Anterior
Vítor Gaspar abre conferência em Berlim
Seguinte
Dívida: Espanha coloca 3,2 mil milhões no mercado
Página Inicial   >  Economia  >  Governo vai criar duas linhas ferroviárias rápidas entre Portugal e Espanha

Governo vai criar duas linhas ferroviárias rápidas entre Portugal e Espanha

O Governo vai criar duas linhas ferroviárias rápidas de Sines a Madrid e de Aveiro a Salamanca. (Veja vídeo no final do texto)

O ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, disse no programa Prós e Contras na RTP1, que o Governo vai criar duas linhas ferroviárias rápidas entre Portugal e Espanha.

A estratégia passa por aproveitar os portos marítimos e as ferrovias de bitola europeia, com linhas de passageiros e mercadorias de Sines a Madrid e de Aveiro a Salamanca.

A União Europeia confirmou que os fundos alocados ao comboio de alta velocidade (TGV) poderão ser aplicados às novas linhas ferroviárias, que deverão ligar Portugal à Europa e aumentar a competitividade.


Opinião


Multimédia

Edwin. O rapaz que aprendeu a sonhar

O que Edwin sabia sobre a vida era sobreviver. Na cabeça dele não cabiam sonhos e os dias eram passados à procura de comida para ele e para a mãe e para o irmão. A fome espreitava nos cantos da barraca de palha no Quénia e ele escondia-se dela como podia - chupar as pedras era uma forma de a enganar. Mas a sorte dele mudou porque alguém viu nele outra coisa. E tudo começou numa dança. Agora, os mesmos dedos que agarravam as pedras tocam hoje teclas de um piano Bechstein. E os pés dele já não estão nus mas calçados. Com chuteiras. Primeiro no Benfica, agora no Estoril, o miúdo de 15 anos que fala como gente grande descobriu que tinha um sonho: ser futebolista. Como Drogba.

Todas as ilhas têm a sua nuvem

Raul Brandão chamou-lhe 'A Ilha Branca'. Como viajante digo que tem um verde diferente das outras oito que com ela formam o arquipélago dos Açores. É tenra, mansa, repousante e simultaneamente desafiante. Esconde segredos como a lenda da Maria Encantada e um vulcão florestado a meio do século passado que nos transporta para uma dimensão sulfurosa e mágica. Obrigatória para projetos de férias de natureza.

Em três quartos de hora não se esquece só a idade. "Esquece-se o mundo"

Maria do Céu dá três voltas ao lar sempre que pode. Edviges vai a todos os velórios, faz hidroginástica e sopas de letras. António dá um apoio na Igreja e nos escuteiros. Tudo é uma ajuda para passar os dias quando se tornam todos iguais. No Pinhal Interior Sul, a região mais envelhecida da União Europeia, quase um terço da população tem mais de 65 anos. Os mais velhos ficaram, os mais novos partiram.

Profissão: Sniper

O Expresso foi ver como são selecionados, que armas usam, para que missões estão preparados os snipers da Força de Operações Especiais do Exército. São uma elite dentro da elite. Um pelotão restrito. Anónimo. Treinam diariamente com um único objetivo: eliminar um alvo à primeira, mesmo que esteja a centenas de metros. Humano ou material. Sem dramas morais, dizem.

Xarém com conquilhas

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione com esta nova receita.

O que se passa dentro da cabeça dele

O que leva um tipo a quem iam amputando uma perna a regressar ao sítio onde os ossos se desfizeram, uma e outra vez, e testar os limites do seu corpo? Resposta: a busca pelo salto perfeito, que ele diz existir dentro dele e que ele encontrará mais dia menos dia. É a fé e a confiança que o movem e o levam a pular para lá do que é exigido a um campeão olímpico e mundial que não tem mais nada a provar a ninguém - a não ser a ele próprio. Este é um trabalho que publicámos em agosto de 2014, quando o saltador se preparava para os Europeus e falava das metas que tinha traçado para 2015 e 2016: mostrar que não estava acabado. Sete meses depois, provou-o no Europeu de pista coberta em Praga, onde venceu este fim de semana.

Amadeu, que aprendeu o mundo no campo e tinha o coração na ponta dos dedos

Em Portugal, a dedicação à língua mirandesa tem nome próprio: Amadeu Ferreira, o jurista da CMVM que - quando todos diziam que "era uma loucura impossível" - arranjou tempo para traduzir "Os Lusíadas", a "Mensagem", os quatro Evangelhos da Bíblia e ainda duas aventuras do Asterix para uma língua que pertence a um cantinho do nordeste português e é falada por menos de 15 mil pessoas. No final de 2014 deu ao Expresso aquela que viria a ser a sua última entrevista. Morreu no passado domingo e esta quinta-feira foi lançada a sua biografia, "O fio das lembranças", com quase 800 páginas.

Temos 16 imagens que não explicam o mundo, mas que ajudam a compreendê-lo

O júri do World Press Photo queria dar o prémio maior da edição deste ano (e talvez das edição todas) a uma fotografia com "potencial para se tornar icónica". A primeira imagem desta fotogaleria, por ser "esteticamente poderosa" e "revelar humanidade", é o que o júri procurava. A fotografia de um casal homossexual russo, a grande vencedora, é a primeira de 16 imagens de uma seleção onde há Messi desolado, migrantes em condições indignas no Mediterrâneo, a aflição do ébola, mistérios afins e etc - são os contrastes do mundo.

Vamos falar de sexo. Seis portugueses revelam tudo o que lhes dá prazer na cama

Neste primeiro episódio de uma série que vai durar sete semanas, seis entrevistados falam abertamente sobre aquilo que lhes dá mais satisfação na intimidade. Sexo em grupo, sexo na gravidez, prazer sem orgasmo e melhor sexo após a menopausa são alguns dos temas referidos nos testemunhos desta semana. O psiquiatra Francisco Allen Gomes explica ainda a razão de muitas mulheres fingirem o orgasmo. O Expresso e a SIC falaram com 33 portugueses que deram a cara e o testemunho de como são na cama. Ao longo das próximas sete semanas, contamos-lhe tudo.

Elvis. Gostamos ou não gostamos?

Ele não é consensual, mas é incontornável. Dispunha de penteado majestoso e patilha marota, aparentava olhar matador e pose atrevida. E deixou canções: umas fáceis e outras nem tanto, por vezes previsíveis e às vezes inesperadas, ora gentis ora aceleradas. E ele, Elvis, nasceu em janeiro de 1934 - há precisamente 40 anos, ao oitavo dia. Temos quatro textos sobre o artista: Nicolau Santos, Rui Gustavo, Nicolau Pais e João Cândido da Silva explicam o que apreciam, o que toleram e o que não suportam.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

Desfile de vedetas

Saiba tudo sobre os modelos concorrentes ao Carro do Ano 2015/Troféu Essilor Volante de Cristal. Conheça o essencial sobre os 20 automóveis participantes nesta iniciativa, da estética, às características técnicas, do preço ao consumo. A apresentação ficará completa no dia 3 de janeiro.

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola. Em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

Desacelerámos a realidade para observar a euforia da liberdade

Ela, Jacarandá, é algarvia. Ele, Katmandu, é espanhol. São linces e agora experimentam a responsabilidade da liberdade: foram soltos esta terça-feira numa herdade alentejana, próxima de Mértola, eles que saíram de centros de reprodução em cativeiro. Foi inédito: nunca tinha acontecido algo assim em Portugal. Estivemos lá e ensaiámos o slow motion.


Comentários 46 Comentar
ordenar por:
mais votados
Em vez de alta velocidade vai ser velocidade alta
E os contractos serão adjudicados às mesmas empresas ou empresas diferentes? Bruxo!...
Não vamos ter nenhum TGV
Afinal vamos ter duas linhas de alta velocidade em lugar de uma o que merece o meu apoio. Que se lixem os que votaram no PSD e no CDS por serem contra o comboio de alta velocidade pois vão ter o contrário daquilo que queriam, nisso como em muitas outras coisas. O que vale é que são fáceis de convencer pelos respectivos líderes.
A solução Sines-Madrid em lugar de Poceirão Madrid é mais um embuste para que os votantes não se considerem tão descaradamente enganados mas na verdade a linha desde Madrid só fará sentido quando chegar a Lisboa. Falamos de Sines-Madrid e, já agora que passa tão perto de Lisboa seria uma parvoice não aproveitar. (Ahahahah)
Quanto ao eixo Aveiro-Salamanca (falando de prioridades) muito me admiraria (e aplaudiria) se Portugal conseguisse convencer Espanha a inverter as suas próprias prioridades em favor de uma ligação que interessa quase exclusivamente a Portugal.
No final disto tudo não vamos ter nenhum TGV, pois TGV é uma marca comercial francesa. A questão está em saber se utilizaremos a marca AVE (como em Espanha) ou se utilizaremos a marca portuguesa RAVE que é mais divertida pelo duplo sentido.
Re: Não vamos ter nenhum TGV
Re: Não vamos ter nenhum TGV
Governo duas linhas rápidas
TGV: dinheiro desviado para ligar 2 linhas a Espanha
Estudam-se duas linhas de bitola europeia que vão ligar os portos de Sines e Aveiro a Espanha
O ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, anunciou na segunda-feira à noite que o Governo pretende desviar dinheiro do projecto de TGV para duas linhas de bitola europeia que vão ligar os portos de Sines e Aveiro a Espanha. Estas duas linhas serão de velocidade alta.
Note-se que o Governo está a estudar cenários de redução de despesa para o TGV. O projecto da alta velocidade será mesmo para avançar, porque, se não o fizer, o Estado estará sujeito ao pagamento de indemnizações e perda de fundos comunitários.
A pressão internacional, por parte de Madrid e Bruxelas, influenciou, igualmente, na decisão de prosseguir com o comboio de alta velocidade.
Nota: Artigo Agência Financeira

Novo projecto do Governo liga Lisboa a Madrid em 3h49
A substituição das linhas de alta velocidade por de alta prestação aumenta em mais de uma hora o tempo de viagem entre as duas capitais ibéricas.
A alta velocidade saiu do discurso do Governo, que adoptou já a designação de alta prestação para se referir à ligação ferroviária à fronteira espanhola. Com a diminuição da velocidade a que os comboios poderão circular segundo a última avaliação do governo, a viagem entre Lisboa e Madrid vai demorar 3horas e 49 minutos.
Nota:Jornal de Negócios
Governo vai criar duas linhas
Pessoalmente sempre fui e sou a favor de uma ligação à Europa e não só a Espanha de comboios rápidos que transportem pessoas e mercadorias. Que me lembre fui aqui o primeiro comentador a defender a ligação ao Porto de Sines, pois deve ser aproveitada essa sinergia como entrada e saída da Europa e do Mundo. Não nos podemos esquecer que Portugal é periférico em relação à Europa, mas é a porta de entrada para a mesma do resto do Mundo com esta, pois encontramo-nos no centro do mesmo. Os partidos que compõem o governo que tanto atacaram a AV vêm agora dar o dito pelo não dito. É verdade que as fezes de um cavalo são diferentes das fezes de uma vaca, mas não deixam de ser fezes, ou não será assim? Podem enganar-se todos durante algum tempo, mas é impossível enganar todos durante o tempo todo. As desculpas de mau pagador, podem convencer alguns, mas não convencem todos. Se bem me parece esta é mais uma mentira tal como o aumento dos impostos e o corte das gorduras. Os portugueses foram enganados já não restam dúvidas.

http://www.youtube.com/wa...

http://www.youtube.com/wa...

http://www.youtube.com/wa...
Hipocrisia
Aqui não esta claro se quando fala em alta-velocidade se referem ao tgv, mais parece o que chamamos em Espanha média e alta velocidade.
Se assim for a linha de Aveiro para Espanha ja esta em construção desde 2009 no mínimo.

Cumprimentos.
Re: Hipocrisia
Re: Hipocrisia
Re: Hipocrisia
Re: Hipocrisia
Re: Hipocrisia
Re: Hipocrisia
Re: Hipocrisia
O SR está a falar do RAMAL de AVEIRO
1 TGV ou 2 TVGs ???
Eu não disse!?
HIPÓCRITAS!
Em vez de 1 TGV (grande velocidade, simbolo do anterior "regime"), serão 2 TVGs (velocidade grande)!
Quanto custa a mais ou a menos? Não se sabe nem interessa.
Entrada de leão e saída de cordeiro, imagem de marca deste (des)governo...
Re: 1 TGV ou 2 TVGs ???
Re: 1 TGV ou 2 TVGs ???
Re: 1 TGV ou 2 TVGs ???
Hum?!
Sines? Aveiro? Ok, continuar-se-à a usar preferencialmente o avião para deslocações dentro da Europa, é justo. O preço do comboio também excede e em muito o praticado nas companhias de aviação, se tivermos em conta o tempo perdido.
Re: Hum?!
Re: Hum?!
Uma coisa que eles não dizem....
... qual a diferença na construção de uma ferrovia de bitola Europeia para alta velocidade e de velocidade alta??????
No verdadeiro Português não há diferença nenhuma, no Português deste Governo é que pode haver uma diferença abismal e começou na campanha eleitoral quando recusavam determinantemente a construção da linha do TGV. Como também, quando em governo da mesma cor, prespectivaram-se 5 linhas de TGV.
Re: Uma coisa que eles não dizem....
O custo adicion é das linhas ou das carruagens????
Re: O custo adicion é das linhas ou das carruagens
Continua a nada explicar....
Re: Continua a nada explicar....
Re: Uma coisa que eles não dizem....
Re: Uma coisa que eles não dizem....
Agradeço a sua simpatia...
Comboio de Alta Capacidade (CAC)
Até que enfim, que alguém com a cabeça em cima dos ombros, começa a perceber que o transporte ferroviário, é melhor que o rodoviário e mais seguro. Mas atenção vejam lá onde é que começam as linhas, tem ser em locais onde nascem os produtos para transportar.
Tem toda a razão
Re: Tem toda a razão
Ja chega de estudos?
O que tem de melhor Portugal e que para fazerem uma obra fazem estudos de estudos de estudos (estudos feitos pelas empresas dos amigos, primos e tios).

Acho bem que se façam estudos, mas estudos só para dar de ganhar aos amigos.

Cumprimentos.
Afinal...
Vamos ter um TGV disfarçado??
Re: Afinal...
Re: Afinal...
Acho bem
Vai permitir o escoamento mais rápido de mercadorias e, consequentemente, aumentar a utilização de portos nacionais por transportadoras que hoje usam outros destinos. Irá certamente ajudar na recuperação da economia. O TGV não se justifica.
Será?...
Será que vou finalmente concordar com alguma coisa feita por este governo? À primeira vista parece-me correcto construir duas linhas de velocidade elevada para ligar os portos de Sines e Aveiro à Europa, permitindo vir a captar uma fatia interessante de transbordo de contentores para a Europa do norte e central. A linha de passageiros em alta velocidade não servia para nada. Estas duas já servem e podem ser uma fonte de rendimento para a nossa economia. A ver vamos se tudo se passará assim.
AVEIRO - SALAMANCA - MADRID
Esta será, por várias razões como a imigração, transporte de mercadorias desde o porto de Aveiro, turismo - as parias de Aveiro são as mais próximas de Salamanca e Madrid, uma linha que será AUTO-SUSTENTÁVEL... provavelmente a única delas.
O TGV mudou de nome
mas continua.
E uma imposição da europa da direita.
Este PSD é mesmo coerente, não é ?
Antes das eleições é preto, depois desta é branco.
Bravo....
Re: O TGV mudou de nome
Re: O TGV mudou de nome
Comentários 46 Comentar

Últimas

Receba a nova Newsletter
Ver Exemplo

Pub