Siga-nos

Perfil

Carro do Ano 2016

Carro do Ano

Saiba qual é o Carro do Ano 2018

DR

Seat Ibiza, um apuro da quinta geração é o vencedor

Terminou a 35ª edição do Essilor Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal com a divulgação, quinta-feira à noite, em Lisboa, dos vencedores do concurso deste ano. Foi uma das mais participadas de sempre com 31 modelos em competição, apresentados por 15 marcas. Destes tinham sido escolhidos há oito dias os sete finalistas: Citroen C3 Air Cross, Hyundai Kauai, Kia Stinger, Seat Ibiza, Skoda Kodiak, Volkswagen T-Roc e Volvo XC 60. A escolha do júri recaiu num modelo com uma longa tradição de sucesso em Portugal, o Seat Ibiza que, desta forma sucede ao Peugeot 3008 como Carro do Ano.

Nas diferentes categorias e conforme se desenvolve nestas páginas os vencedores foram os seguintes: Seat Ibiza (Citadino), Honda Civic Type R (Desportivo), Kia Niro PHEV (Ecológico), BMW 520 D (Executivo), Hyundai i 30 SW (Familiar) e Skoda Kodiak (SUV/Crossover).

O prémio Inovação e Tecnologia distinguiu a segunda geração do sistema Emergency Assist da Volkswagen presente em modelos como Golf ou o Arteon, o qual consegue detectar situações em que o condutor pareça ter deixado de reagir (por desmaio, adormecimento, etc) e executa uma paragem de emergência gradual e devidamente assinalada aos outros veículos para evitar acidentes.