29
Anterior
Empresa de Barcelos veste os mais rápidos do mundo
Seguinte
Regresso da PT à Sport TV pode custar até 30 milhões
Página Inicial   >  Economia  >   Há ouro na planície

Há ouro na planície

A canadiana Colt Resources continua à procura da prova científica que lhe permita explorar ouro no Escoural, perto de Montemor. A expectativa é grande e tudo indica que daqui a dois anos haverá mina de ouro no Alentejo.
|

Escolha uma das opções para ler o artigo inteiro


Compre o Expresso na banca
Assine o Expresso no site
Aceda ao Expresso no iPad

Opinião


Multimédia

Cheesecake com manjericão e doce de tomate

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Voámos num F-16

Um piloto da Força Aérea voou com uma câmara GoPro do Expresso e temos imagens inéditas e exclusivas para lhe mostrar num trabalho multimédia.

Salada de salmão com sorvete de manga

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Por faróis nunca dantes navegados

São a salvaguarda dos navegantes, a luz que tranquiliza o mar. Há 48 faróis em Portugal continental e nas ilhas. Este é um acontecimento único: todos os faróis e 1830 km de costa disponíveis num mesmo trabalho. Para entendê-los e vê-los, basta navegar neste artigo.

Parecem casulos onde gente hiberna à espera de ver terra

No Porto de Manaus não há barcos, mas autocarros bíblicos que caminham sobre água. Têm vários andares e estão cheios de camas de rede que parecem casulos onde homens, mulheres e crianças aguardam o destino. E há gente a vender o que houver e tiver de ser junto ao Porto. "Como há Copa, tem por aí muito gringo que vem ter com 'nóis'. E então fica mais fácil vender"

O adeus de Lobo Antunes às aulas de medicina

O neurocirurgião deu terça-feira a sua "Última Lição" no auditório do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na véspera de deixar o seu trabalho no serviço nacional de saúde.

Jaguar volta a fabricar desportivo dos anos 60

Até ao verão será fabricado um número limitado de desportivos Jaguar E-Type Lightweight, seguindo todas as especificações originais, incluindo a continuação do número de série das unidades produzidas em 1963.

"Naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas"

Mais do que uma manifestação, o 'primeiro' 1º de Maio é recordado como a grande festa da Revolução dos Cravos, quando o povo saiu às ruas em massa e a união das esquerdas era um sonho possível. "O 1º de Maio seria mais uma primeira coisa, porque naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas." Foi há 40 anos.

Este trabalho não foi visado por qualquer comissão de censura

Aquilo que hoje é uma expressão anacrónica estava em relevo na primeira página do "República", a 25 de Abril de 1974: "Este jornal não foi visado por qualquer comissão de censura". Quarenta anos depois da Revolução, veja os jornais, ouça os sons e compreenda como decorreu o "dia inicial inteiro e limpo", como lhe chamou Sophia. O Expresso falou ainda com cinco gerações de 40 anos e percorreu a "geografia" das Ruas 25 de Abril de todo o país, falando com quem lá mora. Veja a reportagem multimédia.


Comentários 29 Comentar
ordenar por:
mais votados
É O FAR-WEST ALENTEJANO!
Vocês vão ver as carroças com os toldos a passarem na planicie! Só falta arranjar uns índios e uns cowboys para dar mais colorido à paisagem!
Se isso acontecer ainda lá vou tomar um bejeca no SALOON!
Re: É O FAR-WEST ALENTEJANO!
Ouro à vista:E ainda vai dar para acalmar a crise?
Eu espero que isso seja mesmo verdade!

É que ultimamente tenho vivido de promessas, e já não aguento.

Provavelmente vai acontecer como o petróleo de Viana ou do Algarve: será rentável quando o barril estiver a 300 dólares!!!!

