Siga-nos

Perfil

Carro do Ano 2016

Carro do Ano 2016

Citadino de espírito familiar

  • 333

O Karl é o novo modelo de entrada de gama da Opel. Com 3,68 metros de comprimento, carroçaria de cinco portas e lugar para cinco passageiros, o Karl confia ao novo motor tricilindrico de 75 cavalos a responsabilidade de uma mobilidade "despachada" e económica. Os equipamentos de segurança e conforto são outras apostas da Opel que integra neste seu citadino sistemas como o IntelliLink e o Opel OnStar, normalmente reservados a segmentos superiores. O Karl concorre ainda à classe Citadino do Ano onde enfrenta rivais como o Fiat 500, Hyundai i20, Honda Jazz, Mazda2, Nissan Pulsar e Skoda Fabia

Com o novo Karl a Opel completa a sua oferta de citadinos, corporizada num verdadeiro triunvirato de automóveis utilitários e modernos - juntamente com o Adam e o Corsa. Com 3,68 metros de comprimento e 1,48 m de altura o Karl é um citadino de cinco portas e espaço a bordo para cinco pessoas, graças à inteligente exploração do espaço a bordo e às cotas de habitabilidade, que apesar das suas dimensões compactas, é possível oferecer.

A nova arquitetura da plataforma do modelo de entrada de gama da Opel tem uma distância entre eixos de 2385 mm, o que tem reflexos positivos não só na habitabilidade como também no desempenho dinâmico.

O banco do condutor e a coluna da direção são reguláveis e existem fixações para duas cadeiras de criança ISOFIX nos lugares traseiros. O banco traseiro de costas rebatíveis com divisão assimétrica (60:40) permite ampliar e tornar mais versátil a bagageira, cuja capacidade pode ascender ais 1013 litros com arrumação até ao tejadilho.

No habitáculo foram criadas múltiplas soluções de arrumação, "tais como o espaço suplementar por cima do porta-luvas ou as grandes bolsas das portas dianteiras." O Karl possui ainda vidros traseiros de abertura descendente.

No capítulo dinâmico o Opel Karl reivindica boas prestações, quer no domínio das acelerações e recuperações, quer na economia. O baixo peso (939 kg) e o novo motor tricilindrico a gasolina de 75 cv de baixa cilindrada constituem a quintessência do espírito familiar: "Com configuração ecoFlex, que consiste num estabilizador aerodinâmico dianteiro otimizado, num estabilizador aerodinâmico no tejadilho e em pneus de baixa resistência ao rolamento, o KARL consome apenas 4,5 litros de gasolina a cada 100 km e emite 104 g/km de CO2, em ciclo misto. A caixa de cinco velocidades acoplada a este motor é nova, oferecendo um comando especialmente rápido e suave".

Para sublinhar o espírito familiar do seu novo citadino a Opel dotou o Karl de um bom recheio tecnológico em matéria de equipamentos de conforto e segurança. "Além de sistemas de série como o ABS, o controlo de tração TCPlus, o programa eletrónico de estabilidade ESPPlus e a assistência ao arranque nas subidas (“Hill Start Assist”), o KARL pode ser ainda equipado com outro sistema de segurança: o de aviso de saída de faixa."

Outras opções interessantes são o sistema de informação e entretenimento IntelliLink de nova geração e o serviço de assistência e conectividade Opel OnStar, sistemas que, segundo a Opel "definem novos padrões de conectividade no segmento dos mini".

O Karl concorre ainda ao prémio Citadino do Ano, onde enfrenta os seguintes adversários: Fiat 500, Hyundai i20, Honda Jazz, Mazda2, Nissan Pulsar e Skoda Fabia.

Opel Karl 1.0 75 Cv

Motor: Três cilindros gasolina, 999 cc

Potência: 75 cv/ 6500 rpm

Aceleração 0-100 km/h: 13,9 segundos

Velocidade Máxima: 170 km/h

Consumo Médio: 4,5 l/100 km

Emissões CO2: 104 gr/km

Preço: 11 850 euros