plano capaz de viabilizar a nossa ideia e encontrar financiamento”

THERMOSITE

CLIMATIZAÇÃO
SOLUÇÕES DIGITAIS
“A Thermosite é uma plataforma digital pioneira que calcula a melhor solução de climatização para habitações, após ter obtido do cliente alguns dados muito simples da sua casa. Indica o custo da instalação e diz em quanto tempo o investimento é recuperado. Com um profissional certificado, acompanha o processo de instalação até ao fim. O Energia de Portugal pode ser para nós a janela que se abre para melhor podermos mostrar a mais-valia que o projeto traz a instaladores e clientes”