Sócrates e as promessas das minas de Aljustrel!
Re: Ouro à vista:E ainda vai dar para acalmar a cr
Re: Ouro à vista:E ainda vai dar para acalmar a cr
!
Já há seis ou sete anos que os jornais diziam que se ia explorar ouro no Alentejo. Mas, claro, tudo ficou na gaveta, como o socialismo do soares. Em Niza também há urânio mas não se pode explorar, porque deve haver lá cobras e ratos que não podem ser incomodados. Exploração desses minérios só em Africa, porque no nosso quintal não dá geito. É melhor ter telemóveis aos pares com coltan de países africanos e ter energia de petróleo explorado nas Arábias. Entretanto os portuguses con tinuaram a viver de empréstimos...
Re: !
Neste sistema anti patriotico existente em
Portugal a existência de ouro no Alentejo só pode trazer como beneficio alguns postos de trabalho porque essa riqueza irá para um qualquer grupo estrangeiro que explorará as eventuais minas....
Chamem o Roquete!
E obriguem-no a devolver o dinheiro do Alqueva!
Há ouro no Alentejo, sim senhor! E há muito tempo!
No princípio dos anos 90 ( século passado !), foi declarado inconclusivo o projecto de Investigação geológica sobre a jazida de Ouro de Santiago do Escoural ( Montemor-o-Novo), tão somente porque duas ou três sondagens realizadas à pressa e mal programadas, deram sinais negativos,
Até aí, estavam contabilizadas mais de 6 toneladas (SEIS).
Tinham sido feitas sondagens desde a herdade dos Tabuleiros atá à Chaminé, e em tantos metros de carote foram visiveis a "olho nú" belos fragmentos de ouro!
Deixem os homens trabalhar e não exerçam pressão!
Re: Há ouro no Alentejo, sim senhor! E há muito te
Re: Há ouro no Alentejo, sim senhor! E há muito te
Re: Há ouro no Alentejo, sim senhor! E há muito te
Re: Há ouro no Alentejo, sim senhor! E há muito te
Re: Há ouro no Alentejo, sim senhor! E há muito te
Re: Há ouro no Alentejo, sim senhor! E há muito te
Desse ouro todo...
Vamos ficar cá com a poluição porque o resto vai tudo embora, 4% é o roubo do século...
Re: Desse ouro todo...
Sem problemas...
Dois anos até produzir...
Oxalá tudo dê certo.
A companhia com a exploração tem por lema "criada por investidores para servir investidores" (tradução liberal), está listada na bolsa júnior de Toronto, Venture (tsx-v.com) e teve nas últimas 52 semanas uma variação de cotação de C$ 0.64 a 0.37, com fecho Sexta feira a 41 cents, ou cerca de meio Euro.
há petroleo no Beato
tinto
toda esta conversa...
de ouro e de cobre aqui e acolá são apenas fogachos para manter os patuléus ocupados, contentes e com esperança de que o antigamente vai voltar e as minas, outroura fechadas e proscristas, trarão de novo a prosperidade (que nunca existiu), como se os estrangeiros viessem para cá esburacar a terra para nos dar as batatas de borla. Até parece que em portugal já não há pás nem enchadas, ou se as há é para consumo veranil, a fazer castelos de areia nas praias do litoral, desta gloriosa nação lusitana. Balelas é o que é.
O Ouro em Portugal está noutro lado
Já brilha resplendorosamente em Fátima.
Mas
A noticia está imcompleta. Para recebermos a nossa parte desse ouro, como é que fazemos? Os canadianos vêm trazer-nos o dinheiro a casa ou é preciso ir buscá-lo a algum lado? Obrigado
Re: Mas
Re: Mas
Re: Mas
ouro
Os canadianos nao estao sabendo o lugar certo para procurar.segundo noticias internacionais portugal vendeu mais ouro, cuja origem sao as lojas de penhor ou seja as familias,do que vinho.basta sair de casa em casa e encontraram a mina
Comentários 29 Comentar

Últimas

Ver mais

Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub