Siga-nos

Perfil

Expresso

Energia de Portugal 2014

O colégio de sábios

É impressionante a lista de mestres do empreendedorismo que orientarão os candidatos do Energia de Portugal. Saiba quem são os 29 mentores do projeto.

Ao longo de oito sábados, entre 21 de abril e 9 de junho, os mentores apoiarão e farão a avaliação dos candidatos nas sessões de Bootcamp. Serão autênticos consultores das equipas, irão partilhar as suas experiências e ajudar os candidatos a ultrapassar obstáculos. A lista por ordem alfabética:

Ana Paula Reis - Diretora Geral da SelData

É licenciada em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE. Iniciou, em 1990, a carreira na filial Portuguesa da Mars. Três anos depois integrou o Management Team e assumiu diversos cargos de direção em Portugal e Espanha. Em 2000, faz parte do portal de comércio electrónico dos grupos EDP e GalpEnergia, como Diretora de Marketing e Vendas. É co-fundadora e da direção geral da SelPlus - Serviços e Gestão de Vendas S.A., até 2011. Em 2007, concluiu o Global Executive MBA no IESE Business School, em Barcelona, Madrid, Shanghai e São Francisco. Mantém as funções de administradora da SelPlus e lidera desde o início deste ano um spin-off dedicada à geração de conhecimento de vendas.

António Moura - Diretor Geral da Omoura

Tem 58 anos, é casado e tem três filhas. Iniciou a actividade profissional aos 15 anos, numa empresa familiar, tendo concluído o Curso de Gestão de Empresas, no ISEG, em Lisboa, aos 23 anos. Abriu e fechou várias empresas, sempre ligado ao sector do luxo, através de marcas internacionais topo de gama. Nos anos 1970, trabalhou com relógios Omega, depois com cozinhas Miele e de seguida com roupa Benetton. Uma década depois criou um gabinete de arquitectura e estudos económicos. Desde meados dos anos 1990 distribui marcas internacionais de joalharia, como Chaumet, H. Stern e Dior.

Duarte Durão - Managing Partner da Nossa

Tem a idade da revolução de Abril e cedo viu o sonho de viver do campo e no campo ameaçado pelas reformas da PAC, tendo trocado o 2.º ano de Engenharia no Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa, pelo Instituto Superior de Comunicação Empresarial. Durante a licenciatura frequentou a Marymount Manhattan College. No fim da Expo 98 começou a carreira na publicidade, onde trabalhou dois anos na agência FCB, como account manager. Em 2001 ingressa na BBDO, onde trabalha marcas nos mais diversos sectores: energia, banca, farmacêutica, higiene pessoal, alimentar, bebidas, higiene do lar. Três anos mais tarde, aceita o convite para chefiar o departamento de publicidade e marketing relacional da TMN. Recebeu uma menção honrosa no concurso de jovens criativos (2002), fundou a DOC - Design de Origem Controlada (2004), e pós graduou-se em Gestão de Marcas pelo ISCTE (2006/07). Gosta de escrever e fotografar.

Eduarda Luna Pais - CEO da ELPing Organizational Fitness

Eduarda Luna Pais nasceu em S. Miguel, Açores. Licenciou-se nos EUA em Medical Technology e tirou um MBA na Northeastern University, em Boston. Trabalhou com uma pequena empresa de consultoria até integrar o Grupo Johnson & Johnson em 1988. Desempenhou funções como trade marketing manager. Tornou-se, em 1999, consultora na Egon Zehnder International, líder em consultoria de recursos humanos. Nos últimos três anos e meio foi responsável pelo escritório em Portugal. Em 2009, decidiu entrar na terceira fase da carreira como empreendedora e fundou a ELPing Organizational Fitness com o intuito de capitalizar a sua experiência enquanto gestora e consultora, e poder assim ajudar as organizações no desenvolvimento de líderes e gestores séniores bem como no desenho e optimização de estruturas e processos.

