26/05/2012 atualizado às 1:56
Página Inicial » Blogues » Ré em causa própria » Bullying: Leandro Filipe podias ser tu

Bullying: Leandro Filipe podias ser tu

Há uma pequena notícia que se torna monstruosa: a do menino de 12 anos que se atirou ao rio Tua porque sofria violência fisica e psicológica (bullying) dos colegas na escola.

Adelina Barradas de Oliveira
1:36 Sexta feira, 5 de março de 2010
Ré em causa própria - <i>Bullying</i>: Leandro Filipe podias ser tu

Dói muito o que vai acontecendo pelo Mundo.

Doeu o terramoto no Haiti, doeu e dói a catástrofe na Madeira, dói o terramoto no Chile e dói o mau tempo pela Europa.

Mas há uma pequena notícia que se torna monstruosa: a do menino de 12 anos que se atirou ao rio Tua porque sofria violência fisica e psicológica (bullying) dos colegas na escola.

Deviam actuar em grupo, rir-se às gargalhadas e achar um piadão, os palermas.

É assim, sentem-se grandes, fortes e "giros" por sujeitarem os que estão sozinhos ou são menos agressivos, a situações vexatórias e cruéis.

Falamos muito de menores, e de "não à violência contra os menores e crianças" mas, poucas vezes nos lembramos,  que essa violência é exercida por outros menores e que se pode  tornar destrutiva e fatal.

Há algo que devemos ter em conta, como temos em conta num autor de crimes de abuso sexual: - esses actos de violência fisica e psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully ou "valentão") ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender, têm por autores muitas vezes  as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões porque  também são vítimas de bullying pela turma.

Que andamos a ensinar aos nossos filhos e aos nossos alunos?

Que se deve proteger os mais novos e mais fracos ou, pelo contrário que os devemos praxar, rebaixar, envergonhar agredir porque a lei que prevalece é a do mais forte e a do que está melhor e mais "acompanhado"?

Protecção legal para isto. Sim há. E há crime que enquadre, sim. Tudo depende para a punição da idade do menor que o pratica.

Mas não será melhor a prevenção social para isto e, um severo castigo a estes garotos mal educados que levam os outros ao desespero?

Que pensam os pais deste assunto?

Estão atentos? Estamos todos atentos?

Que menores estamos a formar?

Que adultos somos nós que formamos estes menores?

Onde andam valores como a coragem, a ajuda ao próximo, a honra, o orgulho em ser  honesto. Onde anda a vontade de ser solidário? Onde anda a vontade de ser em conjunto. A coragem de enfrentar a maldade e a injustiça de actos mesmo que venham de amigos?

Onde anda o saber sacrificar-se pelos outros?

O saber ajudar e ser herói apenas porque se fica em segundo plano?

Onde anda o altruísmo? E a vergonha? Onde anda?

Alertemos os nossos menores para estas situações e o dever de as denunciar e evitar.

Alertemo-nos com uma simples frase: - "A culpa também pode ser TUA.

Faça login pelo Facebook e comente este artigo!
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
ordenar por:
mais votados ▼
Eu fui Leandro Lima!
lord byron (seguir utilizador), 3 pontos (Bem Escrito), 14:52 | Sexta feira, 5 de março de 2010
Existiram alturas em que o caminho podia ter sido o mesmo. Mas em 1978 (tenho hoje 44anos) a minha mãe teve que pagar 21 contos em vidros e bate chapa automóvel.
Num monte de pedras da calçada que estavam para ser colocadas, acertei em tudo o que mexia e até no que não mexia, dois foram para o hospital com a cabeça aberta e um partiu os óculos (estes danos a minha mãe disse que só pagaria se um juiz mandasse, pois os pais dos petizes não tinham dado por nada quando a vitima era eu).
Quer queiram quer não um Bully (na altura o termo ainda não existia, mas as atitudes, já!) só percebe uma língua e não são os professores, o estado e muitas vezes até os pais que a conseguem falar. Só um “enxerto” de porrada monumental pode fazer a diferença na educação de um petiz assim, de preferência dado por alguém verdadeiramente inesperado.
 
