25/05/2012 atualizado às 19:20
Página Inicial » Blogues » Henrique Raposo, A Tempo e a Desmodo » Há crise, logo, vou roubar gasolina

Há crise, logo, vou roubar gasolina

Henrique Raposo (www.expresso.pt)
8:18 Terça feira, 30 de agosto de 2011

Eu sei que é difícil fazer uma peça de telejornal. Eu sei que dá jeito ter uma narrativa-que-explica-tudo para enquadrar 2 minutos de imagens. Eu sei que já jeito ter uma narrativa que, ainda por cima, garante um tom de superioridade moral ao jornalista. Sei isso tudo, mas também sei que as peças dos telejornais estão cada vez mais superficiais, pois estão sempre a fazer beicinho para as narrativas fáceis do BE e da extrema-esquerda. E eu - repito - percebo porquê: a realidade é sempre simples para o BE, há sempre um branco e um preto, um bom e um mau, e isto dá muito jeito a quem tem de "explicar" coisas em 1/2 minutos. Problema? O resultado é péssimo e a realidade aparece com contornos amorais. Ver o mundo pelos olhos do BE começa a ser um pouco indigesto. 

Há dias, uma peça passava a seguinte mensagem mui edificante: há crise, logo, as pessoas metem gasolina e fogem sem pagar. Durante dois ou três minutos, um telejornal andou a marinar nesta patranha de extrema-esquerda que explica tudo através da crise. Não, não é a falta de vergonha que leva uma pessoa a roubar gasolina. Não. É a crise. Não, não é falta de carácter que leva um indivíduo a fugir sem pagar. Não. É a crise. Aliás, as pessoas que deixam o carro em casa não são cidadãos com vergonha na cara. Nada disso. São idiotas que não percebem uma coisa: a crise é um álibi sociológico que desculpabiliza qualquer ato de um indivíduo. Aliás, com a crise, já não há indivíduos conscientes que fazem escolhas morais. Nada disso. Com a crise, os "pobres" são meras folhas inertes ao sabor dos ventos estruturais. O "pobre" não faz escolhas morais, pá. Isso é um luxo dos "ricos" , outro belo conceito, muito sério e analítico.

Faça login pelo Facebook e comente este artigo!
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
ordenar por:
mais votados ▼
Os estagiários ganham 600 euros,em Lisboa
águiadois (seguir utilizador), 2 pontos , 8:43 | Terça feira, 30 de agosto de 2011
Nas televisões e nos Jornais : são a mão de obra barata e não se pode exigir mais deles.
 
 Regras da comunidade
    Re: Os estagiários ganham 600 euros,em Lisboa    Ver comentário
sergiomfa (seguir utilizador), 1 ponto , 13:17 | Quarta feira, 31 de agosto de 2011
Desculpabilizações
moncarapacho (seguir utilizador), 2 pontos , 8:54 | Terça feira, 30 de agosto de 2011
Hoje o assunto parece interessante, mas é excessivo atribuir esse paternalismo desculpabilizador só às gentes do BE.
Acho que se estendeu por boa parte da sociedade, com o politicamente correcto, os direitos das minorias, os direito a práticas e costumes diferentes, os chamados temos fracturantes.
Os ladrões são sempre apelidados de jovens, as leis obrigam a soltar os jovens que acabam de dar uma tareia a um velhote e o dono da bomba que dê um tiro ao ladrão da gasolina vai imediatamente preso e é tratado pelos jornalistas como um assassino impiedoso.
O polícia se tira a pistola leva com um processo, o ladrão que bate no polícia é apresentado ao juiz e libertado para ir bater noutro polícia.

Acho que o BE não tem dimensão para ter provocado tudo isto.
  Sei que algumas destas ideias foram importadas de toda essa Europa, também enfrentada a problemas de marginalidade e impunidade, provocada por esses "jovens"

Depois admirem-se da direita radical estar a subir em todas as sondagens e em todos os países.......
 