Francisco Passos Leite - Diretor Geral da Sumo

Tem 37 anos, formou-se em Comunicação Empresarial pelo Instituto Superior de Comunicação Empresarial e concretizou o seu sonho aos 22: a criação de uma agência de publicidade. 15 anos depois a Sumo é uma das agências de publicidade de referência em Portugal e conta com 25 colaboradores. Millennium BCP, American Express, TMN, Médis, adidas, Ecopilhas, Yamaha, Sage, Siemens, Bosch, Media Capital e Chivas Regal são alguns dos principais clientes. Assume-se como um eterno empreendedor e nos últimos anos criou duas novas áreas de negócio complementares ao serviço tradicional de uma agência: a Next, focada no segmento jovem e a Sumo Action Marketing direcionada para a activação de marcas e eventos. Tem um lema inspirador: o possível é o futuro do impossível.

Francisco Veloso - Professor universitário na Carnegie Mellon University e Católica - Lisbon

Francisco Veloso é o Professor ZON de Inovação e Empreendedorismo na Católica - Lisbon, School of Business and Economics, bem como professor no Departamento de Engenharia e Políticas Públicas da Universidade de Carnegie Mellon. A sua investigação e ensino abordam a forma como empresas e regiões desenvolvem e exploram as suas capacidades científicas e tecnológicas para promoção do crescimento económico. O seu trabalho tem sido distinguido através de vários prémios, incluindo o Alfred P. Sloan Industry Studies Fellowship, o prémio Stan Hardy para o melhor artigo científico publicado na área de Gestão de Operações, e uma variedade de bolsas competitivas das fundações para a ciência dos EUA, México, Portugal e, ainda, da Richard King Mellon Foundation. Tem publicado em revistas académicas de referência, incluindo a Management Science, Proceedings of the National Academy of Sciences, Academy of Management Review, Journal of Operations Management e Research Policy. Tem igualmente trabalho com um leque alargado de empresas e organizações internacionais. É um dos diretores científicos do Programa Carnegie Mellon - Portugal.

Gonçalo Amorim - Responsável pelo programa MIT Portugal

Gonçalo Amorim tirou um mestrado em Engineering Management na Universidade de Brsitol, no Reino Unido, e durante 1997 no Rutherford Appleton Laboratory de Oxfordshire. Em 2000 juntou-se à divisão de Ipswitch da Hewlett Packard onde o seu trabalho deu origem a uma dúzia de patentes internacionais. Em 2005 regressou a Portugal e desde então tem desempenhado funções de gestão em diversas empresas cotadas no PSI20 sendo que nos últimos três anos a sua principal missão tem sido a iniciativa MIT-Portugal - Innovation & Entrepreneurship.

Hugo Macedo - Diretor da ViewDo

Hugo Macedo é engenheiro de formação, fez carreira no marketing mas tornou-se empreendedor. No seu percurso passou pela Procter&Gamble e pela Sonaecom até dar o salto para as startups ao juntar-se como sócio e administrador da ActualSales que ajudou a fazer crescer até se tornar hoje uma empresa de referência. Em 15 anos acumulou experiência em várias áreas mas a sua de eleição é o Marketing e a Internet. Actualmente está a lançar uma startup chamada "QwinElizabet.com" e a preparar o lançamento de outra enquanto ajuda empreendedores a criar a sua, através de projetos como a Beta-I e o Joao-Sem-Medo Center. O seu focus será sempre o consumidor e é obcecado por propostas de valor claras e objectivas.

Inês Santos Silva - Fundadora da Startup Pirates

Licenciou-se em Gestão na Faculdade de Economia do Porto. É uma das fundadoras do Startup Pirates, programa de aceleração para jovens empreendedores em potência, que nasceu em 2011 e que, neste momento, já está em países como África do Sul, Argélia e Eslováquia. Passou os últimos anos a trabalhar em projectos na área da promoção do empreendedorismo, entre os quais o Startup Weekend e a FEP Junior Consulting. Esteve também envolvida na organização de eventos como o TEDxYouth@Porto e a Talks 2.0: Happiness and Creativity in your work life. Fundou o Happiness Club da Universidade do Porto e esteve durante sete meses a trabalhar em Zurique, na Sandbox Network.

