Anterior
Marinha: seis armas desaparecem da base do Alfeite (vídeo)
Seguinte
Ministro admite alterações na avaliação dos professores (vídeo)
Página Inicial   >  Atualidade / Arquivo   >  "Governo tem cortado despesa todos os dias" (vídeo)

"Governo tem cortado despesa todos os dias" (vídeo)

Na 'rentrée' do PSD ontem à noite na festa do Pontal, em Quarteira, o líder Pedro Passos Coelho disse que o esforço "não tem paralelo nos últimos 50 anos" e anunciou "um "programa ambicioso" até ao final do mês. (Vídeo SIC)
Lusa |

O primeiro-ministro e líder do PSD garantiu ontem que o Governo "tem cortado despesa todos os dias" desde que iniciou funções e que a contenção pedida a todos os ministérios "não tem paralelo nos últimos 50 anos".

No discurso proferido na festa do Pontal, em Quarteira, no Algarve, que marca a 'rentrée' do partido após as férias de verão, Passos Coelho justificou o aumento de impostos e a introdução do imposto especial no subsídio de Natal com o agravamento da recessão internacional e com "um desvio" nas contas públicas que "complica muito o objetivo" traçado pelo Executivo, mas prometeu "reduzir 10 por cento de despesa corrente num ano".

"Nós estamos a passar pela maior prova que um país em democracia tem memória de ter realizado, cortando quase 10 por cento da sua despesa corrente em apenas um ano", afirmou Passos Coelho, frisando que "o corte de despesa que foi solicitado a todos os ministros, a toda a administração do Estado, não tem paralelo nos últimos 50 anos".

Passos apela à "concertação e diálogo"


Passos apelou  aos parceiros sociais para que haja "concertação e diálogo" e não "conflitualidade", anunciando que até ao final do mês apresentará um "programa ambicioso" a concretizar até fim de outubro.

"O caminho da conflitualidade que temos visto aparecer noutras sociedades pode ter uma justificação em cada uma delas, mas não é o caminho que nós desejamos para Portugal. Desejamos o caminho de concertação e de diálogo", disse Pedro Passos Coelho, no seu discurso na festa do Pontal, num apelo aos parceiros sociais, "empregadores ou empregados".

O primeiro-ministro garantiu que o Governo "está apostado em encontrar, em cima do acordo realizado em março por outro governo, uma base mais alargada de acordo social para os próximos três anos".

O PCP e o BE teceram duras críticas ao discurso.




Opinião


Multimédia

Edwin. O rapaz que aprendeu a sonhar

O que Edwin sabia sobre a vida era sobreviver. Na cabeça dele não cabiam sonhos e os dias eram passados à procura de comida para ele e para a mãe e para o irmão. A fome espreitava nos cantos da barraca de palha no Quénia e ele escondia-se dela como podia - chupar as pedras era uma forma de a enganar. Mas a sorte dele mudou porque alguém viu nele outra coisa. E tudo começou numa dança. Agora, os mesmos dedos que agarravam as pedras tocam hoje teclas de um piano Bechstein. E os pés dele já não estão nus mas calçados. Com chuteiras. Primeiro no Benfica, agora no Estoril, o miúdo de 15 anos que fala como gente grande descobriu que tinha um sonho: ser futebolista. Como Drogba.

Todas as ilhas têm a sua nuvem

Raul Brandão chamou-lhe 'A Ilha Branca'. Como viajante digo que tem um verde diferente das outras oito que com ela formam o arquipélago dos Açores. É tenra, mansa, repousante e simultaneamente desafiante. Esconde segredos como a lenda da Maria Encantada e um vulcão florestado a meio do século passado que nos transporta para uma dimensão sulfurosa e mágica. Obrigatória para projetos de férias de natureza.

Em três quartos de hora não se esquece só a idade. "Esquece-se o mundo"

Maria do Céu dá três voltas ao lar sempre que pode. Edviges vai a todos os velórios, faz hidroginástica e sopas de letras. António dá um apoio na Igreja e nos escuteiros. Tudo é uma ajuda para passar os dias quando se tornam todos iguais. No Pinhal Interior Sul, a região mais envelhecida da União Europeia, quase um terço da população tem mais de 65 anos. Os mais velhos ficaram, os mais novos partiram.

