19 de abril de 2014 às 21:35
Página Inicial  ⁄  Economia  ⁄  Governo vai criar duas linhas ferroviárias rápidas entre Portugal e Espanha

Governo vai criar duas linhas ferroviárias rápidas entre Portugal e Espanha

O Governo vai criar duas linhas ferroviárias rápidas de Sines a Madrid e de Aveiro a Salamanca. (Veja vídeo no final do texto)

O ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, disse no programa Prós e Contras na RTP1, que o Governo vai criar duas linhas ferroviárias rápidas entre Portugal e Espanha.

A estratégia passa por aproveitar os portos marítimos e as ferrovias de bitola europeia, com linhas de passageiros e mercadorias de Sines a Madrid e de Aveiro a Salamanca.

A União Europeia confirmou que os fundos alocados ao comboio de alta velocidade (TGV) poderão ser aplicados às novas linhas ferroviárias, que deverão ligar Portugal à Europa e aumentar a competitividade.

Comentários 46 Comentar
ordenar por:
mais votados ▼
Em vez de alta velocidade vai ser velocidade alta
E os contractos serão adjudicados às mesmas empresas ou empresas diferentes? Bruxo!...
Não vamos ter nenhum TGV
Afinal vamos ter duas linhas de alta velocidade em lugar de uma o que merece o meu apoio. Que se lixem os que votaram no PSD e no CDS por serem contra o comboio de alta velocidade pois vão ter o contrário daquilo que queriam, nisso como em muitas outras coisas. O que vale é que são fáceis de convencer pelos respectivos líderes.
A solução Sines-Madrid em lugar de Poceirão Madrid é mais um embuste para que os votantes não se considerem tão descaradamente enganados mas na verdade a linha desde Madrid só fará sentido quando chegar a Lisboa. Falamos de Sines-Madrid e, já agora que passa tão perto de Lisboa seria uma parvoice não aproveitar. (Ahahahah)
Quanto ao eixo Aveiro-Salamanca (falando de prioridades) muito me admiraria (e aplaudiria) se Portugal conseguisse convencer Espanha a inverter as suas próprias prioridades em favor de uma ligação que interessa quase exclusivamente a Portugal.
No final disto tudo não vamos ter nenhum TGV, pois TGV é uma marca comercial francesa. A questão está em saber se utilizaremos a marca AVE (como em Espanha) ou se utilizaremos a marca portuguesa RAVE que é mais divertida pelo duplo sentido.
Re: Não vamos ter nenhum TGV Ver comentário
Re: Não vamos ter nenhum TGV Ver comentário
Governo duas linhas rápidas
TGV: dinheiro desviado para ligar 2 linhas a Espanha
Estudam-se duas linhas de bitola europeia que vão ligar os portos de Sines e Aveiro a Espanha
O ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, anunciou na segunda-feira à noite que o Governo pretende desviar dinheiro do projecto de TGV para duas linhas de bitola europeia que vão ligar os portos de Sines e Aveiro a Espanha. Estas duas linhas serão de velocidade alta.
Note-se que o Governo está a estudar cenários de redução de despesa para o TGV. O projecto da alta velocidade será mesmo para avançar, porque, se não o fizer, o Estado estará sujeito ao pagamento de indemnizações e perda de fundos comunitários.
A pressão internacional, por parte de Madrid e Bruxelas, influenciou, igualmente, na decisão de prosseguir com o comboio de alta velocidade.
Nota: Artigo Agência Financeira

Novo projecto do Governo liga Lisboa a Madrid em 3h49
A substituição das linhas de alta velocidade por de alta prestação aumenta em mais de uma hora o tempo de viagem entre as duas capitais ibéricas.
A alta velocidade saiu do discurso do Governo, que adoptou já a designação de alta prestação para se referir à ligação ferroviária à fronteira espanhola. Com a diminuição da velocidade a que os comboios poderão circular segundo a última avaliação do governo, a viagem entre Lisboa e Madrid vai demorar 3horas e 49 minutos.
Nota:Jornal de Negócios
Governo vai criar duas linhas
Pessoalmente sempre fui e sou a favor de uma ligação à Europa e não só a Espanha de comboios rápidos que transportem pessoas e mercadorias. Que me lembre fui aqui o primeiro comentador a defender a ligação ao Porto de Sines, pois deve ser aproveitada essa sinergia como entrada e saída da Europa e do Mundo. Não nos podemos esquecer que Portugal é periférico em relação à Europa, mas é a porta de entrada para a mesma do resto do Mundo com esta, pois encontramo-nos no centro do mesmo. Os partidos que compõem o governo que tanto atacaram a AV vêm agora dar o dito pelo não dito. É verdade que as fezes de um cavalo são diferentes das fezes de uma vaca, mas não deixam de ser fezes, ou não será assim? Podem enganar-se todos durante algum tempo, mas é impossível enganar todos durante o tempo todo. As desculpas de mau pagador, podem convencer alguns, mas não convencem todos. Se bem me parece esta é mais uma mentira tal como o aumento dos impostos e o corte das gorduras. Os portugueses foram enganados já não restam dúvidas.

http://www.youtube.com/wa...

http://www.youtube.com/wa...

http://www.youtube.com/wa...
Hipocrisia
Aqui não esta claro se quando fala em alta-velocidade se referem ao tgv, mais parece o que chamamos em Espanha média e alta velocidade.
Se assim for a linha de Aveiro para Espanha ja esta em construção desde 2009 no mínimo.

Cumprimentos.
Re: Hipocrisia Ver comentário
Re: Hipocrisia Ver comentário
Re: Hipocrisia Ver comentário
Re: Hipocrisia Ver comentário
Re: Hipocrisia Ver comentário
Re: Hipocrisia Ver comentário
Re: Hipocrisia Ver comentário
O SR está a falar do RAMAL de AVEIRO Ver comentário
1 TGV ou 2 TVGs ???
Eu não disse!?
HIPÓCRITAS!
Em vez de 1 TGV (grande velocidade, simbolo do anterior "regime"), serão 2 TVGs (velocidade grande)!
Quanto custa a mais ou a menos? Não se sabe nem interessa.
Entrada de leão e saída de cordeiro, imagem de marca deste (des)governo...
Re: 1 TGV ou 2 TVGs ??? Ver comentário
Re: 1 TGV ou 2 TVGs ??? Ver comentário
Re: 1 TGV ou 2 TVGs ??? Ver comentário
Hum?!
Sines? Aveiro? Ok, continuar-se-à a usar preferencialmente o avião para deslocações dentro da Europa, é justo. O preço do comboio também excede e em muito o praticado nas companhias de aviação, se tivermos em conta o tempo perdido.
Re: Hum?! Ver comentário
Re: Hum?! Ver comentário
Uma coisa que eles não dizem....
... qual a diferença na construção de uma ferrovia de bitola Europeia para alta velocidade e de velocidade alta??????
No verdadeiro Português não há diferença nenhuma, no Português deste Governo é que pode haver uma diferença abismal e começou na campanha eleitoral quando recusavam determinantemente a construção da linha do TGV. Como também, quando em governo da mesma cor, prespectivaram-se 5 linhas de TGV.
Re: Uma coisa que eles não dizem.... Ver comentário
O custo adicion é das linhas ou das carruagens???? Ver comentário
Re: O custo adicion é das linhas ou das carruagens Ver comentário
Continua a nada explicar.... Ver comentário
Re: Continua a nada explicar.... Ver comentário
Re: Uma coisa que eles não dizem.... Ver comentário
Re: Uma coisa que eles não dizem.... Ver comentário
Agradeço a sua simpatia... Ver comentário
Comboio de Alta Capacidade (CAC)
Até que enfim, que alguém com a cabeça em cima dos ombros, começa a perceber que o transporte ferroviário, é melhor que o rodoviário e mais seguro. Mas atenção vejam lá onde é que começam as linhas, tem ser em locais onde nascem os produtos para transportar.
Tem toda a razão Ver comentário
Re: Tem toda a razão Ver comentário
Ja chega de estudos?
O que tem de melhor Portugal e que para fazerem uma obra fazem estudos de estudos de estudos (estudos feitos pelas empresas dos amigos, primos e tios).

Acho bem que se façam estudos, mas estudos só para dar de ganhar aos amigos.

Cumprimentos.
Afinal...
Vamos ter um TGV disfarçado??
Re: Afinal... Ver comentário
Re: Afinal... Ver comentário
Acho bem
Vai permitir o escoamento mais rápido de mercadorias e, consequentemente, aumentar a utilização de portos nacionais por transportadoras que hoje usam outros destinos. Irá certamente ajudar na recuperação da economia. O TGV não se justifica.
Será?...
Será que vou finalmente concordar com alguma coisa feita por este governo? À primeira vista parece-me correcto construir duas linhas de velocidade elevada para ligar os portos de Sines e Aveiro à Europa, permitindo vir a captar uma fatia interessante de transbordo de contentores para a Europa do norte e central. A linha de passageiros em alta velocidade não servia para nada. Estas duas já servem e podem ser uma fonte de rendimento para a nossa economia. A ver vamos se tudo se passará assim.
AVEIRO - SALAMANCA - MADRID
Esta será, por várias razões como a imigração, transporte de mercadorias desde o porto de Aveiro, turismo - as parias de Aveiro são as mais próximas de Salamanca e Madrid, uma linha que será AUTO-SUSTENTÁVEL... provavelmente a única delas.
O TGV mudou de nome
mas continua.
E uma imposição da europa da direita.
Este PSD é mesmo coerente, não é ?
Antes das eleições é preto, depois desta é branco.
Bravo....
Re: O TGV mudou de nome Ver comentário
Re: O TGV mudou de nome Ver comentário
PUBLICIDADE
Expresso nas Redes
Pub