Isabel Santos - Administradora da Ecochoice

Desde muito cedo sabia que o seu caminho, um dia, passava pelo empreendedorismo. Espírito que foi fomentado pelo pai. Estudou Engenharia de Energia e Ambiente, pós graduou-se em Planeamento e Projecto da Construção Sustentável e fez diversas formações complementares ao nível da gestão. Frequentou a Escola de Empreendedores da ANJE e já venceu um prémio de empreendedorismo que deu origem à Ecochoice, isto, depois de ter passado por empresas como a GALP, a Sumol, entre outras. Actualmente é administradora da Ecochoice, empresa que fundou e que se dedica à área da Performance Energética e Construção Sustentável.

João Moreira - Administrador da WhatEver

É também acionista da WhatEver, empresa ligada à rede nacional de Business Angels, tendo nos últimos dois anos lançado no mercado três startups. Dedicado ao sector das tecnologias de informação, exerceu as funções de administrador executivo e vice-presidente da Pararede, empresa cotada na Euronext Lisbon. Participou no projecto de fusão com a empresa Consiste e viria a exercer a função de administrador executivo da nova empresa - Glintt,SGPS, SA. Foi fundador e administrador da WhatEverNet Computing, desde 1997 até à sua fusão com a Pararede em 2005. Anteriormente integrou o projecto Solsuni. É licenciado em Economia pela Universidade Lusófona e tem um bacharelato em Contabilidade e Administração pelo Instituto Militar Pupilos do Exército.

João Paulo Sequeira - Diretor da Zook

Começou como empreendedor ainda na universidade quando se propôs explorar o bar no 1.º ano do curso. Aprendeu quase tanto durante cinco anos com o negócio como com os professores. Acabado o curso de gestão esteve oito anos na banca (Multibanco e BCI/Santander) até começar a sua própria via empresarial em 1988 na Novodesign/Brandia que se viria a tornar o maior grupo de design e comunicação em Portugal. Actualmente é accionista e administrador de diversas empresas nas áreas de marketing, comunicação, business centers e educação.

João Ribeiro da Costa - Administrador da eChiron

Tem um percurso de três décadas nas tecnologias de informação, iniciado como investigador do LNEC. Passou depois para a Universidade Nova de Lisboa, onde iniciou a carreira académica como professor auxiliar. Durante este período, leccionou na University of London (Wye College), na Universidade de Parma e na Universidade Católica Portuguesa. Depois de uma primeira passagem pelo mundo empresarial nos anos 80, com a criação da Ambitec, em 1996 optou pela carreira empresarial como sócio-fundador da Chiron. Em 2000, foi sócio-fundador da e-Chiron e, em 2010, da Truewind-Chiron, sendo presidente do conselho de administração de ambas as empresas.

João Vasconcelos - Director da Startup Lisboa

Fundou e administrou varias empresas, desde design à imobiliária e ao turismo. Teve sempre uma forte participação na comunidade e no movimento associativo, nomeadamente na ANJE onde chegou a ser vice-presidente. Acompanha o empreendedorismo nacional há muitos anos e actualmente acrescenta à sua vida empresarial o cargo de diretor executivo da Startup Lisboa, Incubadora de empresas de Lisboa, um projecto promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, Montepio, IAPMEI, Grupo PT, Microsoft, KPMG e várias universidades.

João Wengorovius Meneses - CEO da Associação Acredita Portugal

É licenciado em Gestão na UCP, fez um mestrado no ISCTE-IUL e formações para executivos no INSEAD, Kellogg, Stanford e Harvard. Já trabalhou no sector público e privado. Entre outras experiências profissionais, foi director financeiro da associação Chapitô, fundador e presidente executivo da TESE - Associação para o Desenvolvimento, e cronista no jornal Diário Económico. Actualmente, coordena o Gabinete de Apoio ao Bairro de Intervenção Prioritária (GABIP) da Mouraria na Câmara Municipal de Lisboa, é CEO da Associação Acredita Portugal e dá aulas de "Gestão de Organizações Sem Fins Lucrativos" no ISCTE-IUL. Tem 37 anos e vive em Lisboa.

Jorge Santos Carneiro - CEO da SAGE Portugal

É licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade Portucalense. Concluiu o Executive MBA em Comércio Internacional ministrado pelo ESADE (Barcelona). Iniciou o percurso profissional na Amorim Investimentos e Participações, onde administrou algumas das participadas. É desde Julho de 1999, CEO da SAGE em Portugal e, desde Abril de 2011, é também o responsável pelo Grupo SAGE no Brasil. Paralelamente esteve na fundação da NDrive e de algumas outras empresas de cariz tecnológico e inovador.

José Cabral - Consultor Principal da Querie

A informática apareceu muito cedo na vida por influência de amigos mais velhos que já estudavam Engenharia no IST. Aos 17 anos realizou o seu primeiro programa comercial juntamente com um amigo. Começou por ser formador de microinformática para médicos clínicos gerais, programador de aplicações numa empresa de Instalações eléctricas e obras públicas, foi quadro da CPC, engenheiro de Sistemas e Aplicações na Hewlett Packard, chefe de sistema de Informação da Eagle Star Vie e, em 1996, fundou a Querie - Consultoria Informática, Lda. É consultor de várias empresas e organismos em sistema de informação, responsável pela concepção e gestão de vários projectos de desenvolvimento de software nacionais e internacionais. A mobilidade e as comunicações globais e unificadas são um dos seus focos actuais.

José Lopes Costa - Economista e professor convidado no ISG

Além de economista é professor convidado no ISG, coordenador dos projectos e responsável pelas cadeiras de empreendedorismo, ao nível das licenciaturas e mestrados. É igualmente co-orientador de teses de mestrado na área do empreendedorismo. Já integrou uma das direcções da Associação Nacional de Direito ao Crédito. É membro e Presidente do Conselho Fiscal da APDSI. No percurso profissional, sempre exercido nas áreas da Gestão (estratégia, marketing e sistemas de Informação) foi director geral e director de várias empresas públicas e privadas, nomeadamente CTT, Grupo Eastécnica, Dun & Bradstreet Software, Partex, Norma e Grupo Eminco.

José Vasconcelos-Sousa - Presidente da Mediarcom

Foi co-fundador de uma dúzia de entidades das quais quatro alcançaram sucesso. É Presidente da Mediarcom, Associação Europeia de Mediação (ONG sem fins lucrativos) e membro do Board do American Club of Lisbon e do MIT Alumni Club. Foi o primeiro português a completar um Master of Science in Management na Sloan School of Management, do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e completou programas de negociação e resolução de conflitos em Harvard Law School. É fundador do Instituto Português de Corporate Governance CGOV. Consultor com larga experiência em transferência de tecnologia, modelos de negócio e processos de consensualização de decisões.

Luís Carneiro - Director Geral da FundManager

Luis Carneiro possui uma experiência profissional superior a 16 anos na concepção e implementação de soluções que permitiram optimizar e automatizar processos de trabalho nas mais prestigiadas empresas em Portugal, Angola e Suiça. Licenciado em informática e com curso de especialização em gestão imobiliária especializou-se profissionalmente na concepção de soluções de gestão de fundos de investimento e de activos imobiliários. Actualmente é o diretor geral da FundManager, responsável pela disponibilização de soluções e serviços para os fundos de investimento imobiliário, mobiliário e de pensões e para a gestão de activos imobiliários.

Luís Gouveia Fernandes - Partner da Pares Advogados

Licenciou-se em Direito, na Universidade Católica Portuguesa, em 1983. No âmbito da sua actividade de jurista fundou duas sociedades de advogados (em 1993 e 2011) e exerceu a sua administração, com especial incidência nas áreas de IT. Nos últimos cinco anos criou e geriu empresas agrícolas e florestais. A par destes negócios envolveu-se em projectos de natureza associativa não governamental, tendo sido eleito presidente do IDL Instituto Amaro da Costa em maio de 2011.

Manel João Falcão - Director geral da SelPlus

Concluiu a licenciatura em Gestão na Universidade Católica de Lisboa em 1995. Seguiram-se oito anos divididos entre a Mars, Sonae Distribuição e Oni, nas áreas de marketing, vendas, operações e direção geral de uma Statup. Em 2002 inicia-se como empreendedor, sendo um dos fundadores da SelPlus - Serviços e Gestão de Vendas, empresa dedicada à criação, montagem e gestão de operações comerciais, e da qual é atualmente diretor geral. Durante este período frequentou o Executive Management Program da Kellogg School of Management em Chicago.

Mário Porfírio - Managing Partner da Inédito - Comunicação e Design

Iniciou o percurso como empresário em 1998 fundando a Inédito, Comunicação e Design que conta hoje com 40% do seu volume de negócios nos mercados dinamarquês e suíço. Mário tem uma licenciatura em marketing pelo IPAM, o Executive MBA da AESE/IESE e desenvolveu várias ações de formação e consultoria em programas de empreendedorismo. Encontra-se a desenvolver a sua tese de Doutoramento em Gestão no ISEG, mas a maior aventura da sua vida é ser pai de dois rapazes.

Marta Lowndes - Administradora da Methodus

Responsável pela estruturação da área financeira e administrativa da Methodus Sistemas, International, eMethodus e MTDS SGPS, tendo liderado projectos de melhoria de processos de trabalho. Participou na fundação da Methodus Sistemas de Informação e das empresas do grupo Methodus. Liderou a área de marketing, e introduziu a nova da imagem das empresas do Grupo. Iniciou a actividade em gestão na Northwestern Nacional Life Insurance (EUA), tendo contribuído para a adopção de análise concorrencial da seguradora, desenvolvendo um Sistema de Inteligência Competitiva. Foi directora de marketing e vendas da Timex Portugal tendo subsequentemente assumido a presidência da filial portuguesa até 1994. É licenciada em Arquitectura pela Universidade Santa Úrsula e possui um MBA da Carlton School of Management da University of Minnesota (EUA). É mãe de duas filhas, poeta e artista plástica com exposições individuais e colectivas em Lisboa, Porto e Miami, onde recebeu o prémio Best of Show, do Museum of the Americas.

Miguel Mira da Silva - Professor do Instituto Superior Técnico

Obteve a licenciatura e o mestrado no Instituto Superior Técnico, o doutoramento na Universidade de Glasgow, e mais recentemente um prestigiado mestrado em gestão designado "Sloan Fellowship" na London Business School. Actualmente é Professor de Sistemas de Informação no Instituto Superior Técnico, responsável pela unidade Engenharia de Serviços no INOV, investigador sénior no INESC-ID, e consultor de várias empresas. Além das actividades docentes, com alunos de mestrado e doutoramento, escrever para publicações científicas e profissionais, já participou na criação de quatro empresas de base tecnológica e ajudou a criar outros tantos negócios de média/grande dimensão.

Patrick Dias da Cunha - Partner da Vumba Projetos e Investimentos Financeiros

É licenciado em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa e fez o MBA no INSEAD em Fontainebleau. A sua experiência começou por ser fortemente influenciada pela McKinsey, onde esteve na fase inicial da carreira. Depois de ter trabalhado dez anos no Grupo Entreposto, fundou, em conjunto com mais duas pessoas, a Precision Iberia, empresa que contribuiu de forma decisiva para modernizar o sector do após-venda automóvel em Portugal. Neste momento está a apoiar e a avaliar diversos projectos em Portugal e Moçambique, dedicando ainda uma parte substancial do tempo à exploração agropecuária e florestal da sua família.

Paulo Silva Pereira - CEO da PPL, Crowdfunding Portugal

Casado, pai de 2 filhos, nasceu em Moçambique, viveu e trabalhou na Europa Ocidental, Europa de Leste, América do Sul, América do Norte, África, Ásia e Médio Oriente. Estudou Economia na Universidade Nova de Lisboa, Finanças na Universidade Católica e tirou o MBA - The LisbonMBA - da Universidade Católica, Nova e MIT Sloan. Trabalhou no Banco de Comércio e Indústria, na área do Crédito e durante 13 anos como consultor na Indústria Financeira para a Accenture. Apaixonado pelos temas de colaboração colectiva e pelo potencial de inovação e empreendedorismo que existe no nosso país, fundou, conjuntamente com os seus sócios, o PPL Crowdfunding Portugal (www.ppl.com.pt) em 2011. Hoje executa as funções de CEO do PPL e dá aulas de Gestão de Operações e GMAT na Universidade Católica.

Pedro Janela - CEO da WYgroup

É o CEO do WYgroup, grupo de capitais nacionais dedicado ao marketing e comunicação com suporte de tecnologia, que conta com mais de 120 colaboradores e 11 agências em operação. A especialidade de comunicação que mais gosta é juntar tecnologia e criatividade. Através da holding coordena 18 sociedades, entre elas um fundo de Business Angels. Estudou engenharia electrotécnica, ramo de controlo e robótica no IST até 1996. Depois passou para o marketing, mais concretamente na EURO RSCG, em 1998, onde começou como IT Manager. Teve oportunidade de ser gestor mundial do grupo, mas preferiu ser empreendedor na área de marketing aqui em Portugal. Depois fez o PAEGI, em 2004, na Católica que efectivamente lhe mostrou o que é ser empreendedor. Adora oportunidades e ainda mais a sua família. Tem uma filha de cinco anos.

Pierre Gein - Director Executivo do Católica-Lisbon Innovation Lab

É o diretor executivo do Católica-Lisbon Innovation Lab (i-Lab), uma plataforma que congrega empresas e investigadores para, em conjunto, desenvolver conhecimento, projectos e iniciativas inovadoras. As principais áreas de trabalho do i-Lab incluem tópicos com User/Open Innovation, Propriedade Intelectual, Design, Criatividade, entre outras. Tem mais de 15 anos de experiência internacional de consultoria em gestão de processos e implementação de sistemas, trabalhando em sectores como as telecomunicações, banca e seguros. Em 2008 criou a sua empresa especializada em gestão de força de vendas, que desenvolveu trabalho com clientes em vários países, sobretudo em Africa. Nasceu em França e aí se licenciou em Engenharia Aeronáutica e tem o prazer de viver na cidade de Lisboa com a sua mulher Ana e os dois filhos.

Tiago Forjaz - Chief Dream Officer da MighTworld

É um empreendedor português que se tem dedicado a influenciar positivamente a sociedade através criação de empresas, iniciativas e instituições orientadas para um futuro mais feliz e sustentável através da gestão do talento. Atualmente é o Chief Dream do MighT - A New Talent World, cuja missão é desenvolver mecanismos de caracterização e ilustração do talento através do poder do crowdsourcing. No seu percurso fundou e geriu a rede social do talento global de Português - The Star Tracker - e é o instituidor da Fundação Talento. Tiago Forjaz foi co-criador da Jason Associates, depois de passar por empresas de reconhecido prestigio internacional como a Heidrick & Struggles e a Michael Page International.