24 de setembro de 2014

O colapso do futuro

Alexandre Abreu |
A evolução do investimento nos últimos anos implica uma degradação da capacidade produtiva cujos efeitos serão sentidos por muitos anos. Trata-se de um colapso do presente, mas também do futuro.  

Falar sem dizer, Discutir sem debater ... ou não

Sandro Mendonça |
Lembro-me sempre daquela observação: termos dois ouvidos e apenas uma boca é um subtil convite da natureza a escutarmos mais do que falamos. Isto para dizer que nunca se "vozearou" (ops, sai um neo-logismo!) tanto como agora em tantos espaços de opinião na imprensa, nas televisões e rádios, nas redes digitais. Contudo, nem por isso a ...

Que se lixem as eleições?

Paulo Barradas |
As previsões económicas são como as previsões políticas. Embora as primeiras sejam baseadas em elaborados modelos matemáticos e as segundas em modelos sociais, ambas possuem elevado nível de certeza nas suas previsões. A certeza que estão sempre erradas.

Ecos dos anos 30

Alexandre Abreu |
As tendências da economia parecem caóticas e insondáveis até percebermos que há algo que lhes está subjacente. Esse algo é a política.

O verdadeiro Dono Disto Tudo!

Paulo Barradas |
Muito se tem falado ultimamente do Dono Disto Tudo ("DDT"). Mas afinal quem é o verdadeiro DDT? A opinião pública e publicada argumenta com critérios de poder económico, influência política, domínio do sistema financeiro e proveniente de "ricas" famílias.

Ai se eu fosse professor!

Paulo Barradas |
Quantas boas e más memórias de professores influenciaram as nossas vidas positiva e negativamente, ainda que não respectivamente? Quantos professores foram decisivos para sermos o que somos hoje, para o bem e para o mal?

Oi/PT não recebeu o reembolso da Rioforte e o BES pode ser processado

Anabela Campos |
Depois de ontem a Rioforte ter pedido a proteção de credores, era de esperar que a Oi viesse confirmar, como aconteceu hoje, que o investimento de 897 milhões de euros feito pela PT na Rioforte não tinha sido reembolsado. A PT admite processar o BES por incumprimento no pagamento da dívida.

Quem nos acode?

Paulo Barradas |
Tempos difíceis estes em que vivemos. Mal sabiam os Gauleses que, de facto, um dia o céu haveria mesmo de cair em cima das nossas cabeças. E esse dia parece estar cada vez mais próximo.

Prostituição de Estados?

Paulo Barradas |
O Estado é a sociedade. O Estado somos nós. E nós não estamos em muito bom estado. Mas tentemos manter a dignidade, pelo menos...

Os fretes e as falácias da OCDE

Alexandre Abreu |
A OCDE enviou uma equipa a Portugal para repetir mais uma vez a narrativa ortodoxa em torno da crise e apoiar a continuação do programa austeritário. Sob uma capa de objectividade tecnocrática, o seu discurso limita-se a defender interesses particulares.
Ver mais

Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub