Siga-nos

Perfil

Click Portugal

Click Portugal

Dez coisas que vão mudar o retalho: a presença do self-service

  • 333

Xolitos

Quiosques interativos para encomendas ou para moldar o seu produto vão ser presença assídua nas lojas. É o sexto de 10 artigos que ao longo desta semana vão apresentar as mudanças que se avizinham no retalho

Se é certo que a esfera digital representa uma parte essencial do futuro do retalho, é importante perceber que as lojas como as conhecemos não vão desaparecer. Vão é ganhar novas funcionalidades para ir de encontro aos desejos de mudanças apresentados pelos consumidores num estudo da Accenture: 37% acreditam que a experiência pode ser melhorada com aspetos, como, por exemplo wi-fi gratuito ou integração com meios digitais.

Um dos aspetos em que os responsáveis por esta área estão a trabalhar é no desenvolvimento de quiosques interativos que ajudem os clientes a resolver rapidamente problemas que, de outro forma, exigiriam mais tempo dispensado. Entrar facilmente em contacto com outras lojas para perceber se o produto que querem existe lá, encomendar coisas que não estejam em stock para receber em casa ou criar uma versão personalizada do que querem comprar.

Atualmente, só 6% inclui este tipo de assistentes digitais mais avançados mas a tendência é de mudança. As possibilidades são muitas e as empresas tentam perceber as melhores formas de as aproveitar.