15
Anterior
Egito declara estado de alerta após invasão da embaixada de Israel
Seguinte
Egito: Governo militar vai aplicar estado de emergência
Página Inicial   >  Dossiês  >  Dossies Atualidade  >  Revoltas no Magrebe e no Médio Oriente  >   Guiné-Bissau disposta a receber Kadhafi

Guiné-Bissau disposta a receber Kadhafi

O primeiro-ministro guineense afirma que se Muammar Kadhafi quiser ir para Bissau "será muito bem-vindo". Clique para visitar o dossiê Revoltas no Magrebe e no Médio Oriente
Lusa |
Kadhafi é alvo de um mandato de detenção internacional
Kadhafi é alvo de um mandato de detenção internacional  / Ismail Zetouny/Reuters

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior , disse hoje que, se Muammar Kadhafi decidir vir para Bissau "será muito bem-vindo".

Clique para aceder ao índice do Revoltas no Magrebe e no Médio Oriente

"Kadhafi, durante o seu mandato, sempre apoiou a Guiné-Bissau, as obras e o apoio que ele deu estão visíveis, não escondemos nada", disse o primeiro-ministro, que falava aos jornalistas no aeroporto de Bissau, após ter participado na Cidade da Praia na cerimónia de posse de José Carlos Fonseca como Presidente de Cabo Verde.

Gomes Júnior disse que a Guiné-Bissau é solidária com o povo líbio, acrescentando: "Mas o Presidente Kadhafi merece-nos todo o respeito".

Alerta vermelho sobre o líder líbio


"Não estamos com o mandato internacional emitido pelo Tribunal Penal Internacional , não aderimos à convenção de Roma, portanto somos livres, enquanto Estado, de acolhermos os nossos amigos", frisou Carlos Gomes Júnior.

Na quinta-feira, o procurador do Tribunal Penal Internacional Luis Moreno-Ocampo pediu à Interpol para emitir um "alerta vermelho" sobre Muammar Kadhafi, que é alvo de um mandado de detenção do tribunal. Kadhafi é alvo de um mandato de detenção internacional lançado sexta-feira pela Interpol.

Na embaixada da Líbia na Guiné-Bissau chegou a ser hasteada a bandeira do Conselho Nacional de Transição (CNT, órgão político dos rebeldes anti-Kadhafi) mas o governo de Carlos Gomes Júnior mandou que fosse retirada. A embaixada não tem atualmente qualquer bandeira.
 


Opinião


Multimédia

Cheesecake com manjericão e doce de tomate

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Voámos num F-16

Um piloto da Força Aérea voou com uma câmara GoPro do Expresso e temos imagens inéditas e exclusivas para lhe mostrar num trabalho multimédia.

Salada de salmão com sorvete de manga

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Por faróis nunca dantes navegados

São a salvaguarda dos navegantes, a luz que tranquiliza o mar. Há 48 faróis em Portugal continental e nas ilhas. Este é um acontecimento único: todos os faróis e 1830 km de costa disponíveis num mesmo trabalho. Para entendê-los e vê-los, basta navegar neste artigo.

Parecem casulos onde gente hiberna à espera de ver terra

No Porto de Manaus não há barcos, mas autocarros bíblicos que caminham sobre água. Têm vários andares e estão cheios de camas de rede que parecem casulos onde homens, mulheres e crianças aguardam o destino. E há gente a vender o que houver e tiver de ser junto ao Porto. "Como há Copa, tem por aí muito gringo que vem ter com 'nóis'. E então fica mais fácil vender"

O adeus de Lobo Antunes às aulas de medicina

O neurocirurgião deu terça-feira a sua "Última Lição" no auditório do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na véspera de deixar o seu trabalho no serviço nacional de saúde.

Jaguar volta a fabricar desportivo dos anos 60

Até ao verão será fabricado um número limitado de desportivos Jaguar E-Type Lightweight, seguindo todas as especificações originais, incluindo a continuação do número de série das unidades produzidas em 1963.

"Naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas"

Mais do que uma manifestação, o 'primeiro' 1º de Maio é recordado como a grande festa da Revolução dos Cravos, quando o povo saiu às ruas em massa e a união das esquerdas era um sonho possível. "O 1º de Maio seria mais uma primeira coisa, porque naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas." Foi há 40 anos.

Este trabalho não foi visado por qualquer comissão de censura

Aquilo que hoje é uma expressão anacrónica estava em relevo na primeira página do "República", a 25 de Abril de 1974: "Este jornal não foi visado por qualquer comissão de censura". Quarenta anos depois da Revolução, veja os jornais, ouça os sons e compreenda como decorreu o "dia inicial inteiro e limpo", como lhe chamou Sophia. O Expresso falou ainda com cinco gerações de 40 anos e percorreu a "geografia" das Ruas 25 de Abril de todo o país, falando com quem lá mora. Veja a reportagem multimédia.


Comentários 15 Comentar
ordenar por:
mais votados
Lá vai a NATO bombardear a Guine-Bissau
Uma coisa muito estranha é o facto de ter havido imensas tentativas de paises para haver um cesar fogo e a ONU que devia ser uma organiozação que devia pugnar pela PAZ, nunca se pronunciou. Antes pelo contrário...Assim o mundo está entregue à bicharada...
Re: Lá vai a NATO bombardear a Guine-Bissau
http://www.youtube.com/watch?v=DIKZNQSd3G0
Em cima pode ver-se Kadafhi e Bin Laden a dirigirem-se ao povo português...
Nota: Qualquer dia ainda me bombardeiam a casa...
Assim não dá. Tem que ser assim: Em baixo...
Fui ver, mas já foi retirado...
E tudo é como antes,
uma guerra sangrenta para expulsar um tirano, que ficou no poder, bem sentado, por longos 42 anos e só agora, que a esclerosada ONU resolveu fazer alguma coisa e, é claro, pressionada pelo sempre e carismático sentimento humanitário que é um traço peculiar daquele organismo. É certeiro que dá vontade de rir ... Rio Grande
Narcotráfico
Como poderiam aderir a algum Tribunal Internacional. Parece que é um estado governado pelo narcotráfico, ficavam sem governantes! Lá vai o Kadafi investir no pó!
Re: Narcotráfico
Re: Narcotráfico
Re: Narcotráfico
Re: Narcotráfico
Vai investir no pó para exportar para o País
Tinha a ex-Guiné Portuguesa em melhor conta !
O Kadafi vai-se dar mal com o clima desta antiga Colónia Portuguesa ! Penso que «MIERDA» já há por lá demais !
E é pena, pois é uma TERRA Simpática e com muito OIL !
Guiné-Bissau disposta a receber Kadhafi
No meio deste regabofe todo, quem sofre é o povo.
Este presidentezinho, não se lembra dos momentos de terror na Guiné, e, pelo que parece, quer voltar ao mesmo.
Quando há arranca-rabo, não pensam sequer nas consequências, pois só querem saber de si mesmos, da vingança e, é inevitável o sofrimento do povo.
O ser humano é um bicho incompreensível (infelizmente).

Se o homem estiver á rasca
para arranjar sitio onde viver, como o meu filho saiu de casa para se casar fiquei com um quarto vago.
Assim se ele quiser posso alugar o quarto por um preço em conta com serventias. A água e luz são áparte porque agora com o IVA a 23% tenho de fazer bem as contas.
kadafhi manda dizer se estás interessado.
Ah se quiseres podes montar a tenda no terreno anexo como fizes-te da ultima vez que vieste cá. Pagas mais qualquer, tipo mensalidade dos parques de campismo na Caparaica
Comentários 15 Comentar

Últimas


Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub