24 de abril de 2014 às 11:57
Página Inicial  ⁄  Dossiês  ⁄  Dossies Atualidade  ⁄  Gripe A (H1N1)  ⁄  Gripe A: Baixa médica simplificada entra em vigor

Gripe A: Baixa médica simplificada entra em vigor

As medidas excepcionais para diminuir a burocracia associada às faltas ao trabalho devido à gripe A entram em vigor na próxima semana. Clínicos do sector privado, das Urgências e da Medicina do Trabalho vão poder 'passar baixa'. Clique para visitar o dossiê GRIPE A.
Vera Lúcia Arreigoso (www.expresso.pt)

A partir da próxima semana, os doentes com gripe A - confirmada por diagnóstico clínico ou teste laboratorial - não vão precisar de ir ao centro de saúde para pedir baixa médica.

Clique para aceder ao índice DOSSIÊ ESPECIAL GRIPE A (H1N1)

Segundo os ministérios do Trabalho e da Saúde, as medidas excepcionais para a pandemia vão ser publicadas, com entrada em vigor imediata, na próxima semana, permitindo que clínicos do sector privado, das Urgências e da Medicina do Trabalho assinem certificados de incapacidade temporária.

O apoio da Segurança Social será o mesmo que é dado para outras situações de absentismo de curta duração por motivos de doença. Ou seja, será pago 65% do salário bruto a partir do quarto dia de baixa, inclusive.

O Expressou apurou ainda que a Direcção-Geral da Saúde vai reunir-se com os parceiros para analisar a possibilidade das crianças que estiveram doentes poderem regressar à escola sem um atestado médico. A proposta é de que o documento seja substituído por uma declaração de compromisso dos pais dos alunos.

"A reunião com os vários parceiros do sector deverá acontecer dentro de poucos dias. Vai estar em cima da mesa uma negociação para agilizar os procedimentos, por exemplo que o atestado médico seja substituído por uma declaração dos pais", adianta a subdirectora-geral da Saúde, Graça Freitas.

Comentários 2 Comentar
ordenar por:
mais votados ▼
Agora é que vão subir os casos de Gripe A
A cada espirro uma licença para ficar em casa...!! Vai ser lindo!!!
Re: Agora é que vão subir os casos de Gripe A Ver comentário
PUBLICIDADE
Expresso nas Redes
Pub