Siga-nos

Perfil

Expresso

Projeto 20+20

Como concorrer aos fundos comunitários?

  • 333

Ao longo das próximas sextas-feiras, perceba em cinco guias práticos como funciona todo o processo de candidatura ao Portugal 2020, da inscrição no Balcão 2020 à gestão dos fundos. Acompanhe no Expresso Diário, e online, o projeto 20+20, criado pelo Expresso e pelo BCP Capital

O maior programa de fundos comunitários de apoio à economia portuguesa está em vigor desde 2014 e estende-se por seis anos. Portugal 2020 tem mais de 25 mil milhões de euros para financiar projetos no país e dirige-se, em particular, à competitividade das empresas portuguesas. Os grandes objetivos passam, além da promoção da competitividade e internacionalização, pela inclusão social e emprego, capital humano, sustentabilidade e eficiência no uso dos recursos num cenário de desenvolvimento a longo prazo.

Qual é o primeiro passo?
É aceder ao site do Portugal 2020. De seguida é aconselhável que consulte a página que indica as candidaturas que estão abertas para perceber os programas disponíveis e escolher aquele a que se pretende propôr.

Como posso saber as regras em pormenor?
É aconselhável também ter a noção que cumpre todos os requisitos exigidos com a consulta atenta dos regulamentos.

Onde me inscrevo dentro do site?
No Balcão 2020. É aqui que terá que registar a sua empresa com recurso à senha fiscal atribuída pela Autoridade Tributária e Aduaneira. Lá estão disponíveis os formulários de candidatura em que terá que seguir cuidadosamente as diversas etapas. Tenha tudo o que é preciso à mão para que nada falhe, pois toda a documentação e garantias bancárias são pedidas num único momento.


Há documentos além dos exigidos que podem fazer a diferença?
Uma declaração de intenção de financiamento bancário (que estabelece a receção dos projetos e a disponibilidade dos bancos para a respetiva análise) ou que estabeleça peremptoriamente os méritos económicos ou sociais do projeto também podem ser incluídos e ter relevância na apreciação.

Até 26 de fevereiro, o Expresso e o BCP Capital vão contar histórias de 20 empresas que já ganharam os fundos do Portugal 2020 e têm projetos para inovar e internacionalizar. E estes cinco guias práticos, caso deseje candidatar-se aos fundos