Profissão: Sniper

O Expresso foi ver como são selecionados, que armas usam, para que missões estão preparados os snipers da Força de Operações Especiais do Exército. São uma elite dentro da elite. Um pelotão restrito. Anónimo. Treinam diariamente com um único objetivo: eliminar um alvo à primeira, mesmo que esteja a centenas de metros. Humano ou material. Sem dramas morais, dizem.

Xarém com conquilhas

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione com esta nova receita.

O que se passa dentro da cabeça dele

O que leva um tipo a quem iam amputando uma perna a regressar ao sítio onde os ossos se desfizeram, uma e outra vez, e testar os limites do seu corpo? Resposta: a busca pelo salto perfeito, que ele diz existir dentro dele e que ele encontrará mais dia menos dia. É a fé e a confiança que o movem e o levam a pular para lá do que é exigido a um campeão olímpico e mundial que não tem mais nada a provar a ninguém - a não ser a ele próprio. Este é um trabalho que publicámos em agosto de 2014, quando o saltador se preparava para os Europeus e falava das metas que tinha traçado para 2015 e 2016: mostrar que não estava acabado. Sete meses depois, provou-o no Europeu de pista coberta em Praga, onde venceu este fim de semana.

Amadeu, que aprendeu o mundo no campo e tinha o coração na ponta dos dedos

Em Portugal, a dedicação à língua mirandesa tem nome próprio: Amadeu Ferreira, o jurista da CMVM que - quando todos diziam que "era uma loucura impossível" - arranjou tempo para traduzir "Os Lusíadas", a "Mensagem", os quatro Evangelhos da Bíblia e ainda duas aventuras do Asterix para uma língua que pertence a um cantinho do nordeste português e é falada por menos de 15 mil pessoas. No final de 2014 deu ao Expresso aquela que viria a ser a sua última entrevista. Morreu no passado domingo e esta quinta-feira foi lançada a sua biografia, "O fio das lembranças", com quase 800 páginas.

Temos 16 imagens que não explicam o mundo, mas que ajudam a compreendê-lo

O júri do World Press Photo queria dar o prémio maior da edição deste ano (e talvez das edição todas) a uma fotografia com "potencial para se tornar icónica". A primeira imagem desta fotogaleria, por ser "esteticamente poderosa" e "revelar humanidade", é o que o júri procurava. A fotografia de um casal homossexual russo, a grande vencedora, é a primeira de 16 imagens de uma seleção onde há Messi desolado, migrantes em condições indignas no Mediterrâneo, a aflição do ébola, mistérios afins e etc - são os contrastes do mundo.

Vamos falar de sexo. Seis portugueses revelam tudo o que lhes dá prazer na cama

Neste primeiro episódio de uma série que vai durar sete semanas, seis entrevistados falam abertamente sobre aquilo que lhes dá mais satisfação na intimidade. Sexo em grupo, sexo na gravidez, prazer sem orgasmo e melhor sexo após a menopausa são alguns dos temas referidos nos testemunhos desta semana. O psiquiatra Francisco Allen Gomes explica ainda a razão de muitas mulheres fingirem o orgasmo. O Expresso e a SIC falaram com 33 portugueses que deram a cara e o testemunho de como são na cama. Ao longo das próximas sete semanas, contamos-lhe tudo.

Elvis. Gostamos ou não gostamos?

Ele não é consensual, mas é incontornável. Dispunha de penteado majestoso e patilha marota, aparentava olhar matador e pose atrevida. E deixou canções: umas fáceis e outras nem tanto, por vezes previsíveis e às vezes inesperadas, ora gentis ora aceleradas. E ele, Elvis, nasceu em janeiro de 1934 - há precisamente 40 anos, ao oitavo dia. Temos quatro textos sobre o artista: Nicolau Santos, Rui Gustavo, Nicolau Pais e João Cândido da Silva explicam o que apreciam, o que toleram e o que não suportam.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

Desfile de vedetas

Saiba tudo sobre os modelos concorrentes ao Carro do Ano 2015/Troféu Essilor Volante de Cristal. Conheça o essencial sobre os 20 automóveis participantes nesta iniciativa, da estética, às características técnicas, do preço ao consumo. A apresentação ficará completa no dia 3 de janeiro.

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola. Em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

Desacelerámos a realidade para observar a euforia da liberdade

Ela, Jacarandá, é algarvia. Ele, Katmandu, é espanhol. São linces e agora experimentam a responsabilidade da liberdade: foram soltos esta terça-feira numa herdade alentejana, próxima de Mértola, eles que saíram de centros de reprodução em cativeiro. Foi inédito: nunca tinha acontecido algo assim em Portugal. Estivemos lá e ensaiámos o slow motion.


Comentários 116 Comentar
ordenar por:
mais votados
"Governo tem cortado despesa todos os dias"
Mas ninguém se lembra da abolição do uso de gravatas em alguns ministérios???

"Nós estamos a passar pela maior prova que um país em democracia tem memória de ter realizado, cortando quase 10 por cento da sua despesa corrente em apenas um ano", afirmou Passos Coelho, frisando que "o corte de despesa que foi solicitado a todos os ministros, a toda a administração do Estado, não tem paralelo nos últimos 50 anos".

Dr. Passos Coelho, fazer cortes cegos não é gerir, não custa nada: este ministério tem menos 10% e agora desenrasque-se e continuará tudo na mesma. Não, sr. primeiro-ministro, os cortes têm que ser selectivos... nas gorduras que tanto apontou ao anterior governo. Mas deve indicar quais as que são cortadas e porquê e quais as que permanecerão e também porquê. Isso sim, isso é gerir.

É difícil? Também acho que sim. Mas quando o anterior governo tentou fazer a reforma do estado - obviamente teve a oposição de todos os lobbis da FP, incluindo o dos professores, e, curiosamente, o seu partido esteve sempre ao lado dessas guerras contra o governo.
Agora propõe-se fazer aquilo que não deixou o outro fazer? É que se tivesse deixado, talvez a situação não fosse tão grave e o sr. não tivesse o apoio (requisitado depois de muita insistência) da troika para justificar tudo aquilo que é para sugar o resto que algum povo ainda tem pois há muitos que já não têm nada. A esses só lhes sobra voltar ao tempo de Salazar e ir à Junta de Freguesia (se houver pedir o ...
Conuinuação:
Re: Conuinuação:
Re: Conuinuação:
Re: Conuinuação:
Anormalidade Expresso On line
Re: Anormalidade Expresso On line
Re: Anormalidade Expresso On line
Re: Anormalidade Expresso On line
Re: Conuinuação:
Re: Conuinuação:
Re: Conuinuação:
Re: Conuinuação:
Re: Conuinuação:
Re: Conuinuação:
Re: Conuinuação:
Re: Conuinuação:
Re: Conuinuação:
Re: Conuinuação:
Re: Conuinuação:
Sócrates arruinou o PS:comprou exames ao domingo
Re: Sócrates arruinou o PS:comprou exames ao domin
Re: Sócrates arruinou o PS:comprou exames ao domin
Re: Sócrates arruinou o PS:comprou exames ao domin
Re:
Re:
Re:Directo ao assunto.
Re: Re:Directo ao assunto.
Re: Re:Directo ao assunto.
Re: Re:Directo ao assunto.
Re: Re:Directo ao assunto.
Re: Re:Directo ao assunto.
Re: Re:Directo ao assunto.
Um corte diário, dá saúde e faz crescer
Somos como viúvas que não admitem que se digam as verdades sobre os falecidos. É privilégio de “morto”: esquecemos as maldades.

Tínhamos tudo, éramos felizes e, como uma hecatombe apareces a dizer o contrário.