 Regras da comunidade
    errata    Ver comentário
lord byron (seguir utilizador), 2 pontos , 15:40 | Sexta feira, 5 de março de 2010
    Re: Eu fui Leandro Lima!    Ver comentário
rribeiro (seguir utilizador), 1 ponto , 15:11 | Sexta feira, 5 de março de 2010
    Re: Eu fui Leandro Lima!    Ver comentário
heidern (seguir utilizador), 1 ponto , 15:59 | Sexta feira, 5 de março de 2010
    Re: Eu fui Leandro Lima!    Ver comentário
ckage (seguir utilizador), 1 ponto , 18:52 | Sexta feira, 5 de março de 2010
    Re: Eu fui Leandro Lima!    Ver comentário
PAH (seguir utilizador), 1 ponto , 11:39 | Sábado, 6 de março de 2010
    Re: Eu fui Leandro Lima!    Ver comentário
Jchato (seguir utilizador), 1 ponto , 15:21 | Sábado, 6 de março de 2010
    Re: Eu fui Leandro Lima!    Ver comentário
mariafrade (seguir utilizador), 1 ponto , 10:50 | Segunda feira, 8 de março de 2010
O silêncio da cobardia politica
águiadois (seguir utilizador), 2 pontos (Interessante), 13:02 | Sexta feira, 5 de março de 2010
Adivinhava que ia escrever sobre o Leandro.
Num País de muitos ,mas poucos politicos,ninguém falou da sua (nossa) tragédia.
Nem a Escola,nem a Cãmara,nem a Ministra,nem o Presidente da República.
Neste quotidiano de politica pardacente e submissa ,Leandro deu um grito de morte contra a cobardia institucionalidada que criminosamente lhe ceifou a meninice e a alegria de viver.
Ninguém se vai sentar no banco dos réus.
A história de Leandro merecia ser contada e escrita.
Vamos a isso?
 
 Regras da comunidade
NÃO É FACIL. COMIGO FOI ASSIM
odisseia na terra (seguir utilizador), 2 pontos , 14:41 | Sexta feira, 5 de março de 2010
Para lá fui ainda em tenra idade. Tinha 6 nos quando percorri aquela grande alameda até chegar ao edifício principal q marca a paisagem do “meu” colégio. Desses tempos lembro-me dos sacerdotes preceptores com as suas vestes negras, do contacto com um idioma então ainda estranho, das lições pós horário escolar para rapidamente apanhar os meus colegas, do pai nosso e três aves marias logo pela manhãzinha, do toque dissimulado q a todos avisava que era a hora do Angellus. Fosse qual qual fosse o momento todos nos levantávamos como maquinas e debitávamos as orações próprias do meio dia, em voz alta e em uníssono… também me lembro dos primeiros anos em q pelo simples acto d ser estrangeiro e sine nobilitas me trouxeram momentos complicados especialmente com os meus colegas de ala. Os primeiros 4 anos foram terríveis. Sofri muito e muitas saudades tive d casa, da minha mãe e saudosa avó. Era alvo d chacota, d muitas brincadeiras parvas até q um certo dia… já com 10 anos, me lembro d estar no bar e um tal Miguel Prieto dirigir-se a mim depois d estar a sussurrar com o grupo de los vizcaínos. Aproximou-se e pôs o seu braço no sentido d me pedir para que me dirigisse ao balcão para fazer um pedido a contento d todos os seus amiguetes e que no fim assinasse…naquele dia tudo passou a ser diferente. O Prieto mal pôs a sua braço em cima do pescoço levou um intenso murro. Seus óculos foram esmagados na sua face e já prostrado ainda lhe pisei a mão. Desde esse dia tudo mudou, p muito melhor
 
 Regras da comunidade
Escola para agressores, Já!!
Nuvem Branca (seguir utilizador), 2 pontos (Bem Escrito), 14:50 | Sexta feira, 5 de março de 2010
O Ministério e os Professores têm que de uma vez por todas acabar com isto, por muito que custe o que tem que ser feito é afastar os identificados Agressores contínuos das escolas e criar no sistema de ensino escolas ou algo similar para estas crianças.
Custa muito mas tem que ser feito, existem centenas de crianças a sofrer imenso neste País por culpa do sistema que não as protege.

No meu tempo de aluno também existiam estes problemas mas comparar com o que se passa actualmente, no meu tempo eram uns anjinhos os agressores.

Aos agressores era dada uma segunda oportunidade, nova queixa e substanciada com provas era afastado da escola.

