Siga-nos

Perfil

Click Portugal

Click Portugal

Dez coisas que vão mudar na banca: segurança na ponta dos dedos

  • 333

Xolitos

Reconhecimento por impressão digital ou por assinatura electrónica vão ser comuns nos bancos do futuro. É o segundo de 10 artigos que ao longo das próximas duas semanas apresentam as mudanças que se avizinham na banca

Imagine que entra no banco e quer realizar uma série de operações mas esqueceu-se de levar os documentos necessárias para autenticar tudo. Não há problema. Basta levantar um dedo, coloca-lo no aparelho, e esperar que apareça o seu nome e a autorização. Pode parecer um cenário de ficção científica mais vai ser algo cada vez mais presente.

Uma vez que, em 2017, estima-se que 75% das quebras de segurança estejam ligadas a dispositivos móveis, estão a ser desenvolvidos mecanismos de segurança sem paralelo para garantir que todas estas transações decorrem com o máximo de sigilo. Além de disponíveis nestes aparelhos, vão ser também presença regular em qualquer agência bancária.

O reconhecimento de impressões digitais é um deles. Vai permitir ter acesso a documentos na cloud, reconhecer e digitalizar documentos e ver toda a sua informação. A assinatura electrónica também será um instrumento essencial para dar mais garantias enquanto o reconhecimento ocular é algo que já começa a ser estudado.