Siga-nos

Perfil

Carro do Ano 2016

Carro do Ano 2016

Forma com novo recheio

  • 333

O Fiat 500 é um citadino de quatro lugares e duas portas, disponível em versões berlina e cabrio, que recebeu em 2015 uma completa atualização estética e tecnológica. Mantendo-se fiel às linhas que o transformaram num ícone italiano, o novo Fiat 500 incorpora agora uma série de novos equipamentos de segurança e auxílio à condução, bem como um novo sistema de infoentretenimento e conectividade. A gama de motores foi também revista de forma a baixar os consumos e as emissões, sem prejuízo das prestações. A versão a concurso monta um propulsor a gasolina com 69 Cv de potência, a mesma que concorre à classe Citadino do Ano com modelos como Hyundai i20, Honda Jazz, Mazda2, Nissan Pulsar, Opel Karl e Skoda Fabia

No dia 4 de Julho de 1957 iniciou-se uma história que está prestes a cumprir 60 anos. A história de um "pequeno grande carro", de que foram vendidas mais de 3,8 milhões de unidades, transformando-o num verdadeiro ícone da indústria e cultura italiana e europeia do pós-guerra.

Em 2007 a Fiat decidiu fazer renascer o lendário 500 para uma nova encarnação deste citadino e agora, em 2015, o Fiat 500 recebe uma completa atualização com que pretende manter-se na crista da onda da oferta de citadinos no mercado europeu.

A renovação do Fiat 500 contemplou sobretudo o design, o habitáculo, o conteúdo tecnológico e a gama de motores.

Disponível em versões berlina e cabrio, o novo Fiat 500 conserva as mesmas dimensões do modelo que substitui, mas oferece um bom pacote de novidades: "O Novo 500 apresenta cerca de 1800 novos elementos, todos estudados para valorizar a originalidade e, ao mesmo tempo, conferir ao modelo um estilo ainda mais requintado. São novos os faróis dianteiros, com luzes diurnas com LED, as luzes traseiras, as cores, o tabliê, o volante, os materiais: atualizações substanciais, portanto, mas fiéis ao inconfundível estilo 500."

O design da secção frontal e traseira mudaram, mas não comprometem a assinatura inconfundível do Fiat 500. O habitáculo foi também amplamente revisto: "A começar pelo design do tabliê, que pode agora integrar o inovador sistema de infoentretenimento Uconnect com ecrã de 5”, táctil na versão Lounge, que garante grande visibilidade e se insere harmoniosamente num conjunto estudado com cuidado e ergonomia", explica a Fiat.
As possibilidades de padronização, ao gosto do cliente, continuam a ser uma das pedras de toque do Fiat 500, que recebe também novos sistemas de auxílio à condução e de segurança ativa e passiva.

Para sublinhar o seu carácter de citadino económico, a Fiat dotou-o de uma gama de motores mais eficientes, que anunciam menores consumos e emissões mais reduzidas. "Acoplados a caixas mecânicas de 5 ou 6 velocidades, ou à caixa robotizada Dualogic, na altura do lançamento a gama de motores compreende o 1.2 de 69 Cv, o TwinAir de dois cilindros e 85 Cv ou 105 Cv e o 1.2 de 69 Cv EasyPower (GPL/gasolina). Num segundo momento, a gama do Novo 500 ampliar-se-á com duas motorizações: 1.2 de 69 cv em configuração ”Eco” e 1.3 16v Multijet II turbodiesel de 95 cv."

Para esta eleição a Fiat inscreveu a versão 1.2 Lounge de 69 Cv que anuncia médias de consumo de 4,9 l/100 km e que concorre também à classe Citadino do Ano onde enfrenta: Hyundai i20, Honda Jazz, Mazda2, Nissan Pulsar, Opel Karl e Skoda Fabia.

Fiat 500 1.2 Lounge

Motor: Quatro cilindros em linha, gasolina, 1242 cc

Potência: 69 Cv/5500 rpm

Aceleração 0-100 km/h: 12,9 s

Velocidade Máxima: 160 km/h

Consumo Médio: 4,9 l/100 km

Emissões CO2: 115 gr/km

Preço: 15 560 euros