E realmente tens mesmo que “cortar” a sério e não só nos bolsos de todos. Claro que irás sempre cortar nos bolsos de alguém. E, fizeste uma porcaria de acordo, com o compromisso de não responsabilizar o “defunto”.

Esse sim, sabia-a toda: quando dava, era ele; quando tirava, era culpa dos outros. Claro que só há algum tempo, ficámos a saber que quando ele dava, não era dele: era emprestado.

Que para os crentes, é um pormenor sem importância. Sim, porque o defunto foi um Profeta, uma epifania no nosso descontentamento. Disse-nos que tínhamos direitos a tudo e ameaçou tudo reformar. Ao que se sabe, tratou essencialmente da reforma dele. E de alguns amigos, para que não se pense que foi um egoísta.

Agora apareces tu, tal como um “cobrador-do-fraque” na tarefa de recuperar incobráveis, mas, com toda a sinceridade, escusavas de pôr tanto entusiasmo como se tivéssemos acertado no euromilhões.

Por isso, Passos: corta. Mas “corta” também no entusiasmo, porque podemos ser masoquistas, mas tanto assim… também não.
Re: Um corte diário, dá saúde e faz crescer
Queremos resultados!
Até agora pouco de útil vi.

Bem sei que o Governo está no início, mas as dificuldades ainda não pararam de aumentar e os resultados ainda não chegaram.

Passos Coelho, desejo que fiques pelo menos quatro anos, mas tens de mostrar vontade, valor e capacidade resolutiva.
Só blá, blá, não chega...

Re: Queremos resultados!
Re: Queremos resultados!
He is growing...


Desculpem lá mas a banda sonora do filme é muito fraquita…o nosso Coelho, aka Shaka zulu de Massamá, merecia mais!Portugal está a crescer! O Psd está a crescer!

We Are Growing, pá! Growing higher and higher...é só mais um danoninho.

http://www.youtube.com/wa...

Vá lá, afinem as gargantas e cantem em zulu:

Boom, boom, boom

Baiéde inkosi
 
Baiéde inkosi

Baiéde inkosi

Sócrates "gastava " todos os dias
E começar a trabalhar aos 40 anos
Exemplos concretos, SFF
Até agora só sabemos das gravatas e das viagens em executiva, o que é manifestamente pouco.

Queremos detalhe, o mesmo detalhe com que nos dizem que nos vão tirar x% de metade do que sobra deduzido o salário mínimo do subsídio de Natal.
Obrigado....
Cá em casa cortamos despesa todos os dias.....

A partir de amanhã vou comprar menos dois pães....Tenho de ser ambicioso.

Menos 2 pães para si
Re: Menos 2 pães para si
!
Não estou aqui para defender estes gajos, porque até não votei neles. Estou aqui apenas para criticar fortemente os anteriores bandalhos que não souberam governar um pequeno país. Completamente autistas e com cursos tirados ao domingo, delapidaram, esbanjaram, roubaram e deixaram o POVO numa das piores situações de sempre. A maior carga de impostos de sempre é a que eu tenho. Temos que cortar todos os dias e em tudo. Quando se lhes acabou o dinheiro acabou-se o socialismo desses criminosos que deveriam estar a contas com a justiça. Todos os dias aparecem mais esqueletos nos armários. É por isso que eu não acredito nesta democracia do faz de conta e o meu voto nunca mais nenhum o chinca. Pulhas, gatunos, mal feitores.
Re: !
Re: !
Re: !
Re: !
Re: !
Re: !
Apareça no Pontal
Re: !
Re: !
Ca ganda arraial

De faladura, para portador de bandeira e balde de cola !!!
Re: Ca ganda arraial
Re: Ca ganda arraial
Cortar aqui!!!
Pergunto: porque tem o comandante da capitania de Faro uma vivenda e um grande espaço de terreno do estado para viver?? Este e os outros todos?? Estes todos e os oficiais da GNR e Policia???Passos Coelho, quem acaba com estes forrós do tempo colonial Salazarista??? Porque temos que ser nós a pagar isto?? pergunto ainda: estes senhores ganham mal para pagar uma casa??E os Comissários da PSP, que após a aposentação, continuam a ter carro para ir às compras???!!!É ai que estão as gorduras do Estado...

