Anterior
Mais de 19 mil mortos na Síria
Seguinte
Fogo em Sintra combatido por 160 bombeiros
Página Inicial   >  Atualidade / Arquivo   >   Hollande reconhece responsabilidade francesa nos crimes nazis

Hollande reconhece responsabilidade francesa nos crimes nazis

"Esses crimes foram cometidos em França, pela França", reconheceu François Hollande numa homenagem a judeus deportados para a Alemanha na Segunda Guerra Mundial.
Lusa |
Cerimónia de homenagem aos judeus deportados pela França
Cerimónia de homenagem aos judeus deportados pela França / Reuters

O presidente francês, François Hollande, reconheceu hoje a responsabilidade da França na perseguição dos judeus na Segunda Guerra Mundial durante uma homenagem a 13152 judeus deportados para os campos de concentração na Alemanha nazi.

"Esses crimes foram cometidos em França, pela França", afirmou o chefe de Estado francês, citado pela agência Efe.

Hollande recordou a "lucidez" e a "valentia" do conservador Jacques Chirac que, em 1995, se tornou no primeiro presidente francês a reconhecer a responsabilidade da França nas deportações durante a Segunda Guerra Mundial.

"Foram assassinados pelo único motivo de serem judeus", afirmou hoje, em Paris, o chefe de Estado, acrescentando que a sua presença no ato de homenagem evidenciou "a vontade da França (...) de honrar os mortos sem sepultura".

Desta forma, Hollande demarcou-se da tese do seu mentor político e primeiro socialista a chegar ao palácio do Eliseu na V República, François Mitterrand, que não reconhecia a responsabilidade da França.

Durante a Segunda Guerra Mundial foram deportados da França 75500 judeus para os campos de extermínio nazis, dos quais sobreviveram 2500, afirmou o presidente francês.


Opinião


Multimédia

Cheesecake com manjericão e doce de tomate

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Voámos num F-16

Um piloto da Força Aérea voou com uma câmara GoPro do Expresso e temos imagens inéditas e exclusivas para lhe mostrar num trabalho multimédia.

Salada de salmão com sorvete de manga

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Por faróis nunca dantes navegados

São a salvaguarda dos navegantes, a luz que tranquiliza o mar. Há 48 faróis em Portugal continental e nas ilhas. Este é um acontecimento único: todos os faróis e 1830 km de costa disponíveis num mesmo trabalho. Para entendê-los e vê-los, basta navegar neste artigo.

Parecem casulos onde gente hiberna à espera de ver terra

No Porto de Manaus não há barcos, mas autocarros bíblicos que caminham sobre água. Têm vários andares e estão cheios de camas de rede que parecem casulos onde homens, mulheres e crianças aguardam o destino. E há gente a vender o que houver e tiver de ser junto ao Porto. "Como há Copa, tem por aí muito gringo que vem ter com 'nóis'. E então fica mais fácil vender"

O adeus de Lobo Antunes às aulas de medicina

O neurocirurgião deu terça-feira a sua "Última Lição" no auditório do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na véspera de deixar o seu trabalho no serviço nacional de saúde.

Jaguar volta a fabricar desportivo dos anos 60

Até ao verão será fabricado um número limitado de desportivos Jaguar E-Type Lightweight, seguindo todas as especificações originais, incluindo a continuação do número de série das unidades produzidas em 1963.

"Naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas"

Mais do que uma manifestação, o 'primeiro' 1º de Maio é recordado como a grande festa da Revolução dos Cravos, quando o povo saiu às ruas em massa e a união das esquerdas era um sonho possível. "O 1º de Maio seria mais uma primeira coisa, porque naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas." Foi há 40 anos.

Este trabalho não foi visado por qualquer comissão de censura

Aquilo que hoje é uma expressão anacrónica estava em relevo na primeira página do "República", a 25 de Abril de 1974: "Este jornal não foi visado por qualquer comissão de censura". Quarenta anos depois da Revolução, veja os jornais, ouça os sons e compreenda como decorreu o "dia inicial inteiro e limpo", como lhe chamou Sophia. O Expresso falou ainda com cinco gerações de 40 anos e percorreu a "geografia" das Ruas 25 de Abril de todo o país, falando com quem lá mora. Veja a reportagem multimédia.


Comentários 68 Comentar
ordenar por:
mais votados
Em todos os tempos e em todos os países houve
sempre traidores que se prestam a assumir funções e a tomar atitudes lesivas do interesse nacional e da sua própria dignidade. Em 1939 os exércitos de Hitler invadiram a Polônia, tendo como conseqüência a deflagração da Segunda Guerra Mundial. Inglaterra e França foram as primeiras nações a declarar guerra à Alemanha. Menos de um ano depois, o exercito francês foi capitulado, obrigando à redenção total da França ante ao regime nazista.
  Humilhada, a França, através do marechal Philippe Pétain, assinou o acordo de rendição à Alemanha, sendo dividida em duas zonas principais: ocupada e não ocupada. A chamada França ocupada, que consistia na parte norte e ocidental, toda a costa do Atlântico Norte e a capital Paris, passou a ser controlada diretamente pelo regime nazista; o restante do território seria administrado por um suposto regime livre, liderado por Pétain, com capital na cidade de Vichy. Surgia o Estado Francês, vulgarmente chamado de França de Vichy, ou República de Vichy.
Re: Em todos os tempos e em todos os países houve
Meu caro. Tdo o que todos nós escrevemos tem a
Re: Meu caro. Tdo o que todos nós escrevemos tem a
Éu de memória sei alguma coisa por alto, mas para
Re: Éu de memória sei alguma coisa por alto, mas p
Correção : ... agora o Hollande assumiu...
Re: Éu de memória sei alguma coisa por alto, mas p
Meu caro Goodwaves. Aui tem só um cheirinho. ehehe
Re: Meu caro. Tdo o que todos nós escrevemos tem a
Re: Meu caro. Tdo o que todos nós escrevemos tem a
Re: Meu caro. Tdo o que todos nós escrevemos tem a
Re: Meu caro. Tdo o que todos nós escrevemos tem a
Re: Meu caro. Tdo o que todos nós escrevemos tem a
Re: andas a gozar com as pessoas?
Obrigado pelo conselho. Vou-me inscrever na
Já que a França reconheceu o seu crime

Já que a França reconheceu o seu crime é hora dos franceses pagarem as indenizações devidas aos descendentes das vítimas...

Mais dinheiro para os judeus?
Re: Mais dinheiro para os judeus? Sim...
E Portugal tem de pagar aos Árabes...
Re: E Portugal tem de pagar aos Árabes...
Re: E Portugal tem de pagar aos Árabes...
Re: Mais dinheiro para os judeus?
Re: Já que a França reconheceu o seu crime
Re: Já que a França reconheceu o seu crime
Re: Já que a França reconheceu o seu crime
Re: Já que a França reconheceu o seu crime
Reconhecimentos
Curiosa a referência a Mitterrand. Como podia ele reconhecer a sua própria obra ??

Uma das mais vergonhosas fases da história francesa.
  Desde o exército, que se rendeu sem combater, até à maioria da população, que aplaudiu o invasor. Tentou branquear-se a traição, empurrando para Petain , mas todos os documentos o desmentem. Os nazis foram recebidos com aplausos.
Só após a invasão da URSS e por ordem de Satlin, o PC francês organizou a resistência, até aí uma bizarria de gaullistas..

As FA francesas mancharam a honra militar de modo permanente. Ainda hoje, nas academias de todos os países, são referidos como poltrões, com generais a dezenas de quilómetros das frentes, em banquetes com os melhores cozinheiros parisienses, os primeiros a serem mobilizados.
Não têm um único general morto em combate......
Re: Reconhecimentos
Re: Reconhecimentos
Re: Reconhecimentos
Re: Reconhecimentos
Re: Reconhecimentos
Re: Reconhecimentos
Re: Reconhecimentos
Resposta ao meu caro LeggoScrivo e outros ....
Meu caro. Tudo o que todos nós escrevemos tem a ver com as nossa leituras no passado. Até com os grandes escritores isso acontece. Agora quando eu me sirco de textos (copy//paste) a minha intenção é divulgar factos ou ideias com que eu me reconheço. Julgo que é enriquecedor para todos, orque penso que deve haver varias visões das coisas. Agora tem razão eu não divulgar as fontes. Mas a maior parte das vezes é em enciclopedias. Não possoser muito condenado porque não ganho nada com isso. Simplesmente me divirto....
Re: Resposta ao meu caro LeggoScrivo e outros ....
E porque não repara que muitos jornais da nossa
Re: E porque não repara que muitos jornais da noss
és um palhaço...UM PALHAÇÃO TRISTE
Ena tantos que se foram inscrever para me cercarem
Hollande esteve bem.
É óbvio que Hollande não fez mais do que pedir desculpas pelo comportamente hipócrita de François Mitterrand que foi agente Regime de Vichy e colaboracionista do nazismo.
A França sempre teve um comportamento dúbio nesta coisa afrontar Alemães, venham esles da direita ou da esquerda..
Foi assim com Petain, foi assim com Mitterrand e Sarkozy, espero que não seja assim com Hollande.
Para além do amor platónico entre Merkl e Sarkozy não nos esqueçamos do amor comercial (luvas, pagamentos da TOTAL) entre Helmut Kohl e Miterrand. Apesar de partidos diferentes, amores incontornáveis.
Afinal e sempre ele, mais uma vez, a admiração de Sócrates por Sarkozy.
Qual deles o mais pigmeu!!
Re: Hollande esteve bem.
Re: Hollande esteve bem.
NEM SÓ
Por cá temos um que recolhe reformas e subsídios, e outros que fogem para paris com o produto do EUROMILHÕES?.
Sim a França é muito culpada como certos pretugueses oportunista e vigaristas.
PS= ATENÇÃO ÀS LAVANDARIAS INDUSTRIAIS.
Re: NEM SÓ
Re: NEM SÓ
Se é assim...

"Foram assassinados pelo único motivo de serem judeus", afirmou hoje, em Paris, o chefe de Estado...

Se é assim, e foi reconhecido... É a hora da França começar a indenizar as vítimas... Urge pagar, não devem demorar... É só calcular e pagar... Sem mais delongas...

Ainda mais por ter sido um crime hediondo contra a humanidade...
Haja pachorra !!!

Leio os comentários e, de imediato, fico com uma certeza: são feitos na generalidade por quem não lê outra coisa que a Bola, ou por simpatizantes de regimes de Direita, mesmo que dura, com ódio visceral a qualquer socialista.
Da História da 2ª Guerra e da participação francesa é que não percebem patavina.

Mitterand foi prisioneiro de guerra. Evadiu-se.

Mitterrand foi nomeado Comissário para os prisioneiros de guerra e, foi nessa qualidade que teve contactos com o regime de Vichy.

Mitterrand organizou grande parte da resistência que não estava sob a alçada de comunistas. Existiam mais de 20 movimentos de "maquisards".

Mitterrand exilou-se em Londres, mais tarde em Argel.

Mitterrand foi reconhecido e medalhado pelo General De Gaulle, como o francês que mais informação tinha passado a toda a resistência.

Mitterrand foi sim um infiltrado, beneficiando das suas origens da burguesia francesa, esta sim, adepta de boches e de uma Europa que falasse alemão, como tantos dos comentadores que por aqui pastam !!
Re: Haja pachorra !!!
Re: Haja pachorra !!!
Re: Haja pachorra !!!
Re: Haja pachorra !!!
Re: Haja pachorra !!!
Re: Haja pachorra !!!
Re: Haja pachorra !!!
Re: Haja pachorra !!!
Re: Haja pachorra !!!
Re: Haja pachorra !!!
Re: Haja pachorra !!!
Vão receber ao Madoff
Ao Goldmann Sachs
ao Lehmann Brothers
etc.
Todos eles proxenetas judeus!
Re: Vão receber ao Madoff
Quais foram o resultado dessas eleições?
Re: Quais foram o resultado dessas eleições?
E Portugal também pode pedir desculpas!
O Cavaco podia aproveitar a onda Hollande e pedir desculpas as Judeus que foram perseguido em Portugal pelo D.ManuelI no sec.15 que os explusou e eles fogiram para a holanda ou brasil, mais tarde também os portugues também os expulçaram do brasil e fugiram para os USA onde fundaram Nova Iorque, não obstante disto o foram judeus que tiveram um papel importante para os descobrimentos Portugues com contribuições em varias areas do conhecimento como cartografia alias a escola de sagres tinha importante e discivos Mestres judeus, E na 2 guerra mundial muito ouro judeu veio para portugal. E por isso ficava bem ao Presidente e a igreja catolica reconhecerem as persiguições aos judeus e pedirem desculpas!
E Portugal Também!!
O Cavaco podia aproveitar a onda Hollande e pedir desculpas as Judeus que foram perseguido em Portugal pelo D.ManuelI no sec.15 que os explusou e eles fogiram para a holanda ou brasil, mais tarde também os portugues também os expulçaram do brasil e fugiram para os USA onde fundaram Nova Iorque, não obstante disto o foram judeus que tiveram um papel importante para os descobrimentos Portugues com contribuições em varias areas do conhecimento como cartografia alias a escola de sagres tinha importante e discivos Mestres judeus, E na 2 guerra mundial muito ouro judeu veio para portugal. E por isso ficava bem ao Presidente e a igreja reconhecerem as persiguições aos judeus
Hollande e os encantos de Merkel
Aos bochechos Hollande vai-se rendendo à Realpolitik alemã de Merker e do eixo franco-alemão. Como não poderá realizar o lírico programa socialista com que não ganhou as eleições, porque foi Sarcozy que as perdeu, passa o tempo em rnaugorações sobre o passado franco-alemão. Enfim, Hollande esconjura fantasmas franco alemães para coabitar em paz com o novo eixo franco-alemão sobre o qual a Europa terá que rolar melhor!
Coisas de alguns
O Pai de André Citroen desistiu de ser Judeu porque isso só lhe trazia problemas, e nem sequer estávamos ainda na 1º guerra... judiar não é lá muito Francês...
Comentários 68 Comentar

Últimas

Pobres de nós

O facto da pobreza ser fundamentalmente relacional ...

Ver mais

Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub