Siga-nos

Perfil

Carro do Ano 2016

Carro do Ano 2016

Grande montra de tecnologia

  • 333

Verdadeira montra de tecnologia, o SUV de luxo da Volvo estreia uma nova plataforma e um conjunto de novas tecnologias, com destaque natural para as inovações em matéria de segurança, como sejam, por exemplo, o sistema de travagem noturna para automóveis, peões e ciclistas ou o sistema de travagem automática nos cruzamentos. O Volvo XC90 concorre ainda à classe Crossover do Ano, onde irá enfrentar os seguintes concorrentes: Audi Q7, FIAT 500X, Hyundai Santa Fe, Honda HR-V, Mazda CX-3 e Kia Sorento

O Volvo XC90 é o primeiro modelo da marca sueca a estrear a nova plataforma SPA, cujo custo de desenvolvimento foi idêntico ao da construção da ponte de Oresund que liga a Suécia à Dinamarca. Isto atesta bem a importância do novo modelo e da tecnologia que incorpora para concorrer no restrito mercado dos SUV de luxo.

Com uma carroçaria de grandes dimensões - 4,95 metros de comprimento - e uma configuração de sete lugares o novo XC 90 é um todo-o-terreno de grande porte que aposta no alto nível de conforto, na segurança e no conteúdo tecnológico.

Sendo a inovação em matéria de segurança uma das marcas do código genético da Volvo, o XC90 apresenta funções em estreias mundiais, como sejam o sistema de travagem noturna para automóveis, peões e ciclistas ou o sistema de travagem automática nos cruzamentos.

As inovações não se ficam por aqui, já que o Volvo XC90 é uma autêntica montra de tecnologia automóvel, como o curioso exemplo da chave vermelha que permite limitar algumas utilizações do automóvel, por exemplo, a velocidade máxima e o volume de áudio, bom para quando se empresta o carro aos filhos ou alguém para o ir estacionar.

Graças à câmara de 360 graus e ao novo Adaptive Cruise Control com Pilot Assist dá ao condutor uma experiência de condução semi-automática, ao seguir automaticamente o veículo da frente em tráfego de pára-arranca. A aceleração, travagem e agora também a direção são controladas automaticamente.

No habitáculo, não faltam também inovações, com destaque para o sistema Sensus que incorpora um novo ecrã táctil a partir do qual é possível controlar a maior parte das funções do veículo. Outras novidades dignas de nota são o sistema de qualidade do ar, os bancos com absorção da energia de impacto, ou a altura da traseira ajustável que facilita as operações de carga e descarga da bagageira.

O Volvo XC90 está servido por uma nova suspensão pneumática com função de nivelamento automático e que parametrizada com outras variáveis - tração, direção e aceleração - permite ao condutor configurar vários modos de condução em função do tipo de piso e de condução que se pretende imprimir.

No capítulo dinâmico, as novidades são substanciais. De acordo com a Volvo "O novo XC90 é 125kg mais leve do que a versão anterior e 200kg abaixo dos principais concorrentes, isto contribui igualmente para mais economia no consumo.

O XC90 está ainda disponível com 4 motores (D4, D5, T5 e T6) de 2 litros e 4 cilindros super eficientes. Todas as opções de motor vêm equipadas de série com caixa automática de 8 velocidades e todas as versões incluem tração integral, com exceção do motor D4.
O XC90 está também disponível com tração às rodas dianteiras na motorização D4 FWD e na versão T8 Plug-In."

O novo XC90 concorre também à classe Crossover do Ano com a sua versão D5 de 225 Cv e terá pela frente os seguintes adversários: Audi Q7, FIAT 500X, Hyundai Santa Fe, Honda HR-V, Mazda CX-3 e Kia Sorento.

Volvo XC90 D5 AWD Inscription

Motor: Quatro cilindros em linha, 1969 cc

Potência: 225 cv/4250 rpm

Aceleração 0-100 km/h: 7,8 s

Velocidade Máxima: 220 km/h

Consumo Médio: 5,8 l/100 km

Emissões CO2: 152 gr/km

Preço: 82 461 euros