Siga-nos

Perfil

Carro do Ano 2016

Inscritos

Maior e mais eficaz

  • 333

O novo Audi A4 Avant cresceu em tamanho, espaço a bordo e em capacidade tecnológica, mas perdeu peso. Esta “dieta” permite-lhe reduzir os consumos sem sacrificar as performances e as qualidades dinâmicas. O que também cresceu foi a bagageira, cuja capacidade oscila entre os 505 litros e os 1510 litros com os bancos traseiros totalmente rebatidos. O Audi A4 Avant 2.0 TDI 190 cv concorre também ao prémio Carrinha do Ano

A Audi aposta forte nesta edição do Essilor Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal, inscrevendo nada menos do que três versões que pretendem repetir o sucesso do Audi A4 em 1996 e do Audi TT em 1999, as “temporadas” em que a marca de Ingolstadt conquistou o prémio de Carro do Ano em Portugal. Desta vez, a ofensiva alemã traduz-se no Audi A4, no Audi Q7 e também no Audi A4 Avant, uma carrinha de grandes dimensões e baixo peso, capaz de oferecer prazer de condução, economia de utilização e qualidade de vida a bordo. Estes são argumentos normalmente valorizados pelo Júri, composto por 19 jornalistas em representação de outros tantos meios de comunicação social.

Tal como a versão berlina do Audi A4, a Avant beneficia de um novo pacote tecnológico e da nova filosofia da mais recente geração do bestseller da marca dos anéis. Um novo chassis, uma carroçaria de maiores dimensões, capaz de oferecer maior habitabilidade, conjugada com uma geração de motores mais eficaz em que os consumos sofrem reduções até 21 por cento, em relação à geração anterior do A4, são pontos fortes deste candidato. A maior eficiência e agilidade dinâmica deve-se ao recurso a materiais de construção mais leve que permitiu reduções substanciais de peso em toda a gama.

As apreciadas qualidades dinâmicas do Audi A4 Avant são servidas por uma gama de motores competente e diversificada, que inclui a nova geração de propulsores TFSI a gasolina e os tradicionais blocos TDI, revistos e melhorados para melhorar as performances e reduzir consumos. A gama inclui ainda versões de tração dianteira e integral (com o sistema quattro) e caixas manuais de seis velocidades ou automática de dupla embraiagem s tronic e a mais evoluída Triptonic. Para enfrentar a concorrência nesta eleição a Audi escolheu a versão equipada com o motor 2.0 TDI de 190 cv, capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 7,9 segundos e realizar consumos médios (anunciados) de 4,2 l/100 km.

A tecnologia de auxílio à condução, os sistemas de segurança e as soluções de conectividade e infoentretenimento foram também atualizadas, recorrendo a sistemas normalmente só disponíveis em segmentos superiores. Destaque para o novo sistema MMI de controlo dos sistemas de informação e entretenimento e para o novo cockpit virtual Audi.

No que respeita aos valores específicos das versões carrinha, a capacidade da bagageira aumentou significativamente, oscilando entre os 505 litros e os 1 510 litros. A cobertura elétrica da bagageira está incluida no equipamento de série enquanto o sensor de movimento para abrir e fechar o portão da bagageira é um opcional.

Estes são alguns dos trunfos que o Audi A4 Avant vai esgrimir no Essilor Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal e também na classe Carrinha do Ano, onde defronta o Hyundai i40 SW, o Skoda Fabia Break e o Skoda Superb Break.


Audi A4 Avant 2.0 TDI 190 cv

Motor: Quatro cilindros Diesel, 1968 cc

Potência: 190 cv/3800 rpm

Aceleração 0-100 km/h: 7,9 segundos

Velocidade Máxima: 231 km/h

Consumo Médio: 4,2 l/100 km

Emissões CO2: 109 gr/km

Preço: 48 930 euros