 Regras da comunidade
    Re: Desculpabilizações    Ver comentário
Annia (seguir utilizador), 1 ponto , 10:56 | Terça feira, 30 de agosto de 2011
    Re: Desculpabilizações    Ver comentário
Cruzadas (seguir utilizador), 1 ponto , 1:13 | Quarta feira, 31 de agosto de 2011
HR
caprylm56 (seguir utilizador), 2 pontos , 10:15 | Terça feira, 30 de agosto de 2011
Lá está o Sr., a acusar somente o BE, e o resto da cambada que habita por S. Bento tem desculpa?
Os socialistas meteram o país na rotura mas não esqueça os Oliveiras e Costas e Dias Loureiros e companhias limitadas.
Diga antes assim, temos uma classe política mediocre e criminosa que só pensa em espoliar o povo.
 
 Regras da comunidade
Há crise, logo, vou roubar gasolina
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 12:27 | Terça feira, 30 de agosto de 2011
Diz o povo que tão ladrão é o que vai à horta como o que fica à porta. Roubar gasolina é um ato condenável como o é qualquer roubo com exceção daquele que rouba para comer, isto em relação à moral e à religião, porque no que se refere ao Código penso não ser bem assim. Dito isto o que se pode dizer em relação a tudo o que se tem passado, desde o início até ao presente, em relação ao BPN e aos seus autores. É que esses não roubaram um deposito de gasolina, nem somente as bombas, mas levaram a refinaria. Já sei que também aquele que mata um é um assassino, o que mata dois um criminoso, mas o que mata milhões é considerado um herói. Por isso uns são presos e os outros continuam à solta a andar por aí, ou a passar férias.
 
 Regras da comunidade
'Há crise, logo, vou roubar gasolina 1/2
jpafonso (seguir utilizador), 2 pontos , 18:02 | Terça feira, 30 de agosto de 2011
Henrique Raposo devia se ter ficado pela ficção. Se ele nos tem brindado com o romance de um jornalista conotado com o BE que acorda com vontade de relacionar um fenómeno social preocupante com a crise, teríamos questionado o seu bom gosto, mas pouco mais. E talvez tivesse sido divertido.

O problema que ele relata nesta crónica é-me inesperado. A ANAREC estima que existam agora 130 actos de fuga por dia de condutores que se abastecem sem pagar. Este problema tem vindo a agravar-se significativamente nos últimos tempos, e logo, é natural associá-lo à crise. Mas também concordo que é abusivo culpá-la como se as pessoas não tivessem livre arbítrio face à esta.

Mas depois entram em cena os abusos típicos de HR. Podia simplesmente se ter ficado pela crítica ao jornalismo que confunde eventos correlacionados com causas-efeito, mas não, tinha que o relacionar com o BE. Ora se a nível individual HR tem razão, ao nível das políticas públicas como as preconizadas por um partido político, ele é um completo desastre. Se quanto pior a situação económica, maior a tentação de quebrar as regras, com as diferentes fibras morais das pessoas, se aumenta a crise, aumenta a percentagem das mesmas a quebrar a lei, tudo o resto igual. É matemático. Um bom chefe da polícia pede mais homens para a rua POR CAUSA da crise, não se vai fiar ou criticar as Igrejas por não estarem a fazer o seu trabalho. E este "POR CAUSA" desculpa alguém?
 
 Regras da comunidade
'Há crise, logo, vou roubar gasolina 2/2
jpafonso (seguir utilizador), 2 pontos , 18:04 | Terça feira, 30 de agosto de 2011
Mas o que tem mais piada nisto, é a caixa de Pandora que se abre com este tipo de textos. Pelos vistos, o receio de HR é que este tipo de análises sociológicas funcione como argumento desculpabilizador para as massas que podem quebrar a lei. É como ele diz, quem a cumpre ouvindo estes argumentos, "São idiotas que não percebem uma coisa: a crise é um álibi sociológico que desculpabiliza qualquer ato de um indivíduo". Deste ponto vista, o BE é um agitador social, promovendo a quebra da lei e da ordem... uma ofensa gratuita para qualquer um que já tenha apreciado o BE.

