17 de abril de 2014 às 8:19
Página Inicial  ⁄  Blogues  ⁄  Blogues Life & Style  ⁄  Auto crítica  ⁄  Hyundai renova gama i 30

Hyundai renova gama i 30

Está já à venda desde o princípio desta semana a nova versão do Hyundai i 30. Primeiras impressões.
Rui Cardoso (www.expresso.pt)
Novo Hyundai i 30 Novo Hyundai i 30

Inspirado no seu irmão mais velho i 40, a nova versão do popular modelo da Hyundai chegou ao mercado português. Tem como trunfos novos motores, menores consumos e mais equipamento a bordo.

É coreano mas foi projetado na Alemanha e é fabricado na República Checa. O novo Hyundai i 30 é mais baixo, mais largo e mais comprido que o seu antecessor (estamos a falar de alguns centímetros). Tem melhor coeficiente aerodinâmico e melhor insonorização. A direção tem três regulações diferentes (consoante o tipo de condução pretendida) e o equipamento de bordo pode incluir "mimos" como a câmara de marcha atrás. O fluido usado no ar condicionado é anunciado como tendo muito menos impacto no aquecimento global.

O carro acabou de ser apresentado à imprensa e isso permitiu um primeiro, ainda que limitado, contacto com aquela que a marca coreana espera ser a motorização mais vendida: o motor diesel de 1600 centímetros cúbicos debitando 128 cavalos, homologado com emissões de 97 gramas de CO2 por quilómetro (ou seja, 3,7 litros de gasóleo aos cem).Uma voltinha de meia hora pela lezíria ribatejana deixou a ideia de que o carro parece capaz de fazer consumos interessantes. Não os tais 3,5 l/100 mas à volta de cinco litros, isto à primeira tentativa e sem esforço de maior.

A posição de condução agradou e o ambiente a bordo é o de uma carrinha i 40, embora mais pequena.A caixa é de seis velocidades e o motor deu a ideia de responder prontamente, mesmo a baixa rotação, coisa determinante para uma condução agradável e consumos moderados.

Mas tudo isto terá de ser aferido, como é lógico, num teste de maior duração.

Quanto a preços, estamos acima da fasquia dos 20 mil euros: € 21950 para a versão com o motor de 1.4 a diesel de 90 cv (que já equipa o i20), € 22950 para o motor 1.6 de 110 cavalos e, finalmente, € 24.450 para o mesmo motor mas debitando 128 cavalos.

Existe, ainda, uma versão a gasolina com um motor 1.4 que custará € 17450.Para já estamos a falar do carro, porque a carrinha i 30 deverá ser apresentada no Verão.
Comentários 1 Comentar
ordenar por:
mais votados ▼
Racionalidade
Hyundai e a sua irmã Kia estão a apresentar produtos de qualidade e a preços concorrenciais.
A globalização banaliza as marcas, não sendo as marcas ditas tradicionais merecedoras da confiança de outros tempos.
Quem não se preocupa com a imagem nem com o que os vizinhos dizem, opta por estas marcas, é racional e fica bem servido.
É o meu caso.
PUBLICIDADE
Expresso nas Redes
Pub