Siga-nos

Perfil

Carro do Ano 2016

Inscritos

Espírito rodster

  • 333

O popular roadster da Mazda regressa com a sua quarta geração. Mais leve, com motores mais eficientes e com novas tecnologias de auxílio à condução, o MX-5 permanece fiel ao espírito roadster - um descapotável de dois lugares, motor dianteiro, tração traseira, leve e ágil para proporcionar uma condução divertida em estradas sinuosas

A MAZDA tem em curso uma profunda renovação da sua gama e um dos seus mais icónicos produtos não podia ficar à margem deste ciclo.
A quarta geração do Mazda MX-5 permanece fiel aos princípios fundamentais que fizeram dele um notável caso de sucesso nas duas últimas décadas. A reencarnação moderna do espírito roadster dos ligeiros descapotáveis ingleses da década de 60. Um descapotável de dois lugares, tração traseira, de construção leve e condução divertida são os princípios gerais sobre os quais a Mazda desenvolveu esta nova geração do MX-5.

Com um visual que recebe as coordenadas do design Kodo e a incorporação da tecnologia SKYACTIV nos motores e chassis, o novo Mazda MX-5 promete um comportamento dinâmico ainda mais envolvente.
Mais curto e mais leve cerca de 100 kg do que a anterior geração o Mazda MX-5 recebe dois motores de quatro cilindros atmosféricos - um bloco 1.5 com 131 cv e o mais potente 2.0 com 160 cv. Para concorrer a esta edição do Essilor Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal a Mazda inscreve a versão menos potente, mas mais acessível e económica, com médias anunciadas de consumo de 4,9 l/100 km.

A transmissão é exclusivamente manual de seis velocidades e todo o chassis e suspensão foram renovados para assegurar um maior eficácia em traçados sinuosos, o ecossistema natural deste Mazda MX-5.
A agilidade e o equilibrio são, segundo a Mazda, elevadas a uma nova fasquia, num modelo que vê a sua aerodinâmica apurada, bem como uma mais correcta distribuição de pesos entre os dois eixos - 50 por cento à frente e 50 por cento atrás. A inércia está também maisbaixa, tal como o centro de gravidade.

No habitáculo deste descapotável de dois lugares e capota de lona, a Mazda operou também uma profunda renovação, desenhando um cockpit mais orientado para o condutor, que continua, como tradicionalmente, a beneficiar de uma posição baixa de condução.
A segurança, os sistemas de auxílio à condução e os equipamentos de conforto e entretenimento a bordo foram também reforçados, com destaque para o sistema de segurança activa i-Activsense que promete "considerável proteção passiva para passageiros, assim como para os peões."

A aplicação do conceito heads-up cockpit usado noutros Mazda ajuda o condutor a retirar o máximo de toda a tecnologia do veículo, mantendo-se sempre concentrado na estrada, enquanto o sistema de conectividade MZD Connect permite o acesso seguro à internet através do comando rotativo ou por controlo de voz.

Os preços do Mazda MX5-5 iniciam-se nos 25 mil euros e estendem-se até aos 40 500 euros da versão mais equipada.

Mazda MX-5 1.5 SKYACTIV-G (131 CV) MT EXCELLENCE NAVI

Motor: Quatro cilindros gasolina, 1496 cc

Potência: 131 cv/7000 rpm

Aceleração 0-100 km/h: 8,3 s

Velocidade Máxima: 204 km/h

Consumo Médio: 4,9 l/100 km

Emissões CO2: 139 gr/km

Preço: 30 560 euros