Quero ver se cortas....
Re: Cortar aqui!!!
"Esquecimentos"
«O primeiro-ministro garantiu que o Governo "está apostado em encontrar, em cima do acordo realizado em março por outro governo, uma base mais alargada de acordo social para os próximos três anos".»

Então esqueceu-se que também assinou?

O avô pentelhos não vai gostar depois de tanto trabalho que teve. Ah! Já é altura de tirar a mordaça ao homem senão pode asfixiar e "asfixia" era coisa do outro governo.

a tua sorte PPC...
é não ter paralelo.
Se tivesse paralelo, já tinhas levado com um na cabeça...
Mais respeito por quem está a passar imensas dificuldades e sem perspectivas de futuro.
Governo tem cortado despesa
Governo tem cortado despesas todos os dias. Ora aqui está uma verdade, pois ninguém pode negar o corte no subsídio de Natal, o corte no gás e eletricidade, o corte nas golden shares, nos transportes e até o corte nas gravatas e ainda a vendadada aos amigos do BPN. A continuar assim estamos no bom caminho. Foi por isso que morreu o cavalo ao Alentejano. Tanto lhe cortou na ração que um dia deixou de comer.

Sócrates eliminou mais de 25% dos cargos dirigentes do Estado
05 Agosto 2011 | 00:01
Jornal de Negócios Online - negocios@negocios.pt
Partilhar
502
Imprimir|Enviar|Reportar Erros|Partilhar|Votar|Total: 8 VotosTamanho
Primeira avaliação do PRACE por um órgão independente mostra ainda um corte de 46% nos organismos públicos
Nos seis anos em que o PS esteve no Governo, a Administração Central do Estado assistiu a uma redução de mais de 25% no número de dirigentes e a um emagrecimento de 46% na quantidade de serviços públicos. As estatísticas constam de um relatório da UTAO, a unidade que dá apoio técnico aos deputados no Parlamento, e constituiu a primeira avaliação de uma entidade independente aos impactos da reforma do Estado lançada pelo anterior Executivo.

Bom senso
É o que está a faltar a muitos dos nossos camaradas tertulianos.
Coelho disse o que se esperava, nem mais nem menos.
  Devo dizer, até , que não tem carregado muitos nas tintas, atribuindo todos os problemas ao governo anterior.
Aos que defendem Sócrates, proponho que pensem porque é que o PS teve o pior resultado de sempre (no Algarve foi a primeira vez que não foi maioritário), tenham um pouco de modéstia e pensem em alguma autocrítica.
Passo Coelho só é PM porque Sócrates foi uma peste que arrasou de Norte a Sul, endividando-nos em 80 mil milhões , que se esfumaram, obrigando-nos a pedir empréstimo a essa troika que se porta como se fossem os donos a falar com criados e isso não pode ser esquecido.

Atribui a Coelho os males presentes é desonesto e enganador e só os menos atentos vão engolir essa patranha.

Se Coelho é bom ou não presta, havemos de ver, mas que tem um bom sarilho para resolver isso é verdade.
  É um tipo de direita, controlado por empresários , banqueiros, e economistas teóricos e as esperanças não são grandes, mas foi eleito, com um programa de direita. Agora é aguentar e ver.............
Re: Bom senso
Re: Bom senso
Re: Bom senso
Re: Bom senso
Re: Bom senso
Passos disse:

" O mundo está de olhos postos no PSD " !!!

Lindoooooooooo !!!
Óscar para o melhor Realizador
Pedro Passos Coelho
Take 1: Corta!...Take 2: Corta!...Take 3: Corta!...Take 4: Corta!... (...)
Com tantos cortes, de certeza absoluta que vão reduzir o défice, mas quando se aperceberem, restarão poucos portugueses para festejar grandiosa proeza...
Comentários 116 Comentar

Últimas

Receba a nova Newsletter
Ver Exemplo

Pub