Anterior
Miguel Martins comenta o Expresso desta semana
Seguinte
Cavaco: "País precisa de manter a estabilidade política "
Página Inicial   >  Atualidade / Arquivo   >   Inglês diz que Portugal tem 'roda' para bebés

Inglês diz que Portugal tem 'roda' para bebés

"Os dados não são verdadeiros. A chamada 'roda' já não existe desde 1867 no nosso país", afirma Dulce Rocha, do Instituto de Apoio à Criança.
|

Kevin Browne, investigador britânico da Universidade de Nottingham que há dois anos estuda o abandono de crianças na União Europeia, coloca Portugal numa lista de onze países onde continua a ser possível para os pais deixar os bebés indesejados numa espécie de caixa semelhante à 'roda' usada na Idade Média.

Além de Portugal, também a Itália, Alemanha, Áustria ou Bélgica são, segundo este investigador, países onde a 'roda' é ainda uma prática corrente.

"Os dados não são verdadeiros. A chamada 'roda' já não existe desde 1867 no nosso país", afirma Dulce Rocha, do Instituto de Apoio à Criança.

Um relatório da ONU revelou esta semana que em 12 anos, mais de 400 crianças europeias foram deixadas nesses dispositivos.

 


Opinião


Multimédia

Voámos num F-16

Um piloto da Força Aérea voou com uma câmara GoPro do Expresso e temos imagens inéditas e exclusivas para lhe mostrar num trabalho multimédia.

Salada de salmão com sorvete de manga

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Por faróis nunca dantes navegados

São a salvaguarda dos navegantes, a luz que tranquiliza o mar. Há 48 faróis em Portugal continental e nas ilhas. Este é um acontecimento único: todos os faróis e 1830 km de costa disponíveis num mesmo trabalho. Para entendê-los e vê-los, basta navegar neste artigo.

Parecem casulos onde gente hiberna à espera de ver terra

No Porto de Manaus não há barcos, mas autocarros bíblicos que caminham sobre água. Têm vários andares e estão cheios de camas de rede que parecem casulos onde homens, mulheres e crianças aguardam o destino. E há gente a vender o que houver e tiver de ser junto ao Porto. "Como há Copa, tem por aí muito gringo que vem ter com 'nóis'. E então fica mais fácil vender"

O adeus de Lobo Antunes às aulas de medicina

O neurocirurgião deu terça-feira a sua "Última Lição" no auditório do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na véspera de deixar o seu trabalho no serviço nacional de saúde.

Jaguar volta a fabricar desportivo dos anos 60

Até ao verão será fabricado um número limitado de desportivos Jaguar E-Type Lightweight, seguindo todas as especificações originais, incluindo a continuação do número de série das unidades produzidas em 1963.

"Naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas"

Mais do que uma manifestação, o 'primeiro' 1º de Maio é recordado como a grande festa da Revolução dos Cravos, quando o povo saiu às ruas em massa e a união das esquerdas era um sonho possível. "O 1º de Maio seria mais uma primeira coisa, porque naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas." Foi há 40 anos.

Este trabalho não foi visado por qualquer comissão de censura

Aquilo que hoje é uma expressão anacrónica estava em relevo na primeira página do "República", a 25 de Abril de 1974: "Este jornal não foi visado por qualquer comissão de censura". Quarenta anos depois da Revolução, veja os jornais, ouça os sons e compreenda como decorreu o "dia inicial inteiro e limpo", como lhe chamou Sophia. O Expresso falou ainda com cinco gerações de 40 anos e percorreu a "geografia" das Ruas 25 de Abril de todo o país, falando com quem lá mora. Veja a reportagem multimédia.


Comentários 28 Comentar
ordenar por:
mais votados
RODA PARA BEBÉS EM PORTUGAL?
E o que se chama o PM de Inglaterra esquecer-se da filha num pub? O que se chama aos pais ingleses que deixaram a Madelene e 2 irmãos em casa sozinhos, e quando chegaram só tinham lá 2? Estes beefs estejam calados!
Re: RODA PARA BEBÉS EM PORTUGAL?
Este
Anedota deve viver noutra galáxia, pois esquece o que os seus compatriotas já deram que falar ao mundo.
Roda dos enjeitados?
Afinal, existe ou não existe essa tal roda para bebês? Negativa de um lado, informação positiva da ONU, e como ficamos? A notícia deveria ser mais consistente.
Re: Roda dos enjeitados?
Re: Roda dos enjeitados?
Re: Roda dos enjeitados?
Re: Roda dos enjeitados?
Re: Roda dos enjeitados?
Re: Roda dos enjeitados?
Re: Roda dos enjeitados?
Re: Roda dos enjeitados?
Re: Roda dos enjeitados?
Re: Roda dos enjeitados?
E não só
...Portgual também tem aquele espaço que fica nesmo no meio da roda, para bébés claro.
Medíocres
Como é que alguém ainda leva a sério as centenas de ingleses e americanos obscuros que lançam estas atoardas em busca de protagonismo (ou pior)
Ignorar a Ignorância
De facto a melhor forma de responder a este tipo de provocações só pode ser a de ignorar este tipo de noticias e fazer um estudo sério sobre os habitos dos pais relativamente ao filhos no que toca a praticas lesivas da integridade fisica dos mesmos. Não seria surpreendente ver que os trogloditas ingleses tem por habito abandonar os filhos para poderem ir para os copos com os Amigos ou como lhes dão medicamentos para adormecerem (ou antes não acordarem) e poderem estar descansados.
?????
Estou a comentar o tema com uma amigo meu que é corrector de bolsa e que conhece o investigador em questão.

Afirma que Kevin Browne é um homem com educação e que não entende como pode ter proferido tal frase sem provas.

Que talvez o contexto fosse outro e estivesse a relacionar o facto de nos dizermos católicos e permitirmos o aborto.

Que ingleses têm alguma fricção com os franceses e espanhóis mas que respeitam os portugueses. Que nós portugueses somos uma comunidade muito respeitada em Inglaterra.

Neste momento discutimos a forma como os ingleses tem feito a sua politica mundial. Por exemplo vendendo opio aos chineses.

Re: ?????
Talvez o contexto tenha a ver com esta notícia?
Onde?
Esse inglês ,deveria informar ,onde está a roda(caixa).
Eu dava-lhe duas chapadas....
Terá a ver com esta notícia?
No reino de sua Magestade abundam os disparates.
Os ingleses não são exemplo para ninguém. Aceito mais que uma mãe , por razões económicas deixe o filho algures para alguém tomar conta dele, que pais que deixam os filhos para ir beber copos com os amigos, e depois os esquecem.
Este " moço " british
esteve de férias no Algarve e apanhou muito sol na moleirinha.
Depois viu tudo " a roda " e acabou por perder a consciência do local em que se encontrava.
Só pode ser.
PS- Isto considerando que o periodo de observação foi antes da entrada em funções deste governo, do senhor dos Passos, porque depois da receita troikista que nos leva ao empobrecimento tudo é possível.
LOL.
Re: Este
Re: Este
'roda' já não existe desde 1867
Pois...a avaliar pelas notícias dos jornais, foi substituída pelo caixote do lixo...antes a "roda" !
Cuidado com os Ingleses
Portugal tem é muitos Ingleses referenciados como pedófilos, segundo a policia Inglesa. Será que........
Comentários 28 Comentar

Últimas


Pub