Siga-nos

Perfil

Click Portugal

Click Portugal

Dez coisas que vão mudar o retalho: a chegada das montras interativas

  • 333

Xolitos

Ir às compras vai passar a ser uma experiência em que cada produto tem algo a dizer. É o quinto de 10 artigos que ao longo das próximas duas semanas vão apresentar as mudanças que se avizinham no retalho

Os retalhistas trabalham para transformar uma ida aos seus espaços físicos numa experiência mais imersiva e em que o consumidor ganha novas possibilidades de ligação ao produto. Este é um desejo comum a mais de um terço das pessoas entrevistados num estudo da Accenture. 34% dos retalhistas deve melhorar a experiência nas lojas e os clientes querem a possibilidade de utilizar dispositivos móveis ou ter ferramentas interativas como parte integrante da sua experiência de consumo.

Um dos aspetos que, no futuro próximo, pode fazer parte das suas lojas, são ecrãs colocados ao lado dos produtos que podem ser acionados por telemóvel, por exemplo, para contar a origem daquele item ou os cuidados de produção envolvidos. Vão ainda existir montras interativas táteis para estas informações, ou para encomendar produtos que não se encontrem em stock.

Atualmente, só em 5% das lojas se pode procurar produtos através do smartphone. E os clientes querem esta capacidade interativa. Não admira, por isso, que 63% dos consumidores admita mudar parte das suas compras para lojas que ofereçam estes serviços.