A permissibilidade que os actuais governais mais liberais dão à sociedade, é isto que se colhe.
Não se mude e cada dia será pior que o anterior.
 
 Regras da comunidade
Tenho vergonha
caprylm56 (seguir utilizador), 2 pontos , 15:49 | Sexta feira, 5 de março de 2010
Mas mais vergonha devem sentir os professores e auxiliares dessa escola, pois deviam ter uma atitude mais pedagógica em relação a estes abusos.
Quando se perde a noção do sentimento e da justiça a educação não avança.
No meu tempo o respeito e a educação era outra, e na escola os professores eram outros educadores, mas hoje a liberdade não lhes dá o direito de educar, e ainda serem insultados.
 
 Regras da comunidade
    Re: Tenho vergonha    Ver comentário
heidern (seguir utilizador), 1 ponto , 16:06 | Sexta feira, 5 de março de 2010
ENQUANTO SOCIEDADE , PEDIR DESCULPA AO LEANDRO
AUGUSTO ROSA (seguir utilizador), 2 pontos (Bem Escrito), 16:38 | Sexta feira, 5 de março de 2010
A REVOLTA QUE SINTO ,AS LÁGRIMAS QUE ME CAEM

NÃO CONSIGO DESCOBRIR AS PALAVRAS PARA-...

PARA A MÃE E FAMILIARES PRÓXIMOS UM BEIJO , UM ABRAÇO

SENDO QUE A MINHA DOR É ENORME

NÃO CONSIGO IMAGINAR A IMENSIDÃO DE TRISTEZA QUE OS QUE AMAVAM O LEANDRO ESTÃO A PASSAR

ONDE ESTIVERES , LEANDRO , PERDOA A ESSES COBARDES , OS ADULTOS

OS ADULTOS QUE VEJA-SE PERTENCEM A UM QUALQUER"CONSELHO"

QUE PERANTE ALERTAS DE OUTROS QUE COMO TU FORAM E SÃO VITIMAS DESTE NOVO TERRORISMO

DIZEM PÉROLAS COMO :SÃO COISAS DE MIÚDOS

NÃO VIERAM PEDIR DESCULPA PELA RESPONSABILIDADE OBJECTIVA E NÃO SE DEMITEM

E QUE DIZER DE UMA MINISTRA E DE UM GOVERNO QUE NÃO TEM UMA PALAVRA

NÃO ENTENDE A GRAVIDADE DESTE PROBLEMA

O RISCO DE QUE ESTA VIOLÊNCIA CRIE MONSTROS E TRAUMATIZADOS PARA O RESTO DA VIDA

ONDE ESTÁ A MINISTRA E O GOVERNO??

QUANTO A ESTES MIÚDOS AGRESSORES

NUM ENSINO ONDE OS PROFESSORES FOSSEM FORTES E RESPEITADOS

ONDE PARA DETERMINADOS ACTOS UM DETERMINADO CASTIGO FISICO E VERGONHA SOCIAL FOSSEM REGRA

A COISA SERIA DIFERENTE

MAS VIVEMOS NUM ENSINO CONTAMINADO PELOS VALORES DO BOM SELVAGEM /ROSSEAUX

ONDE O DISCURSO É ,COITADINHO DO MENINO , NÃO SABIA

É PRECISO VOLTAR URGENTE AOS VALORES BÁSICOS

E ABANDONAR ESTA TRETA DESTES NÃO VALORES LIBERAIS

EM QUE SE INCENTIVA O ABORTO , ATÉ SE PAGA

LEGALIZA-SE O CASAMENTO GAY

E SE PROÍBE UMAS LAMBADAS AOS MENINOS

ESTE MUNDO ESTÁ INVERTIDO,

SOMOS GOVERNADOS POR ELES, CONSTA
...
 
 Regras da comunidade
Bullying Leandro Filipe podias ser tu
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 19:52 | Sexta feira, 5 de março de 2010
Para começar informo que me foi difícil começar a fazer este comentário. Antes de mais quero apresentar as minhas condolências aos Pais e dizer-lhe o quanto lamento o sucedido. É uma situação que ninguém pode imaginar a dor pela qual estão a passar. Já aqui mais que uma vez me referi ao problema da Educação e o caminho para onde a sociedade está a caminhar. Se assim continuarmos corremos o risco de estar a fabricar além de irresponsáveis futuros delinquentes. Não é seguramente o caminho que ninguém procura para o futuro dos filhos. Não são só os professores que hoje têm medo dos alunos, mas também os pais sofrem do mesmo problema. Segundo dizem os entendidos são as Universidades viradas para a formação de Professores como o Piaget, ESES, Lusofona etc., que estão a dar cabo do ensino em Portugal. Poderão ter algumas culpas no que toca às matérias e comportamentos, mas não é pela certa a totalidade. Sempre ouvi dizer que a educação começa 20 anos antes de nascer. O que eu não tenho duvidas é que na escola e na família isto tem de mudar. Já o afirmei mais que uma vez, não há liberdade a menos, mas sim a mais e é preciso ter a coragem de o afirmar. Um pai ou um professor não pode ser condenado se perder a paciência e por acaso se lhe descolar a mão do braço. Sempre ouvi dizer que é preferivel que chorem os filhos em vez dos pais. Isto não tem nada a ver com ditadura, mas sim disciplina. Já passaram 36 anos e já é tempo de acabar com alguns complexos.
 
 Regras da comunidade
Precisamente...
sara1969 (seguir utilizador), 1 ponto , 14:03 | Sexta feira, 5 de março de 2010
onde andamos todos com a cabeça para que ninguém discuta estes temas, ninguém ajude aquelas crianças desesperadas? Não tenho filhos mas sei que o que aconteceu ao Leandro podia acontecer a um filho meu, digo mais, o que aconteceu ao Leandro, porque é um ser humano, ainda que criança, aconteceu com todo a humanidade, simplesmente não queremos ver isso!
 
 Regras da comunidade
Custa pensar...
JCCC (seguir utilizador), 1 ponto , 14:22 | Sexta feira, 5 de março de 2010
... no desespero que deverão sentir os pais do Leandro.

Como pai de uma criança da mesma idade, consigo imaginar o sofrimento, mas acima de tudo a impotência perante o tipo de violência exercido sobre vítimas como ele.

Ouve-se dizer que as crianças são cruéis, termo talvez um pouco exagerado para explicar a ausência de valores que por regra aparecem mais tarde na vida.
Compete a nós, pais, quando alertados para este tipo de comportamentos por parte dos nossos filhos, incutir princípios e valores que não permitam este tipo de violência.
Existe fragilidade emocional, muitas vezes provocada por pais, eles próprios disfuncionais, que por uma questão educacional não conseguirão transmitir aos seus descendentes melhor do que a eles foi transmitido.

Todos nós temos exemplos (eu tenho) de alguma violência exercida sobre os nossos filhos. A forma de os solucionar é por demais complexa. Muitos tendem a desvalorizar, dizendo que por serem crianças, o facto não assume grande importância. Nada poderia estar mais longe da verdade. Se não agirmos, as consequências podem ser devastadoras para o futuro da criança.

Na impossibilidade de criar soluções, devemos responsabilizar-nos pelos actos dos nossos filhos e transmitir a estes que o que fazem tem consequências. Devemos também responsabilizar os pais que falharem na transmissão desses valores.
 
 Regras da comunidade
Quem andamos a educar?
ssopas (seguir utilizador), 1 ponto , 14:49 | Sexta feira, 5 de março de 2010
Esta notícia também me deixou bastante transtornado.
Que crianças andamos a educar?
Que tipo de educação damos aos nossos filhos?
Que tempo damos aos nossos filhos?
Mais que isto tudo é necessário saber que tipo de tempo lhes disponibilizamos. Qual a qualidade do tempo que dedicamos aos nossos filhos.
Esta notícia, pequena disse mas apenas no número de linhas porque ela é enorme na tragédia que aquela criança viveu.
O que terá levado uma criança de 12 anos a decidir pelo suicídio?
Muita pancada, muito vexame, vergonha e impotência para contrariar uma situação que o Leandro achou que era insuportável.
Que coragem tu tiveste Leandro!
Não foste uma criança. Foste um HOMEM!

Paulo «sopas» Amaral
 
 Regras da comunidade
Valores que se estão a ir
still (seguir utilizador), 1 ponto , 15:01 | Sexta feira, 5 de março de 2010
Subscrevo integralmente a cronista quando se refere que de entre as tragédias recentes - e foram muitas e brutais - o caso do rapazinho que se suicidou pelas razões já apontadas, tambem me chocou de uma forma particularmente profunda.
Penso que o que já vem acontecendo um pouco por todo o lado é a progressiva perca de valores e que agora se nos mostrou da forma mais trágica. Não creio que este alerta de uma situação visivel na nossa esgotada de valores sociedade vá servir de muito, até pq o problema é manifestamente cultural e isso penso que não se muda por decreto. As recentes gerações têm vindo a acumular um deficit de valores a transmitir às crianças e presentemente poucos são os que ainda têm algo a dar, salvo honrosas excepções que infelizmente apenas confirmam a regra.
Por isso, acho que a unica maneira de contribuir para a desacelação desta crescente violencia entre as crianças,é, aproveitando esta ponta de iceberg, radicalmente criar regras que punam não só os alunos violentos como os pais que de alguma forma toleram estes comportamentos, mostrando claramente que há um limite para além do qual é rigorosamente proibido passar sob pena de haver fortes penalizaçoes. Chega do inconsciente nacional porreirismo que sendo bom para receber turistas, está a destruir o que de mais importante tem um País - a juventude.
Porque é o laxismo na escola e em casa que gera estes comportamentos.
Cumprimentos
 
 Regras da comunidade
Re:
HDThoreau (seguir utilizador), 1 ponto , 15:53 | Sexta feira, 5 de março de 2010
Cara Adelina

ja nada estranho quando, nos dias que correm, os tolos reparam no dedo quando se indica a sombra estranha na Lua. Já li dizer-se do seu blogue que assassina o Português; que estupidez, é falso, o mundo está cheio de idiotas - e subscrevo através das suas crónicas os valores que a fazem mover.

Abraços.
 
 Regras da comunidade
Filhos da geração rasca são a geração abandonada
orion_hum (seguir utilizador), 1 ponto , 16:14 | Sexta feira, 5 de março de 2010
Abandonados no fomentar do caracter, abandonados na formação de valores, abandonados...
Uns são violentos, outros as suas vítimas. A maioria desorganizada emocionalmente e sem referências. Imitam o que veem, e veem jogos e televisão sem filtros. Só se safarão os filhos de pais estruturados, sólidos e convictos.
Que será da geração abandonada e dos seus filhos?
 
 Regras da comunidade
Pode ser
taralhouco (seguir utilizador), 1 ponto , 16:57 | Sexta feira, 5 de março de 2010
Há muitas formas de "bullying" e o Leandro podia estar a ser vítima de várias.
Se sabia nadar acho estranho que tenha escolhido atirar-se ao rio para se matar.
A história verdadeira e completa pode ser muito mais complicada e dramática do que aquela que singelamente é contada.
 
 Regras da comunidade
Ficamos todos mais velhos...
kepéla (seguir utilizador), 1 ponto , 17:20 | Sexta feira, 5 de março de 2010
...quando notícias destas nos batem nos olhos,nos entram pelos poros do corpo,morrem milhões de células,no nosso corpo.
Como é possível,acontecer coisas destas?
Qual o papel da Escola,do director de turma,da direcção executiva,dos professores?
Nenhum sinal foi observado?
Todos a olhar para o lado?
Como se vai resolver a questão?
Não se pode.A criança,já morreu,porque outros, assim o quiseram...
Portugal ficou mais pobre.
 
 Regras da comunidade
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
PUB
 
Email
O Expresso no
Arquivo
PUB




Para quem anda para aí a chamar as Leis.
16:20 Sábado, 5 de maio de 2012, 1
Perguntas de um operário letrado
14:05 Terça feira, 1 de maio de 2012, 2
Tribunal Constitucional
1:56 Sábado, 28 de abril de 2012, 10
Há um dia
16:36 Quarta feira, 25 de abril de 2012,
Quem sabe quem foi?
14:57 Quarta feira, 18 de abril de 2012,
É Proibido fumar
23:53 Sábado, 14 de abril de 2012, 1
Para ler em voz alta
18:28 Sexta feira, 13 de abril de 2012,
Boa Páscoa
20:10 Quinta feira, 5 de abril de 2012,
Que sentem quando olham? E que pensam fazer?
1:54 Terça feira, 27 de março de 2012, 8
Poesia e Luta contra o Racismo 21 Março
20:26 Quarta feira, 21 de março de 2012, 1
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
MBA
IAB