Mas se se quer seguir essa via, porquê parar aí? Afinal de contas, o argumento BE que acena só desculpabiliza, não motiva. Não fiquemos por aqui, avancemos. Que tal este argumento ao mais puro estilo PSD:

"fazemos o que achamos melhor para termos o que queremos quando não temos posses para o ter"

Existem menos recursos quando há crises económicas?

Check!

Podemos associar este argumento ao PSD?

O que pensam que Alberto João jardim estava a dizer quando defendeu orgulhosamente num célebre comício na Madeira, o seu direito a enfrentar a disciplina orçamental "como enfrentei e aumentei a dívida da Madeira" (declarou Alberto João Jardim, referindo que preferiu a "derrapagem financeira" para "resistir à agressão socialista ... e agora poder negociar com o Governo que é liderado pelo PSD" a ter que se "render e ter parado com tudo").

Pois é, de abuso em abuso, abre-se a caixa de Pandora.
 
 Regras da comunidade
Balas e bolinhos, OU...
fmart8 (seguir utilizador), 2 pontos , 18:37 | Terça feira, 30 de agosto de 2011
Bancos e Sobreiros.

Pois é, pá, esses morcões do BE! É como aqueles do PSD, que até foram governantes e tudo, e nem esperaram pela crise para roubar um banco, pá! Esses também são bués da pesada, pá!

E aqueles do CDS, que também eram governantes, que mandaram umas centenas de sobreiros abaixo a troco de umas francesinhas pagas pelo Ricardo Salgado, pá?!

É, pá, é. Essa malta do PSD e CDS são mesmo assim, pá! Roubam bancos e piram-se para Cabo Verde. Os do BE gamam gasolina!! C'a g'anda tansos, man!
 
 Regras da comunidade
É fixe atacar o BE!
ocehcap (seguir utilizador), 1 ponto , 9:18 | Terça feira, 30 de agosto de 2011
Usando uma expressão do Raposo adaptada, chegamos à conclusão que é fixe atacar o BE.

Se um jornalista, na tentativa de encontrar algo para dizer (mandatado pela Direcção de Informação), faz uma alusão abusiva de um fenómeno que se vem a adensar, não significa que o jornalista é do BE...

Trata-se simplesmente de um estagiário que anda a ganhar experiência a ver se chega a pivot...

A abordagem que o HR não fez, porque é mais fácil atacar o BE, é tentar perceber (ou explicar ), porque é que as pessoas roubam gasolina...

Será porque têm falta de "moralidade"?
Na minha opinião, trata-se mais de uma forma de delinquência que os próprios se autojustificam com a crise!
"Ah! E tal, porque está tudo tão caro, vamos lá roubar uns litros de gasolina... sempre se poupa pra umas prendas de Natal, já que o Passos nos vai roubar o 13º!"
 
 Regras da comunidade
Falta de referências morais e de responsabilização
cefariazores (seguir utilizador), 1 ponto , 9:40 | Terça feira, 30 de agosto de 2011
Estou de acordo sobre a superficialidade da forma como os telejornais tratam muitos problemas e da falta de discernimento no que é bom/mau utilizando como culpado de maus atos a crise.
Talvez seja abusivo considerar tal forma de agir uma influência do discurso e modo de pensar no BE, pois penso que este não tem esse exclusivo e nem mesmo está limitado à esquerda, a nossa sociedade há muito que anda a perder referências morais e responsabilização dos autores dos atos, por isso havendo injustiças sociais e crise esta surge facilmente como culpada daquilo que seria da inteira responsabilidade dos cidadãos.
 
 Regras da comunidade
Opa oh fox...
userEX315002 (seguir utilizador), 1 ponto , 9:52 | Terça feira, 30 de agosto de 2011
vai-te esconder pah, mas tu sonhas com o BE? Pq nao sonhas antes com o JC? ele que transforme agua em gasolina! =P
 
 Regras da comunidade
Oportunismo
Vera Santorini (seguir utilizador), 1 ponto , 9:54 | Terça feira, 30 de agosto de 2011
Com a desculpa da crise não são só os motoristas que se abastecem nas bombas de gasolina e fogem.Nota-se em todos os sectores o aproveitamento da situação para proveito proprio e desculpe lá Henrique Raposo mas o BE não pode ser culpado por esta situação que definiria como puro OPORTUNISMO.
 
 Regras da comunidade
Mais uma croniqueta da treta!
ERA 2011 (seguir utilizador), 1 ponto , 10:39 | Terça feira, 30 de agosto de 2011
O "pimp" Amorim deu-te um colar de pérolas Fox?! Ou foi um Ipad? Já não tens o Sócrates agora só te resta os comunistas e os bloquistas.

Este Fox está cada vez mais desesperado...
 
 Regras da comunidade
Pois...
Neo-Albatroz (seguir utilizador), 1 ponto , 10:44 | Terça feira, 30 de agosto de 2011
Roubar gasolina é de facto um pouco excessivo. Que só acontece porque nem toda a gente tem carro de função com gasolina paga... Mas que dirá o articulista quando o roubo for de comida? Quando algum supermercado for saqueado por gente que não ganha o sufciente para alimentar a família até ao fim do mês?... Irá ele propor que a GNR ou mesmo as forças armadas atirem a matar sobre os saqueadores, para proteger os lucros dos donos dos supermercados? Aqueles donos que pagam os forncedores a seis meses e aumentam os preços pelo menos ao dobro da taxa de inflação? Talvez o articulista se devesse preocupar mais com um estado de coisas que vai acabar por nos levar a todos para situações de insurreição, em vez de fazer demagogia barata ao serviço da oligarquia.
 
 Regras da comunidade
Telejornais?
np40af3 (seguir utilizador), 1 ponto , 11:04 | Terça feira, 30 de agosto de 2011
Mas V. ainda vê telejornais? Não tem algo mais útil para fazer? Informação empacotada, escolhida para ti, com critérios que não são os teus? E a teres de gramar com «especialistas» e «opinadores», sempre os mesmos, que andaram anos a caucionar a política do Grande Mentiroso?
Já me deixei disso!
 
 Regras da comunidade
É PRECISO TER LATA ...
CENSURADO SARL (seguir utilizador), 1 ponto , 12:30 | Terça feira, 30 de agosto de 2011
Um ladrão estava a roubar gasolina de um carro que se encontrava parado na berma da estrada. Uma mulherzinha que estava ali a passar ao ver aquela cena diz ao assaltante:
-" É preciso ter lata !!!"
E o assaltante responde:
-"Lata e mangueira !!!
 
 Regras da comunidade
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
PUB
 
Email
O Expresso no
Arquivo
PUB




O sexo dos anjos pornográficos
8:11 Sexta feira, 25 de maio de 2012, 31
A cara de pau do PS e de Seguro
8:01 Quinta feira, 24 de maio de 2012, 39
UGT e CGTP, traineiras ou porta-aviões?
8:00 Quarta feira, 23 de maio de 2012, 47
Um patinho chamado Miguel Relvas
8:00 Terça feira, 22 de maio de 2012, 61
Hollande é fofo (mas a realidade também)
7:59 Segunda feira, 21 de maio de 2012, 41
Mas os gregos querem o quê?
8:00 Sexta feira, 18 de maio de 2012, 85
A vingança das feias
8:21 Quinta feira, 17 de maio de 2012, 60
Hollande ganhou por quinzeazero
8:00 Quarta feira, 16 de maio de 2012, 73
Então, o Paulo Macedo não era mau?
8:00 Terça feira, 15 de maio de 2012, 43
Adam Smith queimaria esta malta
8:00 Segunda feira, 14 de maio de 2012, 47
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